Lidar com preocupações e problemas do cliente

Description

curso at cliente Note on Lidar com preocupações e problemas do cliente, created by Nathalia - GoConqr on 09/08/2017.
Nathalia  - GoConqr
Note by Nathalia - GoConqr, updated more than 1 year ago
Nathalia  - GoConqr
Created by Nathalia - GoConqr over 6 years ago
58
1

Resource summary

Page 1

Comunicando-se com um cliente insatisfeito:

Se o seu cliente não está satisfeito (por razões justas ou injustas), você terá que usar algumas das muitas técnicas do profissional de atendimento ao cliente para ganhar seu apoio e lealdade contínua.   Existem várias etapas-chave na solução do problema de um cliente:     Entendendo e reconhecendo o problema     Questionando o cliente para esclarecimento     Assumir a responsabilidade, pedir desculpas, empatizar, ouvir     Esclarecer as ações a serem tomadas     Obtendo aprovação do cliente     Resolver a queixa     Alimentando o cliente ao progresso das ações       Certifique-se de usar as habilidades de escuta ativas no módulo anterior do curso. Faça as perguntas necessárias para obter uma imagem completa do problema em questão e descobrir o que exatamente o cliente está procurando.      Desde o início, você deve acreditar que o cliente pode estar certo. Sempre tenha a mente aberta em relação à opinião do cliente, faça com que eles sintam que são ouvidos.      Certifique-se de não discutir ou interromper enquanto o cliente está explicando a situação.     Não perca seu autocontrole. Se você ficar relaxado, a maioria dos clientes se acalmará.     Envolva o cliente na resolução de problemas. Sugira soluções alternativas para o problema em questão, se existirem. Os clientes apreciam a oportunidade de escolher os modos de resolução de problemas.     Certifique-se de que as medidas prometidas são tomadas. Se você não agir e ignorar a queixa do cliente, o problema aumentará.      Às vezes, os clientes estão errados no que eles estão dizendo. Se isso acontecer, você deve deixá-los sair com dignidade e sem se sentir envergonhado para que eles se sintam bem-vindos ao retornarem ao estabelecimento.

Page 2

Lidando com clientes agressivos

Apesar dos seus melhores esforços, sempre haverá clientes com dificuldades de lidar. Como você responde a esses clientes pode fazer a diferença entre um cliente que se sente satisfeito com a resolução e quem promete nunca mais visitar.       Use habilidades de escuta ativa para permitir que o cliente explique livremente o problema.     Mesmo que um cliente comece a aumentar a voz, mantenha a calma e mantenha um tom de voz neutro. Aumentar sua voz só aumentará as hostilidades e piorará a situação.     Certifique-se de que você não toma o que o cliente está dizendo pessoalmente. O cliente não está irritado com você diretamente, eles estão descontentes com o desempenho de seu produto ou a qualidade do serviço que você fornece.     Certifique-se de que você controle sua linguagem corporal, pois às vezes é fácil ler as sugestões não-verbais de agressão em outras pessoas. Coisas como enrubescer suas sobrancelhas, olhar o cliente para baixo, ou cruzar os braços podem ser tomados como sinais de agressão.     Certifique-se de que não entre no espaço pessoal do cliente. Quando as pessoas ficam com raiva, elas precisam de uma área maior do espaço pessoal, de modo a oferecer aos clientes agressivos um berço largo.     Se a situação ficar fora de controle e sua segurança pessoal ou a segurança de outro cliente estiverem em perigo, você pode pedir ao cliente para sair. Se o cliente se tornar fisicamente agressivo, chamar a segurança ou a polícia.     Depois que a situação foi resolvida e o cliente desapareceu, é útil para você tirar seu próprio "tempo limite". Mesmo que você tenha lidado com a situação da maneira mais profissional possível, ainda é uma experiência estressante. Levando algum tempo irá garantir que você possa se envolver com outros clientes corretamente.

Page 3

Coletando o feedback dos clientes:

A coleta de comentários dos clientes é importante para melhorar a empresa, especialmente quando há um problema.      O feedback pode:          Identificar conquistas e áreas de melhoria          Identificar as necessidades e preferências dos clientes          Identificar tendências no consumo          Fornecer uma lógica de mudança, planejamento estratégico e implementação de melhorias no serviço ao cliente      Os principais tipos de queixa do cliente (abaixo) mostram onde a atenção precisa ser focada no atendimento ao cliente. Claro que nem todos esses problemas têm uma solução instantânea, mas muitos deles podem ser consertados com um trabalho consistente. https://cdn.goconqr.com/uploads/media/image/10625003/desktop_6d2d2d81-a05a-48c3-aedd-c9d5befd61be.png

Show full summary Hide full summary

Similar

Atendimento ao Cliente nas Redes Sociais (Como?)
Wesley Soares
Atendimento ao Cliente
Maria Eduarda Cardoso
Excelência no atendimento
Liliane Tubino
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Lucas Guilherme1085
POSTURA
dcviana25
O Atendimento Eficiente ao Cliente por Telefone
wellington-welle
Código de Defesa do Consumidor
isabel vesco
6 Sigma - Reclamação de Cliente
Carina Cunha
Atendimento ao cliente nas Redes Sociais (Porquê?)
Wesley Soares
Atendimento ao publico
Esquadrão Pra Ci
Atendimento ao Cliente
coelho.rafaela