Propriedades Coligativas

Description

2º ano Química Note on Propriedades Coligativas, created by Mirielly Ranny on 07/06/2020.
Mirielly Ranny
Note by Mirielly Ranny, updated more than 1 year ago
Mirielly Ranny
Created by Mirielly Ranny almost 4 years ago
5
0

Resource summary

Page 1

O que é uma propriedade coligativa?

São propriedades diferentes que um composto adquire ao ter um soluto NÃO volátil adicionado a ele. Essas propriedades dependem diretamente do número de partículas dispersas no solvente e INDEPENDE da natureza do soluto. As propriedades que mudam são: Pressão de vapor: efeito tomoscópico Ponto de ebulição: efeito ebulioscópico Ponto de fusão: efeito crioscópico Pressão osmótica: efeito osmoscópico

Page 2

Tonoscopia

É a propriedade coligativa que estuda a DIMINUIÇÃO da pressão máxima de vapor de um solvente, quando se adiciona soluto não volátil.  Quanto + mols de soluto, menor será a pressão máxima de vapor!

Mas o quê é a pressão de vapor de um solvente?? É aquela em que o vapor exerce um equilíbrio entre as fases líquido-vapor. Em determinada temperatura  

Lei de Raoult: o abaixamento da pressão de vapor provocada pela adição de um SNV (soluto não volátil) pode ser calculado por meio da seguinte expressão:  ΔP = P2 - P (abaixamento absoluto). Em que: P2 = pressão de vapor do solvente puro e P = pressão de vapor do solvente em solução   O abaixamento da pressão também pode ser determinado pela equação: Δ = X.P2 Na qual: X = fração molar do soluto.   A fração molar é a relação entre a quantidade de substância do soluto e a quantidade de substância da solução.  X = n1/n1 + n2 Em que n1 = quantidade de substância do soluto e n2 = quantidade de substância do solvente. E a soma das frações molares do soluto e do solvente sempre deve resultar em 1.   Relacionando a molalidade de uma solução à lei de Raoult, obtém-se a seguinte expressão: ΔP/P2 = Kt . W. Em que Kt = constante tonoscópica, representada pela seguinte equação: Kt = massa molecular do solvente/1000 e W = molalidade que é a relação da quantidade de substância do soluto pela massa do solvente em kg.  

Page 3

Ebulioscopia

Também chamada de ebuliometria, é a propriedade estuda a ELEVAÇÃO do PONTO DE EBULIÇÃO de um sistema aquoso, ao adicionar SNV. Quanto + partículas dispersas na solução, maior será o ponto de ebulição!

Mas o que é a o ponto de ebulição de uma substância??? O ponto de ebulição é a temperatura em que a pressão de vapor de um líquido se iguala à pressão do ambiente em que está, fazendo com que a vaporização do mesmo ocorra de forma mais rápida e turbulenta. Quanto menor for a pressão externa ao líquido, menor será sua temperatura de ebulição!

Para calcular o aumento do ponto de ebulição de um solvente em dada solução, aplica-se a seguinte relação: ΔTe = Ke . W Na qual: Ke é a constante ebuliométrica, que é especifica pra cada solvente e W é a molalidade. No caso de soluções iônicas, tem se:  ΔTe = Ke . W . i

Page 4

Crioscopia

Ou criometria, é o estudo da DIMINUIÇÃO do PONTO DE CONGELAMENTO das soluções ao adicionar a elas um SNV. Quanto + partículas dispersas, menor o ponto de congelamento.

Mas o que é o ponto de congelamento de uma substância??? O ponto de congelamento é a temperatura em que um líquido passa para a fase sólida, ou seja, o ponto em que as moléculas do líquido interagem entre si de maneira mais intensa, aproximando-se e assumindo uma forma menos “espalhada” que a líquida, uma forma cristalizada.

Para calcular o abaixamento do ponto de congelamento de um solvente, aplica-se a seguinte equação: ΔTc = Kc . W Na qual Kc é a constante criométrica, que apresenta valores específicos para cada tipo de solvente e W é molalidade. Para soluções iônicas, tem-se: ΔTc = Kc . W . i

Page 5

Osmoscopia

Ou Osmometria, é a propriedade que estuda o AUMENTO da PRESSÃO OSMÓTICA de um sistema aquoso ao adicionar a ele um SNV. Osmose é a passagem de um solvente (líquido) através de uma membrana semipermeável, de um meio menos concentrado pro mais concentrado.

Mas o que é pressão osmótica??? É a pressão que deve ser exercida à solução para não deixar o solvente atravessar a membrana semipermeável.

Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani