Quiz sobre globalização.

Description

Quiz com 5 pergutas acerca do tema Globalização.
Idle Delilah
Quiz by Idle Delilah, updated more than 1 year ago
Idle Delilah
Created by Idle Delilah almost 9 years ago
5117
12

Resource summary

Question 1

Question
A Globalização é um processo que abrange quase todas as esferas, seja econômica, social, cultural ou política. Começou na primeira guerra mundial e continua até hoje com o principal objetivo de integração.
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
2º QUESTÃO: “O economista Dani Rodrik, professor da Universidade Harvard, é um crítico implacável do processo de globalização econômica, centrado na abertura comercial e financeira. Em seu novo livro, The globalization paradox: democracy and the future of the world economy (O paradoxo da globalização: democracia e o futuro da economia mundial), recém-lançado nos Estados Unidos, ele diz que a ditadura dos mercados foi longe demais e representa uma ameaça à democracia e à soberania das nações. Segundo Rodrik, os países que se deram melhor na globalização não foram aqueles que abriram de forma indiscriminada suas fronteiras, mas os que se integraram de forma gradual na economia mundial e adotaram políticas comerciais e industriais para desenvolver e diversificar suas economias.” Revista Época, “Dani Rodrik: A globalização foi longe demais”. A caraterística da globalização citada no parágrafo acima dá a entender:
Answer
  • Que a globalização possui somente pontos positivos, como o aumento da igualdade entre os países, citado no parágrafo acima.
  • Que a globalização possui não somente pontos negativos, mas também positivos, como o aumento da independência econômica dos países em desenvolvimento, como o Brasil.
  • Que a globalização afeta principalmente os países mais desenvolvidos, tendo em vista que eles abrem indiscriminadamente suas portas aos outros países em desenvolvimento.
  • Que a globalização não possui somente pontos positivos, também possui negativos, como a desigualdade entre os países mais desenvolvidos e os outros menos desenvolvidos, acarretado pela dependência dos países em relação à aspectos como tecnologia.
  • Que a globalização não possui somente pontos positivos, também possui negativos, como a desigualdade entre os países desenvolvidos e os outros menos desenvolvidos, acarretado pela falta de mão-de-obra e de matéria-prima por parte dos menos desenvolvidos, como Brasil e China.

Question 3

Question
Aldeia Global é um conceito que se ampliou com a globalização. Aldeia Global é o fato das pessoas do mundo todo, embora as distâncias e as diferenças, possuirem características e culturas parecidas, um exemplo são as roupas, uma mesma roupa pode virar moda no mundo todo. Ela é acarretada pelo aumento da troca de informação e cultura entre as pessoas do mundo todo.
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
Das coisas que vieram ou que se aperfeiçoaram com a globalização, marque a alternativa em que o item não corresponde a uma dessas coisas.
Answer
  • Aparelhos de comunicação.
  • Transnacionais.
  • Comércio mundial.
  • Aldeia global.
  • Especificações culturais em todo o mundo.

Question 5

Question
As transnacionais são empresas que conseguem se instalar em diversos países do mundo, as transnacionais vieram como uma característica importante da Globalização. Atualmente vem sofrendo um retrocesso por conta da falta de oportunidade de instalação em outros países, acarretado pela falta de atrativos e pela mão de obra cara.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Conhecimentos Gerais
Pollyanna Helena
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
processo de trabalho capitalista: taylorismo/fordismo
warocha
Fordismo e Keynesianismo
lisa nogueira
Globalização e Revoluções técnico-científicas
João Victor
2º Guerra Mundial
João Gabriel
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores