Regulação Econômica - Criado a partir de um Mapa Mental

Description

ensino superior incompleto Regulação Note on Regulação Econômica - Criado a partir de um Mapa Mental, created by Thiago Silva on 22/06/2014.
Thiago Silva
Note by Thiago Silva, updated more than 1 year ago More Less
Thiago Silva
Created by Thiago Silva almost 10 years ago
Thiago Silva
Copied to Note by Thiago Silva almost 10 years ago
160
0

Resource summary

Page 1

Análise Normativa / teoria positiva Falhas de Mercado imperfeições na concorrência Externalidades Assimetria de Informações Insuficiente provisão de bens públicos monopólios oligopólios negativa positiva Risco Moral Seleção Adversa

Análise Positiva / teoria econômica da regulação

Visa garantir o equilíbrio do mercado, coibindo práticas distorcidas dos agentes econômicos. Isto é, tem o objetivo de corrigir as falhas de mercado, assegurando o equilibrio interno do sistema regulado.

Como teoria positiva da Regulação, estuda como deve ser feita a intervenção na economia. Enfatiza que o mercado apresenta falhas que devem ser corrigidas pelo governo por meios de atividades regulatórias, em busca da maximização do bem estar social

Analisa falhas de governos que dificultam a implementação de politicas que deveriam ser estabelecidas sob ângulo normativo  para solucionar falhas de mercado

É quando não existe informação perfeitaInformação perfeita: O consumidores  ao tomarem sua decisão, sabem tudo o que precisam saber sobre a qualidade de um produto, preço da concorrência e etc.

Quando há um unico produtor de um determinado produto.

Existe quando apenas algumas empresas são responsáveis pela maior parte, ou por toda produção de um determinado produto.

Quando os custos dos produtores ou vendedores, chamados de custo privados, não são totalmente internalizados. Estes custos, então, são distribuidos e absorvidos pela sociedade.

Quando o beneficio social é maior do que o benefício privado.

Têm a característica da não-rivalidade que faz com que o consumo de um bem público por um individuo não reduza o consumo por outra pessoa, o custo adicional é zero. Todos podem se beneficiar do bem sem reduzir o seu valor para os outros. Outra característica dos bens públicos é a não-exclusividade. Ex.: defesa nacional, iluminação pública e a proteção policial.

Ocorre quando as ações das partes do contrato não são diretamente observáveis e não podem ser objeto de negociação e não podem ser incorporados ao contrato, é um problema de ação oculta.Ex.  no seguro: quando o segurado agrava o risco do bem segurado.

Refere-se à situação na qual um lado do mercado não pode observar a qualidade ou tipo dos bens no outro lado do mercado.Um exemplo de um mercado com tais característica é mercado de seguros de saúde, no qual o segurador não sabe qual a conduta do segurado ou suas condições de saúde.

Regulação Econômica

Anotações

Show full summary Hide full summary

Similar

Saneamento - Princípios
Raphael Nascimento
Princípios de Qualidade Regulatória
Carolina Assuncao
Governança Regulatória
Carolina Assuncao
Análise do Impacto Regulatório (AIR)
Carolina Assuncao
Regulação e Agências Regulatórias
Bruna Rocha
Inflamação Transdução.
Junior Lopes
Saneamento - Princípios
Wagner Filho
Saneamento - Princípios
Eduardo Batista
Aparatos y sistemas del cuerpo humano
Mai Sin Más
AQA Biology B1 Questions
Bella Statham
PSBD TEST 2-2
Suleman Shah