Europa no Antigo Regime

Description

Nesse Quiz vamos testar seus conhecimentos sobre as transformações que ocorreram na Europa no inicio da Era Moderna.
Maria Joaquina Moreira Paz
Quiz by Maria Joaquina Moreira Paz, updated more than 1 year ago
Maria Joaquina Moreira Paz
Created by Maria Joaquina Moreira Paz almost 4 years ago
194
0

Resource summary

Question 1

Question
1. Sobre a Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo: I – A doutrina calvinista admitia o mundo dependente da vontade absoluta de Deus, estando os homens sujeitos à predestinação: como pecadores por natureza, somente alguns estariam predestinados à salvação eterna; II – Com o auxílio do teólogo Felipe Melanchton, Lutero redigiu um documento que fundamentava sua doutrina, afirmando que a fé constituía a única e verdadeira fonte de salvação; III – Considerado um dos precursores da Reforma Protestante, John Wyclif pregava o confisco dos bens da Igreja na Inglaterra e a adoção pelo clero dos votos de pobreza material do cristianismo primitivo. Assinale a alternativa:
Answer
  • Somente se as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • Somente se as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • Somente se as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • Se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • Se todas as afirmativas estiverem incorretas.

Question 2

Question
2. (Unesp/2016) As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra
Answer
  • a venda de indulgências e a autoridade do Papa, líder supremo da Igreja Católica.
  • a valorização, pela Igreja Católica, das atividades mercantis, do lucro e da ascensão da burguesia.
  • o pensamento humanista e permitiram uma ampla revisão administrativa e doutrinária da Igreja Católica.
  • as missões evangelizadoras, desenvolvidas pela Igreja Católica na América e na Ásia.
  • o princípio do livre-arbítrio, defendido pelo Santo Ofício, órgão diretor da Igreja Católica.

Question 3

Question
3. (Unifesp) – “Se um homem não trabalhar, também não comerá” – São Paulo O texto acima traduz a ideia defendida pelo:
Answer
  • Protestantismo de Lutero
  • Protestantismo de Calvino
  • Catolicismo da Idade Média;
  • Catolicismo da Contra-Reforma

Question 4

Question
4. No século XVI surgiu, na Europa, um movimento de caráter religioso, político e econômico que deu origem à Reforma protestante, iniciada como uma reação:
Answer
  • ao progresso do capitalismo comercial, que preconizava o lucro e estimulava o desenvolvimento das atividades mercantis, condenados pela Igreja Católica.
  • à crise da Igreja Católica, que se manifestava através da vida desregrada, do luxo do alto clero, da venda de cargos eclesiásticos e de relíquias sagradas.
  • à teoria religiosa católica, que estava alicerçada na predestinação absoluta, na salvação pela fé e no livre exame da Bíblia.
  • ao fortalecimento do Estado Nacional absolutista cuja consolidação representava o apoio à teoria da supremacia e do universalismo do poder papal.

Question 5

Question
5. (VUNESP-2006) – Thomas Münzer liderou os anabatistas, camponeses que inspirados nas teses luteranas passaram a confiscar terras, inclusive da nobreza, rompendo com a estrutura feudal. A atitude de Lutero, propositor da Reforma, frente ao anabatismo foi de
Answer
  • apoio, pois via nos seus seguidores os que mais se aproximavam de seu ideal religioso. .
  • apoio, pois via neles um instrumento para a derrota definitiva dos defensores de Roma.
  • oposição, pois via na violência de suas ações a manifestação dos ensinamentos do papado.
  • apoio, pois ao confiscarem as terras destruíram as bases do Sacro Império, maior inimigo de Lutero
  • oposição, pois via neles uma ameaça à ordem que seus protetores da nobreza defendiam.

Question 6

Question
6. 1. (Pucrj 2014) “O ódio contra o clero, muito extenso, desempenhou o seu papel (...). A cobiça, o endividamento e os cálculos políticos, também devem ser levados em conta. Mas a mensagem dos reformadores, respondeu – isto é indubitável – a uma intensa sede espiritual que a igreja oficial foi incapaz de satisfazer (...) os pregadores da reforma não necessitaram de nenhum apoio político para atrair seus partidários, ainda que esse apoio se fizesse necessário para consolidar os resultados alcançados pelo ataque inicial dos profetas. Não se pode esquecer que, em seus inícios, a Reforma foi um movimento espiritual com uma mensagem religiosa.” Lucien Febvre apud MARQUES, Adhemar Martins; BERUTTI, Flavio Costa, FARIA, Ricardo de Souza. História Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto, 2005 - coleção textos e documentos - 3. Em relação aos movimentos religiosos que atingiram a Europa no século XVI, é INCORRETO afirmar que:
Answer
  • Lutero, apesar de não ter sido o primeiro teólogo a se posicionar de forma contrária à Igreja, apresentava como um dos pontos centrais de seus questionamentos a condenação da prática, coordenada pelos próprios membros do clero católico, da venda de indulgências, de relíquias e de cargos religiosos.
  • as reformas religiosas levaram a Europa a testemunhar sangrentas rebeliões e guerras, que, apesar de figurarem como motivadas por questões de cunho estritamente religioso, estavam também associadas a disputas políticas ou insatisfações das camadas menos favorecidas da população.
  • o Anglicanismo surgiu na Inglaterra sob o governo de Henrique VIII. Este, sendo um religioso fervoroso, começou a questionar e, posteriormente, a criticar, alguns dogmas como os sacramentos do matrimônio e do celibato. Essa discordância teve como consequência a ruptura definitiva com a Igreja Católica.
  • a contrarreforma foi a resposta dada pela Igreja Católica, a partir de duas frentes de ação: por um lado procurou corrigir alguns desvios de conduta de seus membros, alvos recorrentes de ataque dos reformadores; e por outro reafirmou os dogmas que foram condenados pelas novas religiões.
  • o calvinismo pregava a devoção à oração e ao trabalho como valores edificadores daqueles que, segundo a doutrina da predestinação, estariam encaminhados ao paraíso. Os homens que não vivessem de acordo com esses valores, sinalizariam que seu destino seria a danação no inferno.

Question 7

Question
7. (Ufjf 2006) No início do século XVI, a Igreja Católica passou por um amplo processo de reformulação doutrinal e administrativa, chamado de Reforma Católica (ou Contra-Reforma). Paralelamente, as Coroas de Portugal e Espanha ajudavam no fortalecimento da Igreja Católica, mas também buscavam se transformar em instrumentos para a "salvação da humanidade", através da conquista e colonização de novas terras. Qual dos eventos a seguir NÃO faz parte deste contexto?
Answer
  • O Concílio de Trento, que reuniu diversos religiosos com o objetivo de posicionar-se frente às críticas protestantes e reafirmar os dogmas católicos.
  • A criação do "Index Librorum Proibitorum", que se constituía numa lista de livros proibidos por atacarem os dogmas católicos ou atentarem contra eles.
  • A difusão do Projeto Colonizador, segundo o qual o lucro era legítimo e o trabalho era uma vocação divina e que possibilitava o acúmulo de riquezas, como sinal de predestinação.
  • O Padroado Real, através do qual os monarcas ibéricos eram autorizados a administrar os assuntos religiosos, tanto no Reino como nas terras de além-mar.
  • A fundação da Companhia de Jesus, uma vez que os jesuítas atuavam como educadores e catequizaram os povos nativos nas colônias portuguesas e espanholas.

Question 8

Question
8. (Puccamp 1997) Analise os textos a seguir e responda. I. "Na verdade, Ciência e Razão eram apenas uma face de realidade bem mais complexa. Enquanto as elites redescobriram Aristóteles ou discutiam Platão na Academia florentina, (...), a quase totalidade da população europeia continuava analfabeta. Praticamente alheia à matematização do tempo tinha seu trabalho regido ainda pelos galos e pelos sinos (exceto nos centros têxteis mais importantes da Itália e de Flandres), a vida cotidiana pautada por ritmo sazonais..." II. "... numa época agitada, na qual o individualismo realizava grandes progressos, os fiéis sentiram a necessidade de uma teologia mais sólida e mais viva que aquela que lhes ensinava - ou não lhes ensinava - um clero geralmente pouco instruído e rotineiro, composto por capelães famintos e incapazes de substituir os curas titulares, que tampouco possuíam uma formação melhor."
Answer
  • O primeiro texto descreve o contexto social à época do Renascimento, enquanto o segundo identifica uma das causas da Reforma.
  • O primeiro texto refere-se aos fatores responsáveis pela crise do feudalismo no século XIV, enquanto o segundo, identifica uma das causas do Renascimento
  • O primeiro texto envolve uma crítica contundente ao cientificismo defendido pelos renascentistas, enquanto o segundo, faz uma crítica ao movimento reformista.
  • Os dois textos referem-se às consequências socioeconômicas da Reforma religiosa nos países europeus.
  • Os dois textos identificam as causas responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios fundamentais do Renascimento.

Question 9

Question
9. (UFV-MG) Considerando as peculiaridades da colonização européia no Novo Mundo, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que constitui a seqüência numérica correta. 1 – Espanha 2 – França 3 – Holanda 4 – Inglaterra 5 – Portugal ( ) Não respeitava o tratado de Tordesilhas. Foi o primeiro país a fazer uma tentativa séria de colonização no Canadá. ( ) Possuía o principal banco da Europa. Criou a Companhia das índias Ocidentais. ( ) Seus filhos nascidos na América tinham situação social inferior à dos nascidos no país de origem. ( ) Buscava metais preciosos e não explorava a agricultura. ( ) Inicialmente, mandou algumas expedições exploratórias para conhecer as possibilidades da terra. Somente com o declínio do comercio de especiarias passou a cultivar suas terras na América. ( ) Sua colonização teve caráter ocupacional. Buscava terras, liberdade religiosa e política, além do enaltecimento nacional.
Answer
  • 1,5,3,4 e 2
  • 3,1,4,2 e 5
  • 5,4,2,3 e 1
  • 4,2,5,1 e 3
  • 2,3,1,5 e 4

Question 10

Question
10. O filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), autor de “O Leviatã”, acreditava que a violência generalizada de todos contra todos era a regra geral da política e que, para conter tal violência intestina, era necessária a força de um poder político centralizador e autoritário. Podemos dizer que Hobbes pensava dessa forma sobretudo porque:
Answer
  • não concordava com as ideias liberais de Adam Smith.
  • não concordava com as ideias contratualistas de Jean-Jacques Rousseau.
  • vivia na época das Guerras Civis Religiosas
  • vivia na época do Terror Revolucionário francês.
  • não concordava com o neocontratualismo de John Rawls.
Show full summary Hide full summary

Similar

Basic Spanish Vocabulary
Alice McClean
Cell Organelles and Functions
Melinda Colby
Of Mice and Men Quotes
_Jess_
Structure of the League of Nations
saskiamitchell.19
Biology B2.2
Jade Allatt
The Cold War: An Overview
Andrea Leyden
Biology B1
Kelsey Phillips
The Circulatory System
Shane Buckley
Test your Knowledge with Quizzes
daniel.praecox
The Circulatory System
Johnny Hammer
Present Simple Vs Present Continuous
Luis Alcaraz