Fundamentos do Patrimonialismo e do estamento burocrático

Description

Neste quiz há definições mais conceituais para ajudá-lo a distinguir claramente os dois conceitos, assim como são usados exemplos reais que demonstram o funcionamento do estamento burocrático e do patrimonialismo no contexto brasileiro.
Patrícia Vendramini
Quiz by Patrícia Vendramini, updated more than 1 year ago
Patrícia Vendramini
Created by Patrícia Vendramini almost 4 years ago
168
0

Resource summary

Question 1

Question
O [blank_start]estamento burocrático[blank_end] comanda o ramo civil e militar da administração e, dessa base, com aparelhamento próprio, invade e dirige a esfera econômica, política e financeira
Answer
  • estamento burocrático
  • patrimonialismo

Question 2

Question
O [blank_start]Estado patrimonial[blank_end] é o representante típico de um conjunto de tradições inquebrantáveis. O domínio exercido pelas normas racionais se substitui pela justiça do príncipe e seus funcionários. Tudo se baseia então em considerações pessoais. Os próprios privilégios outorgados pelo soberano são considerados provisórios"
Answer
  • Estado patrimonial
  • Estamento burocrático

Question 3

Question
O surto de contaminados e mortos subiu em Minas Gerais. O poder executivo municipal, comandado pelo prefeito Alexandre Kalil, determinou, nos termos da decisão do STF que autoriza governos e municipalidades a tomar medidas para conter a pandemia, o fechamento de bares e restaurantes. E eis que um juiz, alegando "tirania" de Kalil e "desespero" imposto pela mídia, autoriza a reabertura de bares e restaurantes. Medidas semelhantes estão sendo tomadas Brasil a fora. O nosso Judiciário parece desconhecer a tragédia que contabiliza mais de 80 mil mortos. Esse exemplo caracteriza [blank_start]o estamento burocrático[blank_end] do Judiciário.
Answer
  • o estamento burocrático
  • o patrimonialismo

Question 4

Question
Com a supremacia do [blank_start]estamento[blank_end] instala-se a forma [blank_start]patrimonialista[blank_end] de exercício do poder, que atua segundo critérios personalíssimos, confundindo o público e o privado. O importante era ter a caneta que nomeia, cimentando-se a rede de relacionamento entre os detentores do poder, na qual vige a cordialidade de que fala Sérgio Buarque de Holanda.
Answer
  • estamento
  • patrimonialismo
  • patrimonialista
  • burocrática

Question 5

Question
Lula estabeleceu a cobrança de contribuição dos servidores públicos aposentados, na alíquota de 11% e teto para servidores estaduais e federais. Já Temer propôs que servidores públicos, agentes políticos e trabalhadores do setor privado deveriam aposentar-se com 65 anos os homens e 62 as mulheres. Previa-se que o maior valor a ser pago no setor público correspondesse ao máximo pago pelo INSS. Contudo, às vésperas de ser votada a emenda, passível de ser aprovada com algumas alterações, o Ministério Público Federal divulgou conversa de Temer com Joesley Batista, destruindo seu capital político e enterrando a reforma. Esse pode ser um exemplo do funcionamento do estamento burocrático.
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
O feudalismo ocidental ofereceu a matriz primitiva a partir da qual se chegou à idéia do pacto político como fundamento da distribuição de poderes, tomada como ponto de referência para a modernização da estrutura tradicional típica, o [blank_start]Estado patrimonial[blank_end]. Neste, as relações de domínio sedimentam-se como o prolongamento dos poderes do patriarca familiar.
Answer
  • Estado patrimonial
  • estamento burocrático

Question 7

Question
A estrutura tributária brasileira, a qual é marcadamente regressiva e tributa mais os contribuintes de baixa renda relativamente aos de maior renda; o sistema penal, caracterizado por apresentar uma população carcerária composta, quase que exclusivamente, por pessoas de baixa renda, negras e sem escolaridade; e a existência de uma elite política que possui acesso legal a benesses e regalias de ordem financeira e outras que estão em enorme dissonância com a realidade de um país de renda média que possui sérios problemas de miséria, desemprego, precarização do trabalho e outras mazelas socioeconômicas são exemplos do estado patrimonial, apenas.
Answer
  • True
  • False

Question 8

Question
O Estado-providência, que tutela os interesses privados, distribui os favores, distingue com privilégios e postos, faz justiça casuística sem atenção às normas objetivas e impessoais, inspira nas massas a consagração do bom príncipe, protetor do bem-estar dos desvalidos consolida a dinâmica patrimonial que dá origem ao estamento burocrático.
Answer
  • True
  • False

Question 9

Question
Diante da nação afetada por situações instáveis, com as iniciativas entregues ao aleatório das variações dos mercados consumidores ou importado¬res, o Estado crescerá, intervindo nos negócios, especulando com monopólios, valorizações artificiais e controle do crédito. A história financeira do café é bem o exemplo da conjuntura do [blank_start]estamento[blank_end], com as intromissões estatais freqüentes, em latente intervenção, para impedir o aviltamento do preço e a ruína da economia nacional. Como conseqüência, o governo, para financiar as intervenções, lança mão do papel-moeda, forçado a emiti-lo sem continência, a fim de alimentar sua própria especulação.
Answer
  • estamento
  • patrimonialismo

Question 10

Question
O [blank_start]patrimonialismo[blank_end] persegue a apropriação sucessiva de novas funções, desde que equivale à elevação de seu próprio poderio e de sua importância ideal, criando ao mesmo tempo a possibilidade de benefícios adicionais para seus funcionários. Por isto mesmo, assinala, o ideal dos Estados patrimoniais é o título de “pai do povo”, o que leva ao exercício do que se poderia denominar de “política social”, voltada para o bem-estar das massas.
Answer
  • patrimonialismo
  • estamento burocrático

Question 11

Question
A contribuição de Wittfogel é questionar: como se formaram [blank_start]Estados Patrimoniais[blank_end] mais fortes que a sociedade? A pergunta é de todo pertinente porquanto fora da tradição constitucionalista do Ocidente, o que se vê na imensa maioria dos países são organismos estatais que, ao invés de se colocarem a serviço da sociedade, a submetem e dominam.
Answer
  • Estados Patrimoniais
  • estamentos burocráticos

Question 12

Question
O Estado português, mostra Faoro, desde os primórdios, conseguiu formar imenso patrimônio rural, cuja propriedade se confundia com o domínio da casa real. A coroa separava nos nobres a qualidade de funcionário das qualidades de proprietário. Os cargos eram, dentro de tal sistema, dependentes do príncipe, de sua riqueza e de seus poderes. Extremava-se tal estrutura da existência na Europa contemporânea, marcando um traço prematuro de modernidade. O rei, quando precisava do serviço militar da nobreza, pagava-o como se paga a um funcionário. Formou-se em Portugal, portanto, um Estado patrimonial e não feudal. Portugal, como diria Alexandre Herculano, não conheceu o feudalismo.
Answer
  • True
  • False

Question 13

Question
No esquema de análise montado em Os donos do poder não há lugar para o papel modernizador que o estamento assumiu sob Marquês de Pombal, o que o faz Faoro perder de vista a alteração fundamental, prenhe de conseqüências para a evolução posterior, que introduziu na mentalidade desse agrupamento. Essa é a crítica que Paim faz da obra citada.
Answer
  • True
  • False

Question 14

Question
Weber considerava o antigo Egito e o Império Chinês como as formas mais desenvolvidas do estamento burocrático.
Answer
  • True
  • False

Question 15

Question
Em 7 de agosto de 2003, editorial deste jornal destacava o objetivo das reformas: “A correção de um sistema que vem provocando enormes transferências de renda dos trabalhadores do setor privado para os do setor público, além de ser o maior fator estrutural do desequilíbrio das contas públicas”. Esse é o imenso desafio, enfrentado ao longo de mais de 25 anos, com pequenas vitórias, pois o [blank_start]estamento burocrático[blank_end] tem seus tentáculos, sabe fazer lobby, conhece os corredores do Congresso Nacional e forma rede de auxílio mútuo junto a parlamentares.
Answer
  • estamento burocrático
  • patrimonialismo

Question 16

Question
Um desembargador, Eduardo Siqueira, considerado "um sujeito desprezível" por sua colega de Corte, desembargadora Maria Lúcia Pizotti, flagrado sem máscara na orla da praia de Santos, hostilizou um guarda metropolitano, chamando-o de "analfabeto", rasgou o papel que lhe foi apresentado, telefonou para o secretário de Segurança da cidade, enfim, desprezando a ação do fiscal. O país clama por uma lei de abuso da autoridade. Onde está este instrumento normativo? Ou vamos continuar cultivando: "você sabe com quem está falando"? Esse é um típico exemplo da essência do funcionamento do Estado Patrimonial.
Answer
  • True
  • False

Question 17

Question
Estados patrimoniais e feudais iriam marchar para a estruturação de formas legais de dominação, sob o impacto do avanço do capitalismo, já que antes estavam fundamentadas na dominação tradicional.
Answer
  • True
  • False

Question 18

Question
A disciplina de TGAP é difícil, mas as dinâmicas das aulas síncronas ajudam a compreender melhor o conteúdo.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Sistema Intraurbano de Monitoramento de Direitos Humanos
Bethânia Suano
Introdução Administração Pública
Carolina Fernanda Silva
Lei nº 8.666/1993
Lavs Agah
Lei 8666/93
Rita Lima
Administração Pública
walmirluz
Licitação Pública - noções introdutórias
Lavs Agah
03 - Administração Pública na Constituição - Disposições Gerais
Silvio R. Urbano da Silva
Lei 8.666 - Modalidades
wallace rocha
Direito Administrativo
Shayene Mendonça Soares