Quiz
MAPA CONCEITUAL PEDAGOGIA EAD
This quiz has a time limit, so it opens in the usual player.
Questions in this quiz (20)
1O governo federal, a partir da década de 90, inicia oficialmente a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o intuito de garantir:
O desenvolvimento do pais- ATrue
- BFalse
2Sobre políticas educacionais :Para Haddad (1995, p.18) define-se como “uma decisão única ou um conjunto de decisões explícitas ou implícitas que podem incluir orientações para guiar as decisões futuras, projetar ou atrasar ações ou orientar a execução de decisões anteriores.”
verdadeiro ou falso?- ATrue
- BFalse
3Goodson (2008) alerta sobre o momento conjuntural passado na última década, que constatou que “os livres mercados triunfaram e as reformas educacionais ecoaram os reforços para estratificar e diferenciar os mercados globalizados”(p.25), tornando as escolas
- A“motores para a eficiência e para a diferenciação”
- Bmotores para a seleção
4No Brasil, as organizações internacionais têm contribuído para a homogeneização dos modelos educacionais. Estes modelos têm inspirado novas prioridades, principalmente a tendência à descentralização e à privatização. A partir de 1996, com a promulgação da Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, vários artigos e dispositivos foram alterados para permitir que tenhamos uma educação que atenda não apenas os interesses internos, mas, pelo contrário, precisa-se adentrar na agenda global de educação.
- ATrue
- BFalse
5Destaca-se que para Apple (2000, p.59) o “currículo nunca é apenas um conjunto neutro de conhecimentos, que de algum modo aparece nos textos e nas salas de aula de uma nação. Ele é sempre parte de uma tradição seletiva”. Currículo é poder. Por isso, a necessidade de se voltar para a política curricular nacional, para se evitar, segundo Apple que ocorra o que já está consolidado na Inglaterra como um currículo pragmático com fins de rankings institucionais.
- ATrue
- BFalse
6Atualmente assume-se considerável proeminência nos debates sobre as políticas educacionais as proposições para uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto brasileiro. A sociedade brasileira e principalmente as redes de ensino Municipal e Estadual, estão sendo mobilizadas a participarem da tessitura desta BNCC. Por isso, dando-nos conta do grande desafio que estava sendo proposto, no que se refere à BNCC e sendo o currículo um dos eixos estruturantes da escola, dispomo-nos a investigar a política curricular.
- ATrue
- BFalse
7Os primeiros indícios quanto à formulação de uma Base Nacional Comum Curricular tiveram início 1988, quando da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil que prevê, em seu Artigo 210, a Base Nacional Comum Curricular. Em seu Art. 210 estabelece que seja fixado conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Continuando, em seu parágrafo primeiro institui que:
- A§ 1º O ensino de matematica, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
§ 2º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. - B§ 1º O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
§ 2º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
- A§ 1º O ensino de matematica, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
8Em 2019 foram consolidados, em dez (10) volumes, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano, apontados como referenciais de qualidade para a educação brasileira. Foram feitos para auxiliar as equipes escolares na execução de seus trabalhos, sobretudo no desenvolvimento do currículo.
- ATrue
- BFalse
9sobre identidade:
Uma das reflexões sobre a identidade e a sociedade contemporânea é realizada por Giddens (2006), ao considerar que vivemos em uma sociedade moderna e instável, por isso as identidades são construções também relativamente instáveis, influenciadas pelo processo contínuo de atividade social: os acidentes, as fricções, os erros, o caos, etc. É através do ruído social, dos conflitos entre os diferentes agentes e lugares de socialização que a identidade se constrói, sendo ativada, estrategicamente, pelas contingências, pelas lutas, e sendo, permanentemente, descobertas e reconstruídas na ação.- ATrue
- BFalse
10Na mesma linha de reflexão de Hall (2011), Giddens (2006) e Bauman (2005), ao definirem identidade como “fonte de significado e experiência de um povo”, Castells (2008) afirma que, do ponto de vista sociológico, toda e qualquer identidade é construída. E esta concepção de identidade como processo em construção/reconstrução, elaboração/reelaboração que consideramos neste trabalho.
é correto:- Aa identidade é nata.
- Bé construída
11É através da vida urbana que se materializa nas escolas as ações pedagógicas e estas por sua vez, contribuem para a formação da identidade e o reconhecimento dos educandos.
- ATrue
- BFalse
12Pois, os sujeitos que sofrerão a ação da política educacional serão incluídos na análise do processo da prática e será possível “identificar processos de resistência, acomodações, subterfúgios e conformismo dentro e entre as arenas da prática, e o delineamento de conflitos e disparidades entre os discursos nessas arenas” (MAINARDES, 2006, p.50). E, justamente, através dos discursos poder-se-á identificar as identidades que estão se constituídos e as possibilidade de reconhecimento e de justiça social.
- ATrue
- BFalse
13Em 1994, Ball expandiu o ciclo de políticas acrescentando o contexto dos resultados e o contexto da estratégia social. No contexto dos resultados as preocupações principais são com questões de justiça social, igualdade e liberdade individual. Por isso, deverão ser analisadas a partir dos impactos e das interações com a realidade existente.
- ATrue
- BFalse
14O último contexto envolve a estratégia política compreendida como “a identificação de um conjunto de atividades sociais e políticas que seriam necessárias para lidar com as igualdades criadas ou produzidas pela política investigada”(MAINARDES, 2006, p.55).
- ATrue
- BFalse
15A BNCC, no campo da política pública nacional da educação básica é uma referência importante que “avança em relação a documentos normativos anteriores ao definir direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento aos quais todas as” pessoas, em idade ou fora da idade, devem ter acesso enquanto um direito constitucional.
- ATrue
- BFalse
16Na educação infantil, a BNCC aponta os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento com base em “cinco princípios de ações que orientam os processos de aprendizagem e desenvolvimento, dadas as características dos bebês e crianças”, que de acordo com o previsto nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são:
- ACONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR e CONHECER-SE.
- Bdormir, comer, e ter convívio social
17Afinal, na proposição do documento o que é um campo de experiência?
- AÉ um modo de organização curricular específico da educação infantil. Uma maneira de estruturar o currículo o mais próximo possível da vida concreta das crianças
- Bvivencia na sala de aula
18Enquanto estrutura de organização do currículo na educação infantil os campos de experiências constituem um avanço significativo do ponto de vista da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança. A BNCC na sua proposta de orientação curricular para as unidades de educação infantil apresenta cinco campos de experiências:
- AO eu, o outro e o nós;
Corpo, gestos e movimentos;
Traços, sons, cores e imagens;
Escuta, fala, linguagem e pensamento;
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. - Bbrincar, aprender, conhecer, opinar
- AO eu, o outro e o nós;
19A concepção de campos de experiências enquanto estrutura organizadora do currículo da educação infantil promove:
- Aa ampliação das proposições já mencionadas nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil
- Binteração diversidade
20"...Sendo assim, a BNCC afirma sua concepção de currículo fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, no seu art. 3º que estabelece:
- AO currículo da educação infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, cientifica e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade (2010).
- BO currículo da educação infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, cientifica e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 10 anos de idade (2010).
Information
- Description
- ATIVIDADE 3
- Author
- alexsandra alves
- Language
- Português
- Views
- 12
- History
- Created on 11 Aug 2019 · updated on 11 Aug 2019
- Rating
- No ratings yet Rate this quiz