Teoria

Description

Orações Coordenadas - Teoria
Deleted user
Note by Deleted user, updated more than 1 year ago More Less
Luciana Braga
Created by Luciana Braga over 7 years ago
Luciana Braga
Copied by Luciana Braga over 7 years ago
2222
0

Resource summary

Page 1

O que são?

As sentenças coordenadas (ou orações coordenadas) são as orações que, como a própria nomeação sugere, se unem umas as outras, de forma justaposta ou por intermédio de uma conjunção.

A referida ordenação tem por finalidade a composição de um período composto. Sob esse aspecto, cada sentença mantém a sua independência sintática, uma vez que uma não funciona como termo integrante da outra. Com o objetivo de clarear esse conceito, propõe-se a leitura deste trecho do romance A menina que roubava livros, do escritor australiano Markus Zusak: Era o fim de maio de 1939, e a noite tinha sido como quase todas as outras. Mamãe sacudira seu punho de ferro. Papai havia saído. Liesel limpara a porta da frente e observara o céu da Rua Himmel. (p. 45).A princípio, é pertinente lembrar que se concebe como período, a frase organizada em oração (período simples) ou orações (período composto). O primeiro e último períodos do trecho acima se compõem de duas orações, a saber:Primeiro Período: Oração 1: Era o fim de maio de 1939. Oração 2: A noite tinha sido como quase todas as outras. Último Período: Oração 1: Liesel limpara a porta da frente. Oração 2: Observara (referência à Liesel de maneira subentendida) o céu da Rua Himmel. Constate que se trata de duas orações independentes entre si, inseridas em seu respectivo período. Cabe elucidar que, apesar de terem o sentido ligado por meio da conjunção “e”, mantêm-se fiéis a sua estrutura sintática original. Vale relembrar que a “conjunção” tem o propósito de conectar duas orações, como nos períodos analisados; ou duas palavras de função equivalente na oração: “A alegria e a ansiedade tomaram conta do seu coração.”. Observe que “e” une dois substantivos (núcleos) que constituem o sujeito da oração.

Page 2

Sindéticas e Assindéticas

As orações coordenadas se dividem em: sindéticas e assindéticas. Veja a diferença:

Observe: Luiz Fernando compareceu ao evento no horário confirmado. Luiz Fernando compareceu ao evento e não se atrasou. Perceba que não há conjunção no primeiro período. Nesse caso, tem-se uma oração coordenada assindética, isto é, que não apresenta conjunção. O “a” exprime a ideia de negação, como, por exemplo, em “assintomático” (sem sintomas). Em contrapartida, no segundo período, as duas orações são interligadas por meio da conjunção “e”. Por isso, trata-se de uma oração coordenada sindética.

Page 3

Tipos das Sindéticas

As orações coordenadas sindéticas dividem-se em cinco tipos, conforme a ideia estabelecida, por meio da conjunção, entre as orações, a saber:

AditivaNo geral, expressa a ideia de adição: AdversidadeExprime ideias que se opõem: ExplicativaApresenta uma justificativa: AlternativaSinaliza uma opção/alternativa: ConclusivaIndica uma conclusão É pertinente mencionar que um mesmo período pode ser composto por orações coordenadas sindéticas de diferentes tipos. Constate:Marcos estudou para a prova e fez todos os trabalhos, porém não conseguiu a média na disciplina.Note que o período se compõe de três orações, integradas pela conjunção aditiva “e” e pela conjunção adversativa “porém”.Para finalizar: As sentenças coordenadas são as orações que se unem, por intermédio ou não de uma conjunção, compondo períodos. Tratam-se de orações independentes entre si, apesar de serem instauradas novas relações de sentido.

Show full summary Hide full summary

Similar

Português para Vestibular
Ligia Herbst
Claro enigma
Isabella Moraes
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas (feito por Izabel)
Letícia Sampaio Valladares
Tempos Verbais - Português
Marcus Yoshida
Resumo para o exame nacional - Fernando Pessoa Ortónimo, Alberto Caeiro , Ricardo Reis e Álvaro Campos
miminoma
TEORIA DE LOS RASGOS Y EL TEMPERAMENTO DE RAYMOND CATTELL
kloper01
I Guerra Mundial
miminoma
História de uma gaivota e de um gato que a ensinou a voar
Gsa prod.
Fines que persigue la teoría de la comunicación
Diego Zerkk
Clasificação do narrador
Gsa prod.