Amor beira à Loucura

Description

O foco deste projeto é oferecer apoio e atendimento alternativo para familiares e portadores de doenças mentais, desde ansiedade até doenças mais específicas, como esquizofrenia e bipolaridade. Através de oficinas de terapia ocupacional, em ambientes que não se a semelhem a centros hospitalares convencionais.
Graziella Mendes de Carvalho
Note by Graziella Mendes de Carvalho, updated more than 1 year ago
Graziella Mendes de Carvalho
Created by Graziella Mendes de Carvalho over 6 years ago
23
0

Resource summary

Page 1

Amor beira à Loucura

APRESENTAÇÃO No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 20 milhões de pessoas (12% da população) sofrem de algum tipo de transtorno mental, destas: 6% são diagnosticadas com transtorno bipolar, além disso, cerca de 30 à 70% dos casos é acompanhado por outros transtornos como fobias, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de personalidade, transtorno de deficit de de atenção, hiperatividade (TDAH), entre outros.  2,5 milhões sofrem de esquizofrenia. 11,5 milhões sofrem de depressão. 18,6 milhões sofrem de transtorno de ansiedade.     Apesar do diagnostico e tratamentos farmacológicos adequados serem oferecidos no Brasil, tanto na rede pública quanto na privada, estudos recentes¹ revelam que até 85% dos pacientes interrompem o uso de seus medicamentos por conta própria, acarretando sofrimento para eles próprios e seus familiares. Esse fato se dá ao longo do tratamento, pois com as recaídas e o agravamento da doença, muitos pacientes e familiares perdem suas esperanças. * tratamentos alternativos * terapia ocupacional fora do ambiente hospitalar * trabalho voluntário gratuito com abordagem em terapia ocupacional para familiares e portadores de doenças mentais  

Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) REVISTA EINSTEIN. SOCIEDADE BENEFICENTE ALBERT EINSTEIN.Esquizofrenia: um dos mistérios da mente. Rev. Einstein. Agosto/2009 Associação Mundial da Saúde (OMS) ¹Lucilene Cardoso, Sueli Aparecida Frari Galera. Doentes mentais e seu perfil de adesão ao tratamento psicofarmacológico. Rev Esc Enferm USP. 2009; 43(1):161-7.

Show full summary Hide full summary

Similar

Saúde Mental
andreafariae
Saúde Mental
robertabona
Férias à vista: como manter sua aprendizagem ativa
GoConqr suporte .
Questões de Saúde mental e saúde coletiva
lorranycoelho
Psicologia do Esporte
Thayna Portal
Transtorno de Personalidade Borderline
Gabriela Filiero
Voluntariado
Paula Souto
CITOESQUELETO
Reginaldo Lyratopsicteo
Entrevistas Preliminares
Giselle Fleury
O Milagre da Manhã
Gabriel Areco
O que sustenta a convivência na Diferença?
Pâmela Araujo Bernardo