Super teste - "A Era Vargas"

Description

Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
Marcelo  Castilho
Quiz by Marcelo Castilho, updated more than 1 year ago
Marcelo  Castilho
Created by Marcelo Castilho almost 4 years ago
58
1

Resource summary

Question 1

Question
Com base nos estudos aplicados marque corretamente o conceito de Estado de Compromisso implantado no Brasil a partir da Era Vargas.
Answer
  • O Estado de Compromisso foi o compromisso firmado entre as oligarquias rural e urbana, para conduzir o desenvolvimento, sem conflitos, da Nação.
  • O Estado se transforma em um intermediador das classes sociais e se torna uma instituição autônoma em relação à sociedade.

Question 2

Question
A Era Vargas foi intensa de conflitos políticos, marcada por agitações e radicalizações políticas entre integralistas e aliancistas que propunham um novo Brasil. Utilizando-se da imagem e levando-se em consideração os princípios da Ação Integralista Brasileira, podemos afirmar:
Answer
  • Sob a liderança de Plínio Salgado, o integralismo comprometeu-se com a formação de um novo homem, amparado na família.
  • Inspirados no modelo liberal francês, os integralistas, valorizavam práticas de convívio coletivo em detrimento de interesses individuais.

Question 3

Question
Há dois modelos clássicos de organização [do Estado]: o do Estado Unitário ou centralizado e aquele do Estado Federal. (...) No caso do Brasil, há uma estrutura federativa pela Constituição. Apesar de ter passado por períodos de maior ou menor funcionamento como uma federação, todas as Constituições da República definiram a divisão de poderes e de atribuições das escalas territoriais do Estado. Dois momentos da História do Brasil nos quais o federalismo adquiriu menor e maior intensidade, respectivamente, são:
Answer
  • Regime Militar e Período pós-1988
  • República Velha e Estado Novo

Question 4

Question
Movimento político que defende a auto-organização baseada no consenso e na cooperação entre os mais diversos membros da sociedade, somando-se a isso a abolição do Estado, ou seja, do domínio político que se apoie no princípio dirigentes/dirigidos, representantes/representados, o anarquismo desempenhou um papel importante na história dos movimentos sociais. Sobre esse movimento no Brasil, é correto afirmar:
Answer
  • Formado por imigrantes, o anarquismo defendia a ação direta, sendo responsável pela liderança das principais greves nas duas primeiras décadas do século XX, cujo objetivo era a redução da jornada de trabalho e melhores condições de trabalho
  • Deslocando-se do meio urbano para o meio rural, os anarquistas aderiram às marchas contra o sistema capitalista, que mais tarde seriam denominadas de "Coluna Prestes".

Question 5

Question
"Um militante era escalado para trabalhar em uma fábrica. Lá não deveria fazer agitação, e sim ter conversas 'de pé de ouvido', para angariar adesões. Conseguindo um número razoável de adesões, organizava-se numa célula que ficava subordinado ao Comitê Regional e ao Comitê Central Estadual." Essa afirmação está diretamente vinculada à ação política desenvolvida pelo:
Answer
  • Movimento anarco-comunista, determinado a organizar a emergente classe operária na sua luta revolucionária, propondo a eliminação do Estado.
  • Partido Comunista Brasileiro, que, na fase inicial, define a forma de organizar sua militância política para a tomada do poder.
Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
República Velha
Vitor Gomes
Feudalismo
Malu Miralha