SIMULADO DO SPAECE PORTUGUÊS 3º ANO 2014

Description

SIMULADO DO SPAECE PORTUGUÊS 3º ANO 2014
gilmarjunior24
Quiz by gilmarjunior24, updated more than 1 year ago
gilmarjunior24
Created by gilmarjunior24 over 9 years ago
4497
9

Resource summary

Question 1

Question
1) Para responder às questões de números 1 a 6, leia o artigo abaixo. POR QUE O MUNDO ESTÁ TÃO DESORIENTADO Domenico de Masi Se eu tivesse de indicar qual denominador comum psicológico caracteriza a sociedade atual no mundo inteiro, não teria dúvida. Alguns povos são dominadores, outros, submissos; alguns são tímidos, outros agressivos. Há os desorganizados e os extremamente metódicos. Alguns são laicos e outros fundamentalistas. Também existem os povos voltados para a modernidade e outros que são tradicionalistas. No entanto, todos os povos do mundo estão, hoje, desorientados. O que leva a essa desorientação é a rapidez e a multiplicidade das mudanças. Seis séculos antes de Cristo, quando as transformações ocorriam lentamente, Heráclito escreveu: "É na mudança que as coisas se assentam". Mas poderíamos dizer isso hoje? A invenção das técnicas para dominar o fogo, o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio na Mesopotâmia, as grandes descobertas científicas e geográficas realizadas entre os séculos XII e XVI representam saltos. No entanto, nenhuma dessas mudanças se realizou em espaço de tempo inferior à vida média de uma pessoa. Nenhum ser humano pôde assistir ao processo inteiro. Hoje as coisas são diferentes. Ao longo de poucas décadas, passamos de uma economia industrial centrada na produção de automóveis e de eletrodomésticos a uma economia pós-industrial centrada na produção de serviços, informação, símbolos, valores e estética. Passamos de uma cultura moderna de livros e de jornais a uma pós-moderna feita de televisão e internet. Saímos do poder exercido por capitães da indústria para o de cientistas, artistas e da mídia de massa. (...) É como se, de improviso, uma imensa avalanche, uma enorme massa d’água, uma erupção vulcânica e um terremoto se abatessem de uma só vez sobre uma região tranquila, aterrorizando seus habitantes. Alguns desses habitantes talvez até contassem com a destruição, mas a grande maioria foi surpreendida durante o sono e vive agora na maior desorientação.(...) Quem está desorientado passa, de fato, por uma profunda sensação de crise, e quem se sente em crise deixa de projetar o próprio futuro. Quando uma pessoa, uma família ou um país renuncia a projetar seu futuro, outro o projetará no lugar deles. E não fará por bondade altruísta, mas em proveito próprio. (Revista Época, p. 92, 13/09/2007) 1. Assinale a alternativa que melhor expresse a tese defendida pelo texto.
Answer
  • A) Alguns povos são dominadores; outros, submissos .
  • B) Alguns povos são tímidos; outros, agressivos.
  • C) É desnecessário fazer projetos para o futuro.
  • D) Todos os povos do mundo estão, hoje, desorientados.

Question 2

Question
2) Identifique a alternativa que apresenta marcas do autor e do leitor do artigo, respectivamente:
Answer
  • A) “tivesse de indicar qual denominador comum psicológico”. “Alguns desses habitantes talvez até contassem com a destruição"
  • B) “Heráclito escreveu: ‘É na mudança que as coisas se assentam’”. “Nenhum ser humano pôde assistir ao processo inteiro”.
  • C) “A invenção das técnicas para dominar o fogo, (...) representam saltos.” No entanto, nenhuma dessas mudanças se realizou"
  • D) “não teria dúvida”. “poderíamos dizer isso hoje?

Question 3

Question
3) . Leia as sentenças abaixo. I."Há os desorganizados e os extremamente metódicos". II."Também existem os povos voltados para a modernidade e outros que são tradicionalistas". III."Saímos do poder exercido por capitães da indústria para o de cientistas, artistas e da mídia de massa". Assinale a alternativa que apresenta somente argumentos relacionados à tese:
Answer
  • A) ) I.
  • B) II e III.
  • C) III.
  • D) I, II e III.

Question 4

Question
4) “Passamos de uma cultura moderna de livros e de jornais a uma pós-moderna feita de televisão e internet”. Indique o trecho em que o autor emite uma opinião a respeito da constatação apresentada acima:
Answer
  • a) “Saímos do poder exercido por capitães da indústria para o de cientistas, artistas e da mídia de massa.“
  • b) “E não fará por bondade altruísta, mas em proveito próprio”.
  • c) “No entanto, nenhuma dessas mudanças se realizou em espaço de tempo inferior à vida média de uma pessoa”
  • d) “É como se, de improviso, uma imensa avalanche (...) se abatessem de uma só vez sobre uma região tranqüila, aterrorizando seus habitantes”.

Question 5

Question
5) De acordo com o autor, Heráclito teria escrito: "É na mudança que as coisas se assentam." Assinale a alternativa que traz uma opinião divergente:
Answer
  • a) "(...) Todos os povos do mundo estão hoje desorientados."
  • b) "Se eu tivesse de indicar (...) não teria dúvida."
  • c) "Hoje as coisas são diferentes."
  • d) "Nenhum ser humano pôde assistir ao processo inteiro."

Question 6

Question
6) Em: "Alguns são laicos e outros fundamentalistas", pode-se deduzir que o povo fundamentalista tem posições relacionadas com:
Answer
  • a) doutrinas religiosas.
  • b) modernidade.
  • c) industrialização.
  • d) desorientação

Question 7

Question
7) Para responder às questões de números 7 a 9, leia o texto abaixo. LEMBRETES PARA O VESTIBULANDO 1. Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilíbrio físico e mental, já que você deverá se concentrar nas questões por um longo período de tempo. 2. Antes da prova, alimente-se com moderação, dando preferência a alimentos naturais e leves, de digestão fácil. 3. Não estude na véspera da prova. Dê preferência a atividades que ajudem no relaxamento e vá dormir mais cedo. 4. Programe-se para chegar com bastante antecedência ao lugar da prova e evitar, assim, momentos de ansiedade. 5. Durante a prova, dê preferência à resolução imediata das questões que lhe pareçam mais simples. 6. Ao final da prova, não deixe de conferir se respondeu a todas as questões e se transferiu todas as respostas para a folha indicada. O texto tem como finalidade:
Answer
  • a) ordenar pelo grau de importância as providências a serem tomadas pelo vestibulando.
  • b) prevenir o vestibulando para enfrentar situações imprevisíveis durante a prova.
  • c) orientar o candidato em relação ao método de estudo mais eficaz para a sua preparação
  • d) instruir o vestibulando quanto às providências prévias e às relacionadas ao momento da prova.

Question 8

Question
8) De acordo com o texto, o vestibulando deve:
Answer
  • a) alimentar-se moderadamente, chegar na hora e conferir as respostas.
  • b) alimentar-se moderadamente, chegar com antecedência e resolver antes as questões mais simples.
  • c) manter o equilíbrio físico e mental, estudar bastante e controlar a ansiedade.
  • d) dormir bem, resolver antes as questões mais difíceis e conferir as respostas.

Question 9

Question
9) Assinale a alternativa que expressa a justificativa para as recomendações:
Answer
  • a) Programe-se para chegar com bastante antecedência.
  • b) Não deixe de conferir se respondeu a todas as questões
  • c) Parte do sucesso de sua prova depende de seu equilíbrio físico e mental.
  • d) Não estude na véspera da prova.

Question 10

Question
10) Para responder às questões de números 10 a 15, leia o texto abaixo. HERÓI DA LÍNGUA Vocês se lembram do meu amigo Toninho Vernáculo. Já falei dele uma vez, contei histórias da mania que tem de corrigir erros de português. Daí o apelido. Cansei de falar: deixa, Toninho, esta língua é complicada mesmo, até autor consagrado escreve com dicionários e gramáticas à mão. ─ Pelo menos eles têm a humildade de consultar os mestres antes de dar a público o que escrevem – respondia o Toninho na sua linguagem em roupa de domingo. Lembram-se dele? Quando encontra erros de português no seu caminho, telefona para os responsáveis, exige correções em nome da língua pátria e da educação pública. Coisas assim: ─ A placa do seu estabelecimento é um atentado contra a língua, induz as pessoas a achar que o errado é o certo, espalha a confusão. Ultimamente andava se controlando, me telefonava muito menos do que antes, relatando atentados mais graves contra a boa linguagem, praticados por quitandeiros, padeiros, donos de restaurantes, prestadores de serviços em geral – e pasmem: até pela prefeitura (em nomes de ruas), por publicitários, jornais. Dom Quixote da gramática, Toninho não se dava descanso. (...) Quixoteava lições, fosse qual fosse o interlocutor: ─ Não é "fluído" que se diz, é fluido, com a tônica no u. "Fluído" é verbo, é particípio verbal, não pode ser uma coisa. "Gratuíto" não existe, é gratuito que se diz, som mais forte no u. Homem não diz "obrigada", isso é coisa de menino criado entre mulheres; menino fala "obrigado". (...) Bom, um dia desses, telefonaram-me de madrugada: Toninho havia sido preso como pichador de rua. Quê, um homem de 70 anos? Havia algum engano, com certeza. Fomos para a delegacia, uma trinca de amigos. Engano havia e não havia. Nosso amigo fora realmente flagrado pela polícia com spray e latinha de tinta com pincel, atuando na fachada de uma casa comercial do bairro onde mora. Explicou-se: estava corrigindo os erros de português dos pichadores! Começamos os esforços para livrá-lo da multa e da denúncia, explicamos ao delegado que o ocorrido era fruto de uma mania dele, loucura leve. Por que penalizá-lo por coisa tão pouca? Não ia acontecer de novo. Aí o delegado explicou qual era a bronca. O Toninho havia pedido para ler seu depoimento, datilografado pelo escrivão, e começou a apontar erros de português no texto do funcionário. A autoridade tinha a pretensão de ser também autoridade em gramática. Aí melou, "teje" preso por desacato. Com dificuldade, convencemos o escrivão da loucura mansa do nosso amigo, e ele liberou o herói da língua pátria. (Ivan Ângelo Veja São Paulo, ano 40, no 2. 17 de janeiro de 2007. p.130) Toninho Vernáculo, na narrativa, é:
Answer
  • a) personagem principal.
  • b) personagem antagonista.
  • c) ) narrador-personagem.
  • d) narrador em terceira pessoa.

Question 11

Question
11) "Por que penalizá-lo por coisa tão pouca?" Assim como o lo, outras formas são usadas para referir-se a essa mesma pessoa que, no texto, somente não é chamado de:
Answer
  • a) Toninho Vernáculo.
  • b) Dom Quixote da gramática.
  • c) amigo.
  • d) autoridade.

Question 12

Question
12) Toninho Vernáculo foi preso porque:
Answer
  • a) se tornou pichador profissional.
  • b) desacatou os amigos.
  • c) apontou os erros de português do escrivão.
  • d) era o Quixote da gramática.

Question 13

Question
13) O texto abaixo serve como base para as questões de números 16 a 19. UMA TECNOLOGIA CONTROVERSA Os genomas dos diferentes seres vivos, organizados durante a evolução da vida na Terra, são eventualmente alterados por mutações, mas esse processo é lento e limitado por sistemas internos de proteção e por barreiras naturais entre as espécies. Nas últimas décadas, porém, os cientistas desenvolveram técnicas – chamadas, em seu conjunto, de biotecnologia – que permitem alterar o material genético e até transferir genes de uma espécie para outra. As técnicas de transformação genética podem ser consideradas uma continuação de uma longa lista de métodos tradicionais de melhoramento, como a indução de mutações, a hibridização entre espécies e gêneros, a duplicação de cromossomos, a cultura de células e tecidos in vitro e a fusão de células somáticas. A modificação de bactérias, animais e plantas com essas novas técnicas, superando as barreiras naturais, vem gerando muita polêmica. O ser humano, ao longo de toda a sua história, tem aplicado sua engenhosidade para ter acesso à variabilidade genética disponível em organismos usando diversos métodos, entre eles mutações, seleção artificial, hibridizações e, recentemente, a transgenia. Até há pouco tempo não era comum que mudanças tecnológicas provocassem grandes discussões na sociedade. Entretanto, por sua novidade e pelo aumento de sua incidência, a transgenia tem causado preocupações e transformações, sejam de caráter científico, social, econômico ou cultural. Assim, a controvérsia provocada pelas novas técnicas da biotecnologia, em especial o uso de organismos transgênicos ou de organismos geneticamente modificados (OGMs), deve ser considerada uma mudança na percepção pública sobre a ciência e sobre as consequências das suas aplicações tecnológicas. (Obtido em http://cienciahoje.uol.com.br/852  com cortes) Assinale a alternativa que melhor indica o tema do texto.
Answer
  • a) Como os seres vivos mudam naturalmente seu código genético.
  • b) De que modo alguns cientistas tentam subverter a natureza criando seres geneticamente modificados
  • c) Como se desenvolveram técnicas de modificação genética e sua repercussão na sociedade
  • d) De que maneira alguns cientistas podem beneficiar a sociedade e o planeta com as modificações genéticas por eles desenvolvidas.

Question 14

Question
14) O texto é ilustrado por um mapa. Considerando as informações da ilustração, da legenda do mapa e do próprio texto, afirma-se que a utilização de organismos geneticamente modificados.
Answer
  • a) se expande em todo o mundo
  • b) está se restringindo apenas a alguns países.
  • c) só preocupa as áreas em que eles de desenvolvem.
  • d) está em declínio, visto que a sociedade não os aceita.

Question 15

Question
15) Releia o seguinte trecho, atentando ao segmento destacado: I. “O ser humano, ao longo de toda a sua história, tem aplicado sua engenhosidade para ter acesso à variabilidade genética disponível em organismos usando diversos métodos, entre eles mutações, seleção artificial, hibridizações e, recentemente, a transgenia.” II. "Entretanto, por sua novidade e pelo aumento de sua incidência, a transgenia tem causado preocupações..." Considerando as informações do artigo, conclui-se que:
Answer
  • a) a transgenia é apenas mais uma forma natural de modificação genética
  • b) a transgenia desencadeou as preocupações sociais com as modificações genéticas.
  • c) a sociedade não tem se preocupado suficientemente com o desenvolvimento e utilização dos transgênicos.
  • d) os transgênicos tornaram-se mais uma fonte de preocupação para a sociedade, que sempre condenou as alterações genéticas.

Question 16

Question
16) Releia o trecho inicial do texto: “Os genomas dos diferentes seres vivos, organizados durante a evolução da vida na Terra, são eventualmente alterados por mutações, mas esse processo é lento e limitado por sistemas internos de proteção e por barreiras naturais entre as espécies.” Contextualizando o trecho destacado, deduz-se que as modificações genéticas artificiais têm como uma de suas características:
Answer
  • a) a rapidez com que se processam, e por isso diferem das modificações naturais.
  • b) a lentidão com que se processam, e por isso diferem das modificações naturais.
  • c) a rapidez com que se processam, e por isso são equivalentes às modificações naturais
  • d) a lentidão com que se processam, e por isso são equivalentes às modificações naturais.

Question 17

Question
17) Texto para a questão 20. CHOCOLATE – DE MAL GOSTO De Arnold Jago Você sabia que em 1996 os australianos gastaram com chocolate quase a mesma quantia que o governo australiano gastou em ajuda internacional aos países pobres? Será que há algo errado com o estabelecimento de nossas prioridades? O que você vai fazer a este respeito? Sim, você! Arnold Jago, Mildura. Fonte: The Age, Terça-feira, 1º de Abril de 1997 A intenção de Arnold Jago na carta é provocar um sentimento de :
Answer
  • a) culpa.
  • b) diversão
  • c) dúvida.
  • d) medo.

Question 18

Question
18) Leia o texto abaixo para responder as questões 9 a 13. EMERGÊNCIA É fácil identificar o passageiro de primeira viagem. É o que já entra no avião desconfiado. O cumprimento da aeromoça, na porta do avião, já é um desafio para a sua compreensão. — Bom dia... — Como assim? Ele faz questão de sentar num banco de corredor, perto da porta. Para ser o primeiro a sair no caso de alguma coisa dar errado. Tem dificuldade com o cinto de segurança. Não consegue atá-lo. Confidencia para o passageiro ao seu lado: — Não encontro o buraquinho. Não tem buraquinho? Acaba esquecendo a fivela e dando um nó no cinto. Comenta, com um falso riso descontraído: “Até aqui, tudo bem”. O passageiro ao lado explica que o avião ainda está parado, mas ele não ouve. A aeromoça vem lhe oferecer um jornal, mas ele recusa. — Obrigado. Não bebo. Quando o avião começa a correr pela pista antes de levantar voo, ele é aquele com os olhos arregalados e a expressão de Santa Mãe do Céu! no rosto. Com o avião no ar, dá uma espiada pela janela e se arrepende. É a última espiada que dará pela janela. Mas o pior está por vir. De repente ele ouve uma misteriosa voz descarnada. Olha para todos os lados para descobrir de onde sai a voz. “Senhores passageiros, sua atenção, por favor. A seguir, nosso pessoal de bordo fará uma demonstração de rotina do sistema de segurança deste aparelho. Há saídas de emergência na frente, nos dois lados e atrás”. — Emergência? Que emergência. Quando eu comprei a passagem ninguém falou nada em emergência. Olha, o meu é sem emergência. Uma das aeromoças, de pé ao seu lado, tenta acalmá-lo. — Isto é apenas rotina, cavalheiro. — Odeio a rotina. Aposto que você diz isso para todos. Ai meu santo. “No caso de despressurização da cabina, máscaras de oxigênio cairão automaticamente de seus compartimentos”. — Que história é essa. Que despressurização? Que cabina? “Puxe a máscara em sua direção. Isso acionará o suprimento de oxigênio. Coloque a máscara sobre o rosto e respire normalmente”.ORTUGUÊS – AGOSTO 2 3º ANO Página 3 — Respirar normalmente?! A cabina despressurizada, máscaras de oxigênio caindo sobre nossas cabeças – e ele quer que a gente respire normalmente?! “Em caso de pouso forçado na água...” — O quê?! “... os assentos de suas cadeiras são flutuantes e podem ser levados para fora do aparelho e...” — Essa não! Bancos flutuantes, não! Tudo, menos bancos flutuantes! — Calma, cavalheiro! — Eu desisto! Parem este troço que eu vou descer. Onde é a cordinha? Parem! — Cavalheiro, por favor. Fique calmo! — Eu estou calmo. Calmíssimo. Você é que está nervosa e, não sei por quê, está tentando arrancar as minhas mãos do pescoço deste cavalheiro ao meu lado. Que, aliás, também parece consternado e levemente azul. — Calma! Isso. Pronto. Fique tranquilo. Não vai acontecer nada. — Só não quero mais ouvir falar de banco flutuante. — Certo. Ninguém mais vai falar em banco flutuante. Ele se vira para o passageiro ao lado, que tenta desesperadamente recuperar a respiração, e pede desculpas. Perdeu a cabeça. — É que banco flutuante foi demais. Imagine só. Todo mundo flutuando sentado. Fazendo sala no meio do Oceano Atlântico! A aeromoça diz que lhe vai trazer um calmante e aí mesmo é que ele dá um pulo: — Calmante, por quê? O que é que está acontecendo? Vocês estão me escondendo alguma coisa! Finalmente, a muito custo, conseguem acalmá-lo. Ele fica rígido na cadeira. Recusa tudo que lhe é oferecido. Não quer o almoço. Pergunta se pode receber a sua comida em dinheiro. Deixa cair a cabeça para trás e tenta dormir. Mas, a cada sacudida do avião, abre os olhos e fica cuidando da portinha do compartimento sobre sua cabeça, de onde, a qualquer momento, pode pular uma máscara de oxigênio e matá-lo do coração. De repente, outra voz. Desta vez é a do comandante. — Senhores passageiros, aqui fala o comandante Araújo. Neste momento, à nossa direita, podemos ver a cidade de... Ele pula outra vez da cadeira e grita para a cabina do piloto: — Olha para a frente, Araújo! Olha para a frente! Luis Fernando Veríssimo Quanto ao tipo textual, esse texto é classificado como:
Answer
  • a) descritivo
  • b) dissertativo
  • c) informativo
  • d) narrativo

Question 19

Question
19) Destaca-se entre as características do texto:
Answer
  • a) a defesa de um ponto de vista através de argumentos
  • b) a descrição detalhada de objetos e ambientes.
  • c) a exposição de dados colhidos em uma pesquisa
  • d) o desenvolvimento de ações por personagens.

Question 20

Question
20) Leia o texto e responda as questões 16 a 20. Juliana/Larissa – Dupla mantém escrita em Cuiabá Juliana e Larissa fizeram a festa na etapa de Cuiabá do Brasileiro de vôlei de praia. Foi a quarta vez que elas venceram a etapa em Mato Grosso A expectativa da torcida que lotou o Parque da Exposição, em Cuiabá/MT, ontem, foi confirmada em pouco mais de 40min. Após verem Ágatha e Bárbara Seixas equilibrarem o primeiro set, Juliana e Larissa atropelaram no segundo e faturaram o quarto título na etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, o primeiro da temporada. No primeiro set, as líderes do ranking mundial e bronze nos Jogos de Londres-2012, Juliana e Larissa, encontraram resistência de Ágatha e Bárbara Seixas. Após abrirem vantagem de três pontos, a parceria favorita administrou o placar até o fim da parcial, que terminou em 21/18, para fazerem 1 a 0 na decisão. No segundo set, Juliana e Larissa não tomaram conhecimento das rivais. Nem as dores nas costas de Juliana impediram o título, após arrasadores 21/10. Diário do Nordeste / Caderno Jogada (17/set/2012) A finalidade desse texto é:
Answer
  • a) anunciar as atletas que irão às olimpiadas.
  • b) descrever o perfil de duas atletas de voleibol.
  • c) ensinar as regras de um esporte coletivo.
  • d) noticiar a final de um evento esportivo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Plant Structure and Photosynthesis
mckenziedev
Art Movements
Julia Lee
Key Paintings
Julia Lee
3. The Bolshevik's Seizure of Power
ShreyaDas
The Skeletal System - PE GCSE EdExcel
naomisargent
Physics: Energy resources and energy transfer
katgads
med chem 2
lola_smily
Biology B1.1 - Genes
raffia.khalid99
PSBD New Edition
Ps Test
Specific Topic 7.3 Timber selection
T Andrews
Unit 1.1 Systems Architecture
Mathew Wheatley