Sujeito e Predicado

rodrigo-marinho1
Mind Map by , created over 5 years ago

Português Mind Map on Sujeito e Predicado , created by rodrigo-marinho1 on 05/21/2014.

103
2
0
Tags No tags specified
rodrigo-marinho1
Created by rodrigo-marinho1 over 5 years ago
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
Português concurso
Roberta Souza
Português para Vestibular
GoConqr suporte .
Summary of AS Psychology Unit 1 Memory
Asterisked
Groups Starter Pack
Micheal Heffernan
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
Resumo para o exame nacional - Fernando Pessoa Ortónimo, Alberto Caeiro , Ricardo Reis e Álvaro Campos
marisacampos.ave
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Sujeito e Predicado
1 Sujeito
1.1 Algo ou Alguém/ Oque ou Quem. Ex: José chegou cansado. Quem chegou cansado? José!
1.2 Núcleo do Sujeito: Fundamental para o entendimento. É a palavra principal que forma o sujeito. Ex: Minha tataravó já morreu. Sujeito: Minha Tataravó, Núcleo: Tataravó.
1.3 Sujeito determinado
1.3.1 Simples: Tem um único núcleo. Ex: Um homem alto abriu a porta. O sujeito (quem abriu a porta?) é "um homem alto", ou seja, três palavras. Mas o "núcleo do sujeito" é homem. Ou seja, não é "um" quem está abrindo a porta, nem "alto", mas sim "homem". Logo, Núcleo do sujeito: "homem". Uma única palavra, sujeito determinado simples.
1.3.2 Composto: caso tenha mais de um núcleo. Exemplo: Os tigres e os rinocerontes estão ameaçados de extinção. Núcleos do sujeito: "tigres" e "rinocerontes".
1.3.3 Oculto, elíptico ou desinencial: caso não esteja expresso na oração, mas possa ser identificado pela terminação (ou desinência) do verbo. Exemplo: Ficamos abestalhados com tanta corrupção. Veja, a desinência "amos" refere-se à primeira pessoa do plural, "nós".
1.4 Sujeito indeterminado
1.4.1 Sujeito indeterminado: é aquele que não se pôde ou não se quis apontar e que também não se pode identificar pelo contexto ou pela terminação verbal. O sujeito indeterminado pode acontecer: a) Com o verbo na terceira pessoa do plural não se referindo a nenhum substantivo no plural ou aos pronomes "eles" e "elas" anteriormente mencionados. Exemplo: Bateram minha carteira no ônibus. b) Com verbos intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação, na terceira pessoa do singular, acompanhados da partícula "se". Exemplo: Trata-se de um ladrão hábil, de um mão leve.
1.5 Oração sem sujeito
1.5.1 As que se referem a fenômenos da natureza. Exemplos: Anoitece tarde no horário de verão. (pense: "quem é que anoitece tarde no horário de verão?", obviamente, 'ninguém anoitece. A oração não tem sujeito!)
1.5.2 As que apresentam os verbos "haver", "fazer" e "ser", empregados de forma impessoal, como nos exemplos: Há poucos leitores no Brasil. Faz três anos que me mudei dali. Hoje são oito de fevereiro.
2 Predicado
2.1 Tudo o que difere do sujeito (e do vocativo, quando ocorrer) numa oração é o seu predicado.
2.2 Tipos de Predicado
2.2.1 Predicado nominal (PN): É aquele que informa um estado do sujeito. Nesse predicado o verbo é de ligação. O núcleo do predicado nominal é a característica do sujeito contida no predicado. Observe a oração: O urso polar / permanece solitário.
2.2.1.1 Concluindo: O predicado nominal só ocorre quando houver duas coisas: verbo de ligação + predicativo do sujeito.
2.2.2 Predicado Verbal (PV): é aquele que informa uma ação. O núcleo do predicado verbal é o próprio verbo. Observe a oração: Meu vizinho / construiu uma linda casa.
2.2.2.1 Concluindo: O predicado verbal apresenta as seguintes características: a) Tem um verbo como núcleo; b) Não possui predicativo do sujeito; c) O verbo indica ação.
2.2.3 Predicado Verbo-nominal (PVN): é aquele que expressa uma dupla informação sobre o sujeito: ação e estado. Por fornecer duas informações, é constituído por dois núcleos: um verbo e um nome (predicativo). Os amigos / conversavam animados.
2.2.3.1 Concluindo: O Predicado verbo-nominal nos dá duas informações sobre o sujeito: ação e estado. Possui um núcleo verbal e um núcleo nominal.

Media attachments