A Cognição Linguística - NOTAS

Description

Linguística Gerativa Note on A Cognição Linguística - NOTAS, created by Fábio Marçal on 29/12/2013.
Fábio Marçal
Note by Fábio Marçal, updated more than 1 year ago More Less
Fábio Marçal
Created by Fábio Marçal over 10 years ago
Fábio Marçal
Copied to Note by Fábio Marçal over 10 years ago
43
0

Resource summary

Page 1

COGNIÇÃOCognição é o termo científico atualmente utilizado para fazer referência ao conjunto das inteligências humanas. Diz respeito, portanto, a todos os fenômenos mentais que tenham relação com a aquisição, o armazenamento, a ativação e o uso de conhecimento. Conhecimento, por sua vez, é a palavra que usamos para fazer referência aos estados cognitivos de uma pessoa, os quais resultam da interação do indivíduo com o seu ambiente físico e sociocultural.

A LINGUAGEM COMO FENÔMENO COGNITIVOUma língua natural - como o português, o xavante, o alemão ou qualquer outra dentre as mais de seis mil línguas existentes hoje no mundo - é aquela que emergiu de maneira espontânea e não deliberada no curso da história humana. Opostas às línguas naturais, figuram as línguas artificiais. Uma língua artificial - como o esperanto e aquelas criadas em obras de ficção ou em códigos de computador - são conscientemente inventadas por uma pessoa ou por um grupo de indivíduos.A linguagem é portanto, um conhecimento tácito, implícito, inconsciente no conjunto da cognição humana. Denominamos esse tipo de conhecimento como conhecimento linguístico ou competência linguística.Conhecimento declarativo: conhecimento do qual somos conscientes. A gramática que aprendemos na escola são um tipo de conhecimento declarativo/explícito.Conhecimento tácito: conhecimento do qual não temos consciência. Conhecimento linguístico que temos mesmo antes de frequentar escolas.

TEORIA LINGUÍSTICATeoria :Uso informal: opinião, hipótese não comprovada, palpiteCiência: explicação unificada para um conjunto de dados e de observações sobre determinado fenômenoUma Teoria Linguística deve, portanto, prover explicações sobre os fatos da linguagem na mente e no cérebro dos seres humanosModelo:Em ciência, um modelo é um conjunto de hipóteses sobre a estrutura e o funcionamento de algum fenômeno - no nosso caso, a linguagem humana. A função de um modelo é formular uma teoria que explique e preveja as propriedades do fenômeno a que se dedica.

PSICOLINGUÍSTICAA Psicologia cognitiva é uma das áreas mais recentes das pesquisas em psicologia, tendo surgido ao final dos anos 1950, com a revolução cognitiva. Trata-se da área da psicologia que procura estudar, através de experimentos científicos, a natureza e o funcionamento da cognição humana. Um psicólogo cognitivo dedica-se a fenômenos como, dentre outros, memória, atenção, percepção, raciocínio, resolução de problemas, linguagem, emoções. A psicolinguística é uma das subdisciplinas da psicologia cognitiva.

NEUROPSICOLOGIAAtualmente, prefere-se a expressão "neurociência da linguagem" em vez do tradicional termo "neurolinguística". O novo temo é útil, inclusive, para evitar confusão com a "programação neurolinguística", que não possui relação com a neurolinguística que apresentamos aqui.

Cognição Linguística

Show full summary Hide full summary

Similar

Conceitos fundamentais
Fábio Marçal
Conceitos fundamentais - Notas
Fábio Marçal
Conceitos fundamentais
Danilo Barros
Conceitos fundamentais
Miriam Santos
A Cognição Linguística
Danilo Barros
Mapa Mental - Como Criar um Mapa Mental
miminoma
Jekyll and Hyde
elliesussex
Biology AQA 3.1.3 Cells
evie.daines
GCSE English Language Overview
philip.ellis
NSI Test First day
brahim matrix
Core 1.12 Timbers blank test
T Andrews