Metonímia

Description

Metonímia - Figura de Linguagem - Português
Diogo  Alcantara
Note by Diogo Alcantara, updated more than 1 year ago
Diogo  Alcantara
Created by Diogo Alcantara over 7 years ago
2461
76

Resource summary

Page 1

Definições

Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra.

Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui. A metonímia geralmente é utilizada para evitar a repetição de palavras em um texto. Assim podemos dizer que estamos “lendo Jorge Amado”, no lugar de “lendo um livro”, por exemplo.

Page 2

Tipos

A metonímia se manifesta de várias maneiras.

Vejamos:1. Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis (= Gosto de ler os livros de Machado de Assis)2. Continente pelo conteúdo: Comi um prato de macarrão! (= Comi todo o macarrão que estava no prato)3. Parte pelo todo: Completou dez primaveras (= Completou dez anos)4. Instrumento pela pessoa que o utiliza: Os flashes o seguiam aonde fosse (= Os fotógrafos o seguiam aonde fosse)5. Gênero pela espécie: Nós, os mortais, lutamos dia a dia por nossa sobrevivência (= Nós, os seres-humanos, lutamos...)6. Singular pelo plural: A mulher conquistou seu lugar! (= Todas as mulheres conquistaram...)7. Marca pelo produto: Meu filho adora danone. (= Meu filho adora iogurte)8. Matéria pelo objeto: Lavou os cristais e as porcelanas para usá-los no jantar. (= Lavou os copos e os pratos...)9. O sinal pela coisa significada: A cruz o salvará! (= A fé o salvará)Entre outras formas.

Page 3

SINÉDOQUE E ANTONOMÁSIA

Sinédoque e antonomásia são tipos de metonímia. A sinédoque é a parte pelo todo: “Em que onde falta pão, todos falam e ninguém tem razão”. Pão, aqui, simboliza a comida comprada com dinheiro fruto do trabalho.Ocorre antonomásia quando se transfere o valor semântico de um nome próprio para um nome comum que contenha uma característica que remeta ao nome próprio. Por exemplo: “O rei do futebol ainda não perdeu a majestade!” (= Pelé ainda não perdeu a majestade). Ou ainda, “O bruxo do Cosme Velho escreveu histórias maravilhosas.” (= Machado de Assis escreveu histórias maravilhosas).A metonímia também aparece na linguagem não verbal. Observe:Aqui as árvores representam os pulmões de uma pessoa. A metonímia está na imagem da árvore associada aos pulmões que representam o homem = parte pelo todo. A mensagem transmitida é se preservarmos as árvores e a natureza, preservaremos também nossa vida.

As placas de sinalização também são exemplos de metonímia. Um E cortado significa que não é permitido estacionar. A letra E simboliza a palavra “estacionar”; e o traço, a proibição

Os símbolos dessas placas são universais. Eles nos remetem ao contexto que representam sem haver necessidade de um texto explicativo mais longo.

Show full summary Hide full summary

Similar

SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
Português para Vestibular
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .