ppm e ppb

Description

quimica
Victória Helena Santos de Castro
Note by Victória Helena Santos de Castro, updated more than 1 year ago
Victória Helena Santos de Castro
Created by Victória Helena Santos de Castro almost 8 years ago
200
0

Resource summary

Page 1

ppm:Quando a concentração de uma solução (principalmente líquidas e gasosas) é dada em valores extremamente pequenos, costuma-se utilizar a unidade parte por milhão (ppm).Partes por milhão (ppm): Indica quantas partes de soluto (em massa ou em volume) existem em um milhão (1 000 000 ou 106 - 10 elevado a 6) de partes da solução (também em massa ou em volume).Isso significa que podemos descobrir o ppm pela seguinte expressão matemática:

Page 2

ppb:Há casos que a solução se encontra muito diluída então ao invés de usar ppm usamos ppb (parte por bilhão), calcula-se quantas microgramas de soluto para 1000 000 000 de microgramas de solvente, representa uma parte de soluto por um bilião (1012 - 10 elevado a 12) de partes de solução.

Page 3

Exemplo:A carência de iodo na alimentação e na água produz bócio. A legislação exige que cada quilograma de sal comercializado contenha 0,01 ppm de iodeto, I-, geralmente na forma de NaI. Indique a concentração de iodeto de sódio, em g de NaI/tonelada de sal, que deve ser utilizada para que a quantidade de iodo no sal esteja de acordo com a legislação.Dadas as massas molares em g/mol: NaI = 150; Na = 23; i = 127.a) 0,012b) 150c) 12d) 0,12

Show full summary Hide full summary

Similar

Respostas dos exemplos de concentração
Victória Helena Santos de Castro
Simulado de Química
Marina Faria
Temas mais cobrados em Química
Marina Faria
Química Orgânica (Part. I)
lorena dorea
Quimica Inorganica
jaaziel.telles
Nomenclatura de cadeias carbônicas com Grupos Funcionais
Laura Santiago
INTRODUCAO A QUIMICA,
Efraim Calebe6432
Água
raquelucini