Amor beira à Loucura

Graziella Mendes de Carvalho
Note by Graziella Mendes de Carvalho, updated more than 1 year ago
Graziella Mendes de Carvalho
Created by Graziella Mendes de Carvalho almost 4 years ago
16
0

Description

O foco deste projeto é oferecer apoio e atendimento alternativo para familiares e portadores de doenças mentais, desde ansiedade até doenças mais específicas, como esquizofrenia e bipolaridade. Através de oficinas de terapia ocupacional, em ambientes que não se a semelhem a centros hospitalares convencionais.

Resource summary

Page 1

Amor beira à Loucura

APRESENTAÇÃO No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 20 milhões de pessoas (12% da população) sofrem de algum tipo de transtorno mental, destas: 6% são diagnosticadas com transtorno bipolar, além disso, cerca de 30 à 70% dos casos é acompanhado por outros transtornos como fobias, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de personalidade, transtorno de deficit de de atenção, hiperatividade (TDAH), entre outros.  2,5 milhões sofrem de esquizofrenia. 11,5 milhões sofrem de depressão. 18,6 milhões sofrem de transtorno de ansiedade.     Apesar do diagnostico e tratamentos farmacológicos adequados serem oferecidos no Brasil, tanto na rede pública quanto na privada, estudos recentes¹ revelam que até 85% dos pacientes interrompem o uso de seus medicamentos por conta própria, acarretando sofrimento para eles próprios e seus familiares. Esse fato se dá ao longo do tratamento, pois com as recaídas e o agravamento da doença, muitos pacientes e familiares perdem suas esperanças. * tratamentos alternativos * terapia ocupacional fora do ambiente hospitalar * trabalho voluntário gratuito com abordagem em terapia ocupacional para familiares e portadores de doenças mentais  

Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) REVISTA EINSTEIN. SOCIEDADE BENEFICENTE ALBERT EINSTEIN.Esquizofrenia: um dos mistérios da mente. Rev. Einstein. Agosto/2009 Associação Mundial da Saúde (OMS) ¹Lucilene Cardoso, Sueli Aparecida Frari Galera. Doentes mentais e seu perfil de adesão ao tratamento psicofarmacológico. Rev Esc Enferm USP. 2009; 43(1):161-7.

Show full summary Hide full summary

Similar

Férias à vista: como manter sua aprendizagem ativa
GoConqr suporte .
Questões de Saúde mental e saúde coletiva
lorranycoelho
Questões de Saúde mental e saúde coletiva
Luciana Bica
Voluntariado
Paula Souto
Transtorno de Personalidade Borderline
Gabriela Filiero
Entrevistas Preliminares
Giselle Fleury
Flash Card Saúde Mental
marioliveira_silva
Psicologia do Esporte
Thayna Portal
Saúde Mental
Brendell Oliveira
SAÚDE MENTAL
Brendell Oliveira