Sintaxe

Description

Vestibular Português Note on Sintaxe, created by Adrieli Sousa on 30/04/2014.
Adrieli Sousa
Note by Adrieli Sousa, updated more than 1 year ago
Adrieli Sousa
Created by Adrieli Sousa almost 10 years ago
649
2

Resource summary

Page 1

TIPOS DE FRASESFrase declarativa: expressa uma informação ou declaraçãoFrase interrogativa: expressa uma perguntaFrase exclamativa: expressa uma admiraçãoFrase imperativa: expressa ordem,pedidoFrase optativa: expressa desejoFrase nominal: construídas sem verboFrase verbal: construídas com verbo

TODA FRASE VERBAL É TAMBÉM CHAMADA DE PERÍODO

TIPOS DE PERÍODOS PERÍODO SIMPLES: é formado de apenas uma oração. Composto por:SujeitoPredicadoVozes do verboComplementos verbaisComplemento nominalAdjunto adnominal Adjunto adverbialApostoVocativo PERÍODO COMPOSTO: formado por duas ou mais orações.Orações coordenadasOrações suboordinadas

SUJEITOOrdem direta: sujeito-predicadoOrdem inversa: predicado-sujeitoNÚCLEO DO SUJEITO:É a palavra que esta diretamente ligada ao conteúdo do predicado, ao verbo.Sujeito simples: possui apenas um núcleoSujeito composto: possui dois ou mais núcleosSujeito elíptico: não apresenta sujeito, porém pela desinência verbal conseguimos indentifcá-loSujeito indeterminado: não se consegue identificar o sujeito. Ocorre quando:Verbo na 3° pessoa do plural. (Gostavam)Verbo na 3° pessoa do singular+ se. (Vendem-se)Oração sem sujeito: ocorre com os verbos impessoais. verbos que exprimem fenômenos da natureza verbos haver (existir/acontecer) verbos haver e fazer (indicando tempo decorrido) verbos fazer,estar e ser (fenômeno natural/tempo)

PREDICADOVERBOS QUANTO A PREDICAÇÃO:Verbos significativos: exprimem processos. Podem ser:Verbos intransitivos -  o processo envolve apenas o sujeito. A frase continua com sentido (lendo até o verbo) mesmo que se tire o complemento(PERGUNTA-SE AO VERBO: DE QUEM? ou A QUEM?)Verbos transitivos direto - verbo+ complemento (obj direto). Não exige preposição(PERGUNTA-SE AO VERBO: O QUE?)Verbo transitivo indireto - verbo+ complemento (obj indireto). Exige preposição(PERGUNTA-SE AO VERBO: DE QUE? ou A QUEM?)Verbo transitivo direto e indireto: possui obj direto e indireto.(O VERBO POSSUI DUAS RESPOSTAS E 2 COMPLEMENTOS)Verbos de ligação: ser, viver, estar, andar, encontrar-se, achar-se, parecer, ficar, virar, tornar-se, fazer-se, continuar, permanecer.TIPOS DE PREDICADO:Predicado verbal: contém verbo intransitivo, significativo ou transitivo. Seu núcleo é um verbo.Predicado nominal: contém um verbo de ligação. Seu núcleo é um predicativo do sujeito (carac. do sujeito)sujeito+verbo de ligação+predicativo do sujeito = predicado nominalPredicado verbo-nominal: contém um verbo significativo e um verbo de ligação subentendido. Seus núcleos são um verbo e um predicativo (do suj. ou do obj.)

SUJEITO E VOZES DO VERBOSujeito agente - voz ativa do verbo: sujeito agente é aquele que pratica a ação expressa pelo verbo. (o objeto recebe a ação que é praticada pelo sujeito)Sujeito paciente - voz passiva do verbo: sujeito paciente é aquele que sofre a ação expressa pelo verbo. (o sujeito recebe a ação que é praticada pelo agente da passiva)Sujeito agente e paciente - voz reflexiva do verbo: é aquele que ao mesmo tempo pratica e sofre a ação expressa pelo verbo. (o sujeito recebe uma ação praticada por ele mesmo)

COMPLEMENTO VERBAISObjeto direto: é o termo que completa o sentido do verbo transitivo direto, ligando-se a ele sem a presença obrigatória de preposição.(PERGUNTA-SE AO VERBO: O QUE? QUEM?)Objeto indireto: é o termo que completa o sentido do verbo transitvo indireto ligando-se a ele com a presença obrigatória de preposição.(PERGUNTA-SE AO VERBO: DE QUE? AO QUE?)COMPLEMENTO NOMINALÉ o termo que completa o sentido de um nome (substantivo,adjetivo e advérbio), ligando-se a ele por meio de preposição.Ex: A lembrança do passado martelava-lhe na cabeça.

ADJUNTO ADNOMINAL: é todo termo que se liga a um núcleo representado por nome. Vai ser sempre um artigo; ou um pronome; ou um numeral; ou um adjetivo.ADJUNTO ADVERBIAL: é o termo que acompanha o verbo para indicar circunstâncias de tempo, lugar, modo e etc. Vai ser sempre um advérbio.(OBS: todas as palavras terminadas em "mente", menos semente e demente, são advérbios.)APOSTO: é um termo que retoma outro termo da oração para explicar, ampliar, desenvolver ou resumir esse termo.VOCATIVO: é um termo que não mantém relação sintática com nenhum outro termo da oração. Não pertence nem ao sujeito e nem ao predicado.(TANTO O APOSTO COMO O VOCATIVO SÃO SEPARADOS POR VÍRGULAS NA ORAÇÃO)

ORAÇÃO SUBORDINADA: é a oração que se junta a uma outra de modo que seja dependente dela.(Ocorre quando lendo-se a oração até o verbo não se entende o sentido da frase)

Orações subordinadas substantivas: são as orações que equivalem a substantivos dos períodos simples. Podem ser:   Substantiva subjetiva: a oração principal não apresenta sujeito Substantiva objetiva direta: possui sujeito+ verbo+ objeito direto. Pergunta-se "o que?" ao verbo. Substantiva objetiva indireta: possui sujeito+verbo+preposição+obj indireto. Pergunta-se ao verbo "de que?" Substantiva completiva nominal: não possui verbo e possui preposição. Pergunta-se a palavra (substantivo,adjetivo,advérbio) "de que?". Substantiva apositiva: sempre haverá dois pontos antes de "que" Substantiva predicativa: sempre que houver verbo de ligação+ que. ( É QUE)

Orações subordinadas adjetivas: são as orações que equivalem a adjetivos dos períodos simples geralmente em função de adjuntos adnominais. Podem ser: Restritivas: são as que caracterizam o termo antecedente, tomando o seu sentido de modo restrito. Ex: Os homens  que são honestos vivem melhor. Explicativas: são as que caracterizam o termo antecedente, tomando o seu sentido de modo amplo (está sempre entre vírgulas). Ex: Os homens, que são seres racionais, pensam.

Orações subordinadas adverbiais: são classificadas de acordo com a circunstância que exprimem. Podem ser: Temporais: quando, enquanto, logo que, assim que, até que, sempre que, antes que, depois que, desde que. EX:  QUANDO CHEGAR EM  CASA, TE LIGO Condicionais: se, caso, desde que, contanto que, a menos que, exceto se. EX: DESDE QUE VOCÊ ESTUDE, IRÁ VIAJAR Causais: porque, já que, visto que, uma vez que, como. EX: COMO CHOVEU MUITO, AS RUAS ALAGARAM Conformativas: conforme, como, segundo, consoante. EX: COMO DISSE JOÃO, VAI CHOVER Comparativas: como, tão ... como, tão ... quanto, mais ...(do) que, menos ... (do) que. EX: JOÃO É INTELIGENTE COMO O PAI Consecutivas: tão que, tanto que, tal que, tamanho que. EX: TAL ESTAVA SOMBRIO O DIA QUE FIQUEI TRISTE Concessivas: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, se bem que. EX: EMBORA FALTOU A PROVA, PODE FAZÊ-LA Proporcionais: á medida que, quanto mais, quanto menos, a proporção que. EX: À MEDIDA QUE IA AFASTANDO-SE A TRISTEZA AUMENTAVA Finais: a fim de que, para que. EX: ESTUDO PARA ME FORMAR

Orações subordinadas reduzidas: são as que não são introduzidas por conectivo e o verbo se encontra em: infinitivo, gerúndio ou particípio. Orações reduzidas de infinitivo: errar, amar, voltar, ter, desenvolvermos, falar, cortar Orações reduzidas de gerúndio: descobrindo, lendo, fazendo, percebendo, sendo , carregando Orações reduzidas de particípio: montada, preocupado, praticado, vencido, contadas

Orações coordenadas:  podem ou não ser introduzidas por conectivo. Podem ser: Orações coordenadas assindéticas: não possuem conectivo. EX: JOÃO CAIU Orações coordenadas sindéticas: possuem conectivo. Podem ser: 

ADITIVAS: e, nem, mas também, como também, não só, além disso, além de, ainda também. Ex: Ela comprou a passagem e partiu ADVERSATIVAS: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto , senão. Ex: Estuda, mas não aprende ALTERNATIVAS: ou, ora ... ora, já ... já, quer ... quer. Ex: Todo tarde dormia ou via filmes CONCLUSIVAS:  logo, por isso, portanto, pois(depois do verbo), de modo que. Ex:  É um bom aluno, portanto tirará notas boas Explicativas: que, porque, pois (antes do verbo). Ex: Vá logo, que já é tarde

FRASE: conjunto de palavras que exprime sentido. Não necessita verbo.ORAÇÃO:  estrutura contida na frase e elaborada em torno de um verbo.PERÍODO: é a frase organizada com uma ou várias orações.

Nova página

Nova página

Nova página

Nova página

Nova página

Show full summary Hide full summary

Similar

Português 1 - Sintaxe: Frase, Oração e Período
wallace.da
Análise Sintática
Juliane Antoniel
As palavras e os seus sentidos
Sandra Virgínia Correia de And Santos
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso