Água e Sais Minerais

Tatiana Almeida
Mind Map by , created over 2 years ago

Concursos Públicos Biologia Mind Map on Água e Sais Minerais, created by Tatiana Almeida on 05/29/2017.

3
0
0
Tags
Tatiana Almeida
Created by Tatiana Almeida over 2 years ago
Ecologia I
kyungsos
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M
Lipídios
Andrea Barreto M
C Programming
Miki Rana
CSA (115) ⊙ IITU 2017
Zhandos Ainabek
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
A Célula
Nathalia - GoConqr
Água e Sais Minerais
1 água
1.1 • A água é um solvente universal e fundamental para as reações químicas dos seres vivos
1.2 • Meio de transporte de substâncias nas células e entre as células
1.3 Ajuda na regulação térmica
1.4 Indispensável para ocorrência do metabolismo
1.5 É reagente ou produto de diversas reações químicas
1.6 Indivíduo adulto possui cerca de 65% de água
1.7 Quanto maior a atividade metabólica maior é a taxa de água
2 Sais minerais
2.1 CÁLCIO: Sal insolúvel que dá rigidez a estruturas esqueléticas. Encontrado no corpo sob a forma de fosfato de cálcio. Sua falta causa raquitismo em crianças e osteoporose em adultos. Sob a forma iônica Ca++ participa de reações como coagulação sanguínea e contração muscular. Encontrado no leite e derivados, grãos de cereais, legumes, nozes, sardinha
2.2 FÓSFORO: Juntamente com o cálcio, sob a forma de fosfato de cálcio, Ca3(PO4)2, participa da formação de estruturas esqueléticas. Na forma de íon fosfato (PO4 3-), participa da formação das moléculas dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) e do ATP. Leite e derivados, carnes, peixes e cereais são alimentos ricos em fósforo.
2.3 FERRO: O íon Fe++ participa da constituição de importantes moléculas proteicas como a hemoglobina e citocromos. A carência de ferro causa anemia ferropriva. Encontrado em carnes, vísceras,espinafre, couve, brócolis, feijão, ervilha.
2.4 MAGNÉSIO: Sob a forma iônica Mg++, participa de algumas reações de fosforilação que sintetizam o ATP e de formação de algumas enzimas. Nas plantas fazem parte das moléculas de Clorofila. É encontrado em carnes, cereais e vegetais verdes.
2.5 SÓDIO: Sob a forma de Na+, é essencial para a condução dos impulsos nervosos. Também exerce papel importante na manutenção do equilíbrio hídrico ou osmótico das células. Principal fonte é o sal de cozinha (NaCl)
2.6 POTÁSSIO: Assim como o sódio, os íons K+ têm importante papel na condução dos impulsos nervosos e na manutenção do equilíbrio hídrico. Ao contrário dos íons Na+, a concentração dos íons K+ é maior no meio intracelular. Encontrado em Carnes, leite e muitos tipos de frutas (banana, por exemplo).
2.7 CLORO: O Cl– é outro íon que desempenha importante papel no equilíbrio hídrico. Encontrado no sal de cozinha.
2.8 IODO: Constituição de hormônios da tireoide (T3 e T4). Sua falta pode causar hipotireoidismo com redução das atividades metabólicas e formação do bócio (papo)
2.9 FLÚOR: Importante para a formação dos ossos e do esmalte dos dentes. É encontrado na água e em alguns alimentos (peixes, chás).
2.10 COBRE: Na forma iônica (Cu++), faz parte da molécula de hemocianina, pigmento respiratório de cor azul, encontrado no sangue de alguns animais (crustáceos e moluscos, cuja função é fazer o transporte de oxigênio no organismo.

Media attachments