QUIZ - ERA VARGAS

Description

Quiz on QUIZ - ERA VARGAS, created by Thiago Jandre on 14/06/2018.
Thiago Jandre
Quiz by Thiago Jandre, updated more than 1 year ago
Thiago Jandre
Created by Thiago Jandre almost 6 years ago
590
0

Resource summary

Question 1

Question
O termo salazarismo provém de Antônio de Oliveira Salazar, chefe do governo português de 1932 a 1968. Vale ressaltar, que o termo “Estado Novo” foi criado por uma justificativa ideológica, como uma maneira de simbolizar o país em uma nova era, a partir da Revolução Nacional de 28 de Maio de 1926, encerrando o período de liberalismo em Portugal, vigente desde os tempos da monarquia constitucional e da Primeira República. O franquismo foi um regime de ditadores fascistas que surgiu na Espanha depois do término da guerra civil. O franquismo foi comandado pelo general Francisco Franco, que teve seu nome associado a esse período, e atravessou décadas. Nos primeiros anos, esse regime firmou a repressão brutal contra adversários e praticou uma política econômica que tinha poder sobre si mesmo o que fez com que o desenvolvimento do país parasse. As bases do franquismo foram definidas pelo catolicismo e pelo anticomunismo Disponível em: <http://salazarismoefranquismo.blogspot.com.br/>. Acesso em: ago. 2017. Adaptado. A análise do texto e os conhecimentos sobre a política no Brasil, entre 1937 e 1945, permitem identificar como elementos comuns entre o salazarismo, o franquismo e o getulismo
Answer
  • a contestação pública da Igreja Católica, através do Vaticano, às atrocidades praticadas pelo getulismo na fase do Estado Novo no Brasil e pelo franquismo.
  • a militarização da sociedade, tendo as escolas como maior instrumento, visto funcionarem como centros de treinamento para crianças e adolescentes.
  • o populismo, com base no apoio irrestrito das classes dominantes, que obedeciam a um partido único controlado pelo governo e que ditava as linhas da economia nacional.
  • a censura da imprensa e das instituições culturais, mediante a ação violenta de repartições públicas especialmente criadas para esse fim.
  • a longa permanência de suas estruturas de poder que sobreviveram como governos totalitários até o segundo pós-guerra

Question 2

Question
Em 1º de maio de 1943, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, no estádio de São Januário, que estava lotado para as comemorações do dia do Trabalho, o Presidente Getúlio Vargas sancionou o Decreto-Lei nº 5.452 que criou a CLT. Sobre esse fato, é correto afirmar que
Answer
  • permitiu ao Brasil se afastar das forças do eixo e se aproximar dos aliados com quem combateria lado-a-lado na Itália durante a fase final da segunda Grande Guerra Mundial.
  • estabeleceu o Código de Leis de Transporte que proporcionou o predomínio do transporte rodoviário sobre o ferroviário, tal como é hoje, e a grande dependência do país em relação aos combustíveis fósseis.
  • garantiu a inserção dos direitos trabalhistas na legislação brasileira como forma de controlar o operariado urbano e conter possíveis movimentos de esquerda que pleiteavam o poder aos trabalhadores.
  • possibilitou o estabelecimento de um regime ditatorial, também apoiado na Constituição de 1937, conhecida como “a polaca”, que instituiu a Comissão de Luta ao Terrorismo, para combater os trabalhadores grevistas no Brasil.

Question 3

Question
O trabalhador brasileiro nunca me decepcionou. Diligente, apto a aprender e a executar com enorme facilidade, sabe ser, também, bom patriota. A essas disposições o Governo responde com uma política trabalhista que não divide, não discrimina, mas, ao contrário, congrega a todos, conciliando interesses no plano superior do engrandecimento nacional. À medida que impulsionamos as forças da produção para favorecer o progresso geral e unificar economicamente o país, organizamos o trabalho, disciplinamo-lo sem compressões inúteis, afastando a luta de classes e estabelecendo as verdadeiras bases da justiça social. A ampliaçaÞo e o reforçamento das leis de previdência saÞo, para noìs, uma preocupaçaÞo constante. Este sentido de aperfeiçoamento se patenteia nas seguintes leis recentemente elaboradas e sujeitas agora aÌ revisaÞo final para promulgaçaÞo: “ConsolidaçaÞo das leis do trabalho”, “Lei orgânica de previdência social” e “Salaìrio adicional para a induìstria”. Discurso de Getúlio Vargas pronunciado no dia 1º de maio de 1943. Adaptado de biblioteca.presidencia.gov.br. O governo de Getúlio Vargas (1930-1945) realizou muitas vezes comemorações públicas e pronunciamentos no dia 1º de maio. A foto e o trecho do discurso proferido pelo então presidente, relativos a essas comemorações, possibilitam compreender alguns dos objetivos centrais da política trabalhista estabelecida. Esses objetivos viabilizaram os seguintes resultados:
Answer
  • controle dos lucros empresariais e redistribuição de renda
  • garantia da regularidade da remuneração e erradicação da informalidade laboral
  • universalização da assistência hospitalar e promoção do acesso à educação pública
  • regulação estatal dos sindicatos e concessão de benefícios para o operariado urbano

Question 4

Question
Durante o ano de 2017, duas Constituições brasileiras estão "aniversariando”: a “Polaca”, como foi chamada a Constituição de 1937, e a Carta de 1967. Entre elas, há muitas semelhanças, tais como
Answer
  • o fato de serem decretadas por presidentes eleitos para estabelecer regimes autoritários capazes de manter a paz política e social e a segurança em momentos de polarização política.
  • ambas ampliaram o Poder Executivo em detrimento do Legislativo e do Judiciário, enfraqueceram a autonomia dos Estados e criaram mecanismos para controlar os meios de comunicação.
  • ambas criaram dispositivos legais para o funcionamento do pluripartidarismo e para a participação equilibrada dos poderes republicanos.
  • a incorporação de Atos Institucionais autoritários que reforçavam o poder Legislativo para garantir a paz interna e a independência do país através de ampla atividade legislativa.

Question 5

Question
Considere o seguinte texto: O que a ação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e do Departamento de Imprensa e Propaganda deixa claro é que o Estado Novo, a partir de 1942/3, engajou-se em um importante esforço político de fortalecimento de sua estrutura sindical-corporativa. Se até os anos 40 não causara espécie ao governo o esvaziamento sindical, a partir desse momento sua estratégia e objetivos foram reordenados pela tentativa de consolidação de um verdadeiro pacto social com a classe trabalhadora. A promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho em 1º de maio de 1943, a criação e as atividades da Comissão Técnica de Orientação Sindical e os reajustes do salário mínimo (Decretos-Leis n.º 5.977 e n.º 5.978, ambos de 1943) são algumas iniciativas que atestam a importância do novo front que se abria para o regime. Dessa forma, se em seu formato político o Estado Novo não se sustentava mais – se a “democracia autoritária” era inviável dentro da nova situação internacional e nacional –, o impacto ideológico de um projeto governamental centrado na mitologia do trabalho e do trabalhador tinha desdobramentos mais complexos. (GOMES, Ângela de Castro. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: FGV, 2015, p. 265.) Levando em consideração o contexto desenvolvido no excerto, assinale a alternativa correta.
Answer
  • Nesse momento, o Estado Novo demonstrou interesse em construir sistemas sindicais menos autônomos, com a intenção de proteger a recém-criada Consolidação das Leis do Trabalho e evitar reformas produzidas por grupos representantes das elites urbanas e rurais.
  • Os problemas da conjuntura internacional do período descrito pela autora são relativos ao não reconhecimento oficial do governo fascista de Franco pelo Estado brasileiro, assim como a certa antipatia pelo modelo da Alemanha nazista, o que permitiu proteger a nacionalização de grandes indústrias de base no Brasil.
  • A “democracia autoritária” foi uma expressão cunhada por Gustavo Capanema em 1937 e utilizada pelo Estado Novo para definir a construção das políticas públicas que beneficiavam os trabalhadores economicamente, mas que enfraqueciam os poderes políticos dessa classe social.
  • Graças à utilização do imaginário do trabalhismo e à promulgação de todos os novos suportes aos trabalhadores, somadas ao ataque promovido contra certos grupos sociais, como estrangeiros, anarquistas, comunistas e mendigos, entre outros, o Estado Novo conseguiu fôlego extra e pode continuar existindo mesmo no pós-guerra.
  • A movimentação dos trabalhadores em 1945 foi representada por um movimento social denominado “queremismo”, que colocou a população na rua por estar insatisfeita com as políticas do Estado Novo. Os queremistas, por sua vez, foram altamente repreendidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda. Mesmo assim obtiveram sucesso, derrubando Vargas e dando origem a um novo partido político, o PDT.

Question 6

Question
Atente ao seguinte excerto sobre o evento denominado pejorativamente, pelo Governo Vargas, de Intentona Comunista: “Luiz Moreira, militar excluído das Forças Armadas por participar da Intentona Comunista em novembro de 1935, teve reconhecido o direito de ser reintegrado ao Exército brasileiro. A decisão da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região estabeleceu que ele será enquadrado como 2º tenente, graduação que teria alcançado se tivesse permanecido em serviço até sua reforma”. ANISTIA REMOTA. Militar que participou da Intentona Comunista é reincorporado. Revista Consultor Jurídico, online, 11 de julho de 2005. Sobre esse evento, é correto afirmar que
Answer
  • tendo sido organizado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), que era liderada por Luís Carlos Prestes, esse levante realizado por militares rebeldes insatisfeitos com o governo constitucional de Vargas amotinou quartéis em Natal, Recife e Rio de Janeiro.
  • foi arquitetado e executado por membros da Ação Integralista Brasileira (AIB) que pretendiam derrubar o Governo democrático de Getúlio Vargas e impor um estado totalitário de orientação fascista no Brasil.
  • teve sua origem no movimento das Ligas Camponesas, de orientação Comunista, que, a partir das ações no campo passaram a apoiar movimentos grevistas de trabalhadores urbanos, com o intuito de derrubar o Estado Novo instituído por Getúlio Vargas.
  • foi uma artimanha de Vargas, que utilizou este evento falso como justificativa, perante a opinião pública, para instituir um governo totalitário de características fascistas, chamado Estado Novo, em 1937.

Question 7

Question
Atualmente [...] o centro de uma residência é determinado pelo rádio. É este que indica qual o ponto de reunião. Se o rádio estiver na sala de visitas, ali também estarão os habitantes da casa. Mude-se o aparelho para a sala de jantar e tanto os moradores como as próprias visitas aí estarão ao seu redor. Sem o rádio, ninguém mais passa. É por isso que todos se reúnem ao seu redor, pois é por causa dele que a sala em que ele se acha é o lugar preferido. Revista Carioca. 28/08/1937. p. 46. Apud MEUCCI, Simone; MOREIRA, Cláudia. História do Brasil: sociedade e cultura. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 39. O trecho de um artigo publicado na Revista Carioca, em 1937, reproduzido no TEXTO 10, apresentava o rádio como uma nova forma de integração social e como um dos primeiros veículos de comunicação em massa. Sobre o rádio, na história brasileira, assinale a alternativa CORRETA.
Answer
  • Durante o Estado Novo, o programa Hora do Brasil era produzido pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do governo e era, de fato, um meio de promover as realizações de Getúlio Vargas. Trata-se de um dos programas mais antigos do país e que até hoje é transmitido com o novo nome A voz do Brasil.
  • Até o aparecimento da internet, o rádio foi considerado o principal veículo de comunicação de massa do Brasil, responsável por criar modas e inovar estilos. Os noticiários, as radionovelas e os programas de auditório eram fonte de informação e entretenimento para a população de todas as classes.
  • No Brasil, a primeira transmissão radiofônica aconteceu durante o governo de Juscelino Kubistchek, na cidade do Rio de Janeiro, como parte das comemorações da independência do Brasil. Na ocasião, os convidados puderam ouvir a transmissão do discurso do presidente e de alguns trechos da ópera O Guarany.
  • O programa A voz do Brasil foi criado durante o regime militar, ficando no ar entre os anos 1964 e 1985. Nesta época, foram retirados dos noticiários expressões e termos que pudessem estar vinculados a algum sentindo ideológico. O uso do verbo denunciar, por exemplo, foi proibido.
  • Durante a década de 1950, o rádio foi um dos mais importantes veículos de propaganda política e ideológica no Brasil. Em 1955, por exemplo, a primeira campanha à presidência da República a dispor desse poderoso veículo de divulgação foi feita pela Rádio Educadora Paulista para o candidato Jânio Quadros.
Show full summary Hide full summary

Similar

C2 - Formulae to learn
Tech Wilkinson
Plant Structure and Photosynthesis
Evangeline Taylor
Cultural Studies
Emily Fenton
HISTOGRAMS
Elliot O'Leary
Religious Studies- Marriage and the family
Emma Samieh-Tucker
untitled 2
lola_smily
Cells And Cell Techniques - Flashcards (AQA AS-Level Biology)
Henry Kitchen
4. The Skeletal System - bones of the skull
t.whittingham
Procedimientos Operacionales
Adriana Forero
mi mapa conceptual
Gloria Romero
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Ricardo Padilla Alcantara