Max Webber

Description

1º ano Sociologia Note on Max Webber, created by Erika Satiko on 03/08/2021.
Erika Satiko
Note by Erika Satiko, updated more than 1 year ago
Erika Satiko
Created by Erika Satiko over 2 years ago
0
0

Resource summary

Page 1

Max Webber

Max Webber era um sociólogo alemão e, dentre suas principais ideias, ele defendia a imparcialidade do cientistas social e que a história de uma sociedade era essencial para compreendê-la, como evidências.

Weber era contra a especialização da produção, pois, de acordo com ele, isso "automatizaria" o trabalhador e impediria sua evolução profissional.

Page 2

Ação Social

Weber criou um conceito de ação social como aquilo que uma pessoa, o agente social, realiza para outra pessoa com uma intenção, esta que fora influenciada pelo contexto social vivido pelo tal, e esperando que seu receptor responda de alguma forma. De acordo com ele, a partir do momento que esse receptor recebe essa ação, estabelece-se uma relação social. Ele também citava que uma ação social poderia provocar uma ação em cadeia, e que as ações sociais interferem diretamente na sociedade. Para Weber, existiam 3 tipos de ação social: ação tradicional: motivada por uma tradição ou costume; ação afetiva: motivada por um sentimento pessoal; ação racional: motivada por princípios éticos e morais.

Page 3

Tipo Ideal

Weber também criou o conceito de tipo ideal, um estudo realizado pelos cientistas sociais no qual eles identificariam as tendências de uma sociedade, permitindo, assim, estudar suas semelhanças e diferenças com outras sociedades.

Page 4

A relação entre o capitalismo e a ética protestante

Weber queria descobrir as origens do capitalismo, e, nesse estudo, ele concluiu que havia uma forte influência do protestantismo no adeptos capitalistas. Ele afirmou que, diferentemente de outras religiões, a fé protestante não condenava a economia, mas sim a incentivava: eles pregavam que o trabalho era motivador e a vocação era um objetivo, de forma que o lucro era uma consequência merecida do caminho em busca dela. 

Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2