A CIDADE DE NATAL (Zona Norte).

Description

ENSINO FUNDAMENTAL HISTÓRIA DO RN Note on A CIDADE DE NATAL (Zona Norte)., created by Carlos Henrique Lima on 31/08/2017.
Carlos Henrique Lima
Note by Carlos Henrique Lima, updated more than 1 year ago
Carlos Henrique Lima
Created by Carlos Henrique Lima over 6 years ago
47
1

Resource summary

Page 1

AULA 1 - ZN

NATAL - RN. História; Visão Geral.   Prof. Henrique.

COMO TUDO COMEÇOU

Em 1597 os portugueses chegaram à região para colonizar as terras e construir uma cidade na foz do Rio Potengi e encontraram grande resistência de franceses e seus aliados, os índios potiguares. Assim, liderados pelo Capitão-Mor Manuel Mascarenhas Homem - de Pernambuco, organizaram uma grande ofensiva e em 25 de Dezembro do mesmo ano conseguiram avançar até o local desejado, expulsando os franceses. Para se defender dos índios, que continuavam atacando, começaram em 6 de Janeiro de 1598 a construção, inicialmente de madeira, da Fortaleza dos Reis Magos, que só foi concluída, como é atualmente, em 1698. Hoje esta fortaleza é considerada o berço da civilização potiguar e o mais importante monumento histórico da cidade.   Em 1633 a fortaleza foi tomada e ocupada pelos holandeses, passando a se chamar de Castelo Keulen, a cidade ficando com o nome de Nova Amsterdã. A fortaleza e, consequentemente, a cidade, foram retomadas pelos portugueses definitivamente em 1654, voltando a ter os nomes originais. Os documentos históricos que poderiam atestar a fundação da Cidade do Natal foram destruídos durante o período de ocupação dos holandeses, mas a versão hoje mais aceita é a de que, feitas as pazes com os índios, Jerônimo de Albuquerque, fundou em 25 de Dezembro de 1599, meia légua acima da fortaleza, o que passaria a se chamar de Cidade do Natal (em homenagem à data). Esta data é aceita como praticamente certa, pois foi neste dia que foram inauguradas a igreja matriz e o pelourinho da cidade. Já no século XX, Natal teve grande importância estratégica pela sua posição geográfica na esquina do Brasil e ponto mais próximo da África e da Europa, no movimento republicano, na Revolução de 1930 e, principalmente, durante a 2ª Guerra Mundial, a partir de 1942, quando os americanos instalaram uma base naval em Natal e uma base aérea em Parnamirim (vizinho a Natal), o que fez com que a sua população de aproximadamente 55 mil habitantes quase dobrasse e que os moradores locais assumissem diversos costumes norte-americanos. Em 23 de Novembro de 1935, Natal também foi palco de uma experiência singular no Brasil: a instalação de um governo comunista. Um “Comitê Popular Revolucionário” se fixou, praticamente sem luta, na residência do governador (na época a Vila Potiguar), publicou o jornal “A Liberdade” e dirigiu manifesto ao povo. Ao final de 4 dias, quando recebeu notícias de que a resistência estava vindo de Recife e da Paraíba, o dito comitê retirou-se estrategicamente. No dia 24 de Janeiro de 1943, a capital potiguar foi palco do encontro histórico entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt.

NATAL DIVIDIDA POR ZONAS.

Conforme Lei Ordinária Nº 3.878/89, Natal, situada no Rio Grande do Norte, está dividida em quatro Regiões  Administrativas:  Norte,  Sul,  Leste  e  Oeste (1).  A  Zona  Norte  de  Natal (ZN)  foi            se consolidando a partir da década de 1980, por meio de processos urbanos ligados a produção      de loteamentos informais e pela implantação dos conjuntos da Cohab. A partir de então, começou     a “atrair o interesse do mercado de terras que apresentou um boom de crescimento, com venda    de lotes cada vez menores, fruto do reloteamento dos lotes originais” (2).

ZONA NORTE DE NATAL.

De acordo com o Anuário 2014 da Semurb (3), a   região   é   composta  por  sete bairros:       Potengi, Pajuçara, Redinha, Igapó, Salinas, Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul e, em maio   de 2014 foi contemplada com o Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, ou Aeroporto São Gonçalo do Amarante, ampliando assim a tendência do aumento populacional numa área de visível  pobreza. Apesar do aumento do potencial    turístico  dado  a  implementação  deste  equipamento  urbano, o acesso à  Região  Norte  ainda é  bastante  precário, sendo   realizado apenas    por duas pontes:      a ponte de igapó e a ponte Newton Navarro,   bem   como pelo   transporte   ferroviário   de     péssima qualidade localizado ao lado da ponte de igapó.   PRINCIPAIS ACESSOS A ZONA NORTE DE NATAL. Acesso pela ponte conhecido como PONTE DE IGAPÓ, bastante complicado nos horários de pico, tanto na ida, quanto na volta. Mas a Zona Norte também possui suas belezas, economia pulsante, um jeito típico de se manter, envolvimento com a cultura, etc.

OS BAIRROS DA ZONA NORTE.

OS BAIRROS DA ZONA NORTE DE NATAL. LAGOA AZUL; NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO; POTENGI; PAJUÇARA; IGAPÓ; SALINAS; REDINHA.

OS BAIRROS DA ZONA NORTE   A Zona Norte de Natal é composta por 7 bairros já mencionados anteriormente. Iremos decompor esses bairros em conjuntos habitacionais e mais a frente, em loteamentos. Em primeiro lugar, entender o significado de cada palavra: Bairro, Conjunto Habitacional e Loteamento.   Baseado no que foi estudado crie o seu próprio conceito de BAIRRO? Faça uma breve pesquisa usando o google sobre  CONJUNTO HABITACIONAL? Em uma biblioteca ou dicionário, pesquise LOTEAMENTO para discutirmo em sala.   Em seguida, iremos entender de que maneira a população está distribuída nessas comunidades, para somente depois, termos consciência de onde estamos, qual o nosso papel e qual o papel dos nossos gestores.

LAGOA AZUL (ZN)

LAGOA AZUL.   Lagoa Azul é um bairro de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Um dos bairros mais novos da cidade, teve seus limites definidos em 1993 pela lei n°4.328. Sua ocupação foi intensificada em 1980 com a construção de vários conjuntos habitacionais.    O bairro LAGOA AZUL é composto pelos seguintes CONJUNTOS HABITACIONAIS: El Dorado; Cidade Praia; Gramoré; Nova Natal.   Este bairro, ainda é composto por LOTEAMENTOS: Lagoa Azul; José Sarney; Boa Esperança; Câmara Cascudo; Nordelândia; Sítio Gramoré (Gramorezinho); Santa Cecília; Novo Horizonte; Santa Emília; Bom Jesus.

VEJA SE VOCÊ RECONHECE...

GRAMOREZINHO

LOTEAMENTO JOSÉ SAREY

ATIVIDADE DE PESQUISA PARA DISCUSSÃO EM SALA. Clique no recurso abaixo e observe na disciplina de história qual atividade será desenvolvida por você e seu grupo. Esta atividade será desenvolvida de forma compartilhada e socializada em sala por você (aluno(a)) e nós o(s) professor(es)).

Page 2

A VIDA DE KATIA

PROF.: KÁTIA SÉRIES INICIAIS - 1º AO 5º  

INTRODUÇÃO

http://prezi.com/u3zkxuxintl-/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Page 3

Show full summary Hide full summary

Similar

História da informática
Renato Costa
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior