Ginástica artística - 8ºano

Description

teste teórico
Equipe Educação Física
Quiz by Equipe Educação Física, updated more than 1 year ago
Equipe Educação Física
Created by Equipe Educação Física over 8 years ago
849
0

Resource summary

Question 1

Question
Nas provas oficiais existe uma ordem da execução dos aparelhos. Qual das alternativas representa.
Answer
  • Nas competições internacionais, a ordem da execução das provas é fixada pela Federação Internacional de Ginástica. Nas provas femininas ela deve ser: salto sobre a mesa, trave,paralelas assimétricas e solo. Para as provas masculinas a ordem deverá ser: solo,argolas, cavalo com alças, salto , paralelas e barra fixa.
  • Nas competições internacionais, a ordem da execução das provas é fixada pela Federação Internacional de Ginástica. Nas provas femininas ela deve ser: salto sobre a mesa,assimétricas, solo, trave e paralelas . Para as provas masculinas a ordem deverá ser: solo, argolas, salto , cavalo com alças, paralelas e barra fixa.
  • Nas competições internacionais, a ordem da execução das provas é fixada pela Federação Internacional de Ginástica. Nas provas femininas ela deve ser: Paralelas assimétricas ,salto sobre a mesa, trave e solo. Para as provas masculinas a ordem deverá ser: solo, cavalo com alças, argolas, salto ,barra fixa e paralelas.
  • Nas competições internacionais, a ordem da execução das provas é fixada pela Federação Internacional de Ginástica. Nas provas femininas ela deve ser: salto sobre a mesa, paralelas assimétricas, trave e solo. Para as provas masculinas a ordem deverá ser: solo, cavalo com alças, argolas, salto, paralelas e barra fixa.

Question 2

Question
Escolha a alternativa que cita todas as provas atuais femininas.
Answer
  • Salto sobre a mesa, trave, argolas,solo e paralelas assimétricas.
  • Salto sobre a mesa, trave, solo e paralelas assimétricas.
  • Salto sobre a mesa, trave, cavalo, solo e paralelas assimétricas.
  • Salto sobre a mesa, trave,barra fixa, solo e paralelas assimétricas.

Question 3

Question
Quem trouxe a ginástica artística para o Brasil, quando e em que local iniciou a prática desta modalidade?
Answer
  • No Brasil, a ginástica surgiu no início do século XXI, trazida por imigrantes europeus e asiáticos, em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática de ginástica. Os homens, na mesma época, faziam ginástica no Exército, com base em princípios da ginástica sueca.
  • No Brasil, a ginástica surgiu no final do século XIX, trazida por bailarinos europeus, que se apresentavam em teatros. As aulas de teatro foram o primeiro passo para a prática de ginástica. Os homens, na mesma época, faziam ginástica no Exército, com base em princípios da ginástica sueca.
  • No Brasil, a ginástica surgiu no final do século XIX, trazida por imigrantes e africanos, em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática de ginástica. Os homens, na mesma época, faziam ginástica no Exército, com base em princípios da ginástica sueca.
  • No Brasil, a ginástica surgiu no início do século XIX, trazida por imigrantes europeus, em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática de ginástica. Os homens, na mesma época, faziam ginástica no Exército, com base em princípios da ginástica sueca.

Question 4

Question
Se no final da execução, na chegada ao solo o ginasta dá um passo à frente para se equilibrar, se apresenta qualquer desequilíbrio resultante de uma má colocação das mãos no aparelho ou se tocar nos aparelhos com qualquer parte do corpo durante a execução de um elemento ou de uma saída, exceto quando isso é necessário durante a execução de um exercício, dará origem a deduções na pontuação final.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
Qual das alternativas, explica como são os conjuntos de exercícios numa prova.
Answer
  • Varia muito de acordo com o país de cada competição e as categorias dos atletas; porém em geral, em cada prova se realizam três conjuntos de exercícios: dois chamado de obrigatório, que é igual para todos os competidores e definido pelo órgão responsável pela competição; e outro criado pelo atleta, chamado de livre, composto por pelo menos onze partes.
  • Varia muito de acordo com o nível de cada competição e as categorias dos atletas; porém em geral, em cada prova se realizam dois conjuntos de exercícios: um chamado de obrigatório, que é igual para todos os competidores e definido pelo órgão responsável pela competição; e outro criado pelo atleta, chamado de livre, composto por pelo menos onze partes.
  • Varia muito de acordo com o nível de cada competição e as categorias dos atletas; porém em geral, em cada prova se realizam dois conjuntos de exercícios: um chamado de obrigatório, que é igual para todos os competidores e definido pelo órgão responsável pela competição; e outro criado pelo atleta, chamado de livre, composto por pelo menos cinco partes.
  • Varia muito de acordo com o país de cada competição e as categorias dos atletas; porém em geral, em cada prova se realizam dois conjuntos de exercícios: um chamado de opcional, que é igual para alguns competidores e definido pelo órgão responsável pela competição; e outro criado pelo atleta, chamado de livre, composto por pelo menos nove partes.

Question 6

Question
Qual das alternativas, explica como acontece a prova de salto masculina .
Answer
  • Os atletas, correm por uma pista de 20 metros em direção ao trampolim. Nele o atleta toma impulso com os dois pés, apoia uma das mãos no aparelho e realiza as rotações co o corpo no ar.
  • Os atletas, correm por uma pista de 20 metros em direção ao trampolim. Nele o atleta toma impulso com um dos pés, apoia as duas mãos no aparelho e realiza as rotações co o corpo no ar.
  • Os atletas, correm por uma pista de 25 metros em direção ao trampolim. Nele o atleta toma impulso com um dos pés, apoia uma das mãos no aparelho e realiza as rotações co o corpo no ar.
  • Os atletas, correm por uma pista de 25 metros em direção ao trampolim. Nele o atleta toma impulso com os dois pés, apoia as duas mãos no aparelho e realiza as rotações co o corpo no ar.

Question 7

Question
No século XVIII, a ginástica era vista com um carisma artístico, sendo vulgares as exibições de escolas e associações desportivas, desenvolvendo também a sua vertente competitiva. A organização da ginástica nestes moldes e a criação das regras e aparelhos de ginástica, aconteceu em 1811 na Alemanha, através da intervenção do professor Friedrick Ludwig Jahn. Este abriu o primeiro campo de ginástica de Berlim e rapidamente a ideia passou para outras cidades alemãs.
Answer
  • True
  • False

Question 8

Question
Assinale a alternativa que cita corretamente as características das barras assimétricas e os movimentos que a atleta deve executar neste aparelho.
Answer
  • As barras assimétricas não são paralelas e colocadas sobre suportes. A largura de ambas as barras são diferentes , com 2,40m e 2,50m. A barra menor é ajustável e pode ficar de 1,4m a 1,6m do solo. A outra tem altura de 2,20m a 2,30m. Elas devem estar afastadas uma da outra em pelo menos 2,00m. Neste aparelho predominam exercícios de suspensão e vôo e são utilizados como posição passageira os movimentos de apoio. A ginasta deve trocar de barras, girando e executando movimentos elegantes e harmônicos.
  • As barras assimétricas são paralelas e colocadas sobre suportes. A largura de ambas as barras é semelhante, com 2,40m. A barra menor é ajustável e pode ficar de 1,4m a 1,6m do solo. A outra tem altura de 2,20m a 2,30m. Elas devem estar afastadas uma da outra em pelo menos 1,00m. Neste aparelho predominam exercícios de suspensão e vôo e são utilizados como posição passageira os movimentos de apoio. A ginasta deve trocar de barras, girando e executando movimentos elegantes e harmônicos.
  • As barras assimétricas são paralelas e colocadas sobre suportes. A largura de ambas as barras é semelhante, com 2,40m. A barra menor é ajustável e pode ficar de 1,4m a 1,6m do solo. A outra tem altura de 2,20m a 2,30m. Elas devem estar afastadas uma da outra em pelo menos 1,00m. Neste aparelho predominam exercícios de paradas e equilibrio e são utilizados como posição fixa em todos os movimentos de apoio. A ginasta deve trocar de barras, girando e executando movimentos elegantes e harmônicos.
  • As barras assimétricas são paralelas e colocadas sobre suportes. A largura de ambas as barras é diferente, com 2,40m e 2,50m. A barra menor é ajustável e pode ficar de 1,0m a 1,9m do solo. A outra tem altura de 2,20m a 2,30m. Elas devem estar juntas uma da outra em pelo menos 1,00m. Neste aparelho predominam exercícios de equilíbrio e vôo e são utilizados como posição passageira os movimentos de apoio. A ginasta deve ficar nas barras, girando e executando movimentos bruscos e fortes.

Question 9

Question
Na ginástica de solo masculina, os exercícios exploram velocidade, flexibilidade, força e equilíbrio na execução de saltos, giros e provas de elasticidade. São executados numa área quadrada, recoberta por um tatame quadrado de 12m x 12m, com mais 1 metro de faixa de segurança, em feltro ou outro material semelhante. A apresentação da série com música deve durar entre 50 e 70 segundos.
Answer
  • True
  • False

Question 10

Question
Qual das alternativas, explica como é feito o julgamento da execução de uma prova de ginástica artística.
Answer
  • O primeiro conjunto é julgado exclusivamente do ponto de vista de sua pontuação, ou seja, a figura do ginasta, a fluência do desempenho e a harmonia entre as partes do corpo. No segundo conjunto, avalia-se o grau de facilidade dos movimentos, bem como a originalidade e a beleza da composição. Cada modalidade de exercício tem regras e regulamentos próprios para a contagem dos pontos, que são distribuídos entre as notas de Dificuldade, Combinações/Ligações, Execução e Originalidade.
  • O primeiro conjunto é julgado exclusivamente do ponto de vista de sua execução, ou seja, a figura do ginasta, a fluência do desempenho e a harmonia entre as partes do exercício. No segundo conjunto, avalia-se o grau de dificuldade dos movimentos,sem avaliar a originalidade ou a beleza da composição. Todas as modalidades de exercício tem regras e regulamentos iguais para a contagem dos pontos, que são distribuídos entre as notas de Dificuldade, Combinações/Ligações, Execução e Originalidade.
  • O primeiro conjunto é julgado exclusivamente do ponto de vista de sua execução, ou seja, a figura do ginasta, a fluência do desempenho e a harmonia entre as partes do exercício. No segundo conjunto, avalia-se o grau de dificuldade dos movimentos, bem como a originalidade e a beleza da composição. Cada modalidade de exercício tem regras e regulamentos próprios para a contagem dos pontos, que são distribuídos entre as notas de Dificuldade, Combinações/Ligações, Execução e Originalidade.
  • O primeiro conjunto é julgado exclusivamente do ponto de vista da força do atleta, ou seja, a figura do ginasta, os músculos no desempenho e o peso que suporta entre as partes do corpo. No segundo conjunto, avalia-se o grau de dificuldade dos movimentos, bem como a originalidade e a beleza da composição. Cada modalidade de exercício tem regras e regulamentos próprios para a contagem dos pontos, que são distribuídos entre as notas de Dificuldade, Combinações/Ligações, Execução e Originalidade.

Question 11

Question
As barras paralelas, são duas barras de madeira (ou fibra) com 3,50m de comprimento, colocados a uma distância que varia de 42cm a 52cm uma da outra, a uma altura de 1,95m. Se numa prova de barras paralelas, uma atleta conseguir executar uma série com giros e rolamentos com a desenvoltura feminina, sempre apoiada com as duas mãos, ela receberá a nota máxima.
Answer
  • True
  • False

Question 12

Question
Numa prova de ginástica artística na trave, o atleta deverá executar sua série com muito equilíbrio, sem música e com duração máxima de 70 segundos e para aumentar sua nota, ele também deve usar toda a extensão do aparelho.
Answer
  • True
  • False

Question 13

Question
Assinale a alternativa que cita corretamente as características das argolas.
Answer
  • As argolas são aros de metal ou de fibra de vidro, com 18cm de diâmetro externo, suspensas por cordas de uma altura de 5,5m, elas mesmas a 2,5m do solo, e 2,00cm de distância entre si. A prova combina movimentos de impulso, força e flexibilidade.
  • As argolas são aros de madeira ou de fibra de vidro, com 18cm de diâmetro externo, suspensas por correias de uma altura de 5,5m, elas mesmas a 2,5m do solo, e 50cm de distância entre si. A prova combina movimentos de impulso, força e flexibilidade.
  • As argolas são aros de tecido ou de fita de sarja, com 18cm de diâmetro externo, suspensas por cordas de uma altura de 3,5m, elas mesmas a 2,5m do solo, e 50cm de distância entre si. A prova combina movimentos de impulso, força e flexibilidade.
  • As argolas são aros de madeira ou de fibra de vidro, com 18cm de diâmetro externo, suspensas por cordas de uma altura de 6,5m, elas mesmas a 2,5m do solo, e 50cm de distância entre si. A prova combina movimentos de saltos, rolamentos e giros.

Question 14

Question
Qual das alternativas explica corretamente, como o juiz atribui as notas, numa competição de ginástica artística.
Answer
  • O juiz deve atribuir uma nota final entre 1 e 10. Para determinar a pontuação, utiliza-se uma base de 9 pontos para as mulheres e de 8,6 para os homens aos quais serão deduzidos os pontos correspondentes às faltas cometidas e aos exercícios obrigatórios não executados. Serão acrescentados os pontos correspondentes aos bônus que podem ser no total 1 para as mulheres e 1,4 para os homens. A exigência das provas está dividida em 5 níveis, sendo A o mais simples até E o mais exigente.
  • O juiz deve atribuir uma nota final entre 1 e 10. Para determinar a pontuação, utiliza-se uma base de 10 pontos para as mulheres e de 9 para os homens aos quais serão deduzidos os pontos correspondentes às faltas cometidas e aos exercícios obrigatórios não executados. Serão acrescentados os pontos correspondentes aos bônus que podem ser no total 1 para as mulheres e 1,4 para os homens. A exigência das provas está dividida em 5 níveis, sendo A o mais simples até E o mais exigente.
  • O juiz deve atribuir uma nota final entre 0 e 10. Para determinar a pontuação, utiliza-se uma base de 10 pontos para as mulheres e de 9 para os homens aos quais serão deduzidos os pontos correspondentes às faltas cometidas e aos exercícios obrigatórios não executados. Serão acrescentados os pontos correspondentes aos bônus que podem ser no total 1 para as mulheres e 1,4 para os homens. A exigência das provas está dividida em 5 níveis, sendo A o mais simples até E o mais exigente.
  • O juiz deve atribuir uma nota final entre 0 e 10. Para determinar a pontuação, utiliza-se uma base de 9 pontos para as mulheres e de 8,6 para os homens aos quais serão deduzidos os pontos correspondentes às faltas cometidas e aos exercícios obrigatórios não executados. Serão acrescentados os pontos correspondentes aos bônus que podem ser no total 1 para as mulheres e 1,4 para os homens. A exigência das provas está dividida em 5 níveis, sendo A o mais simples até E o mais exigente.
Show full summary Hide full summary

Similar

Avaliação das aprendizagens -instrumentos de avaliação
juanitapreta
Sistema genital masculino
Juliana Lambert
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Júlia Werlang
Tenis de mesa - 2016
Equipe Educação Física
Avaliação Bimestral 8° ano 4° Bimestre
César Carignano
Da revolução agrícola à revolução industrial
manuel cabeça
Brasil:a caminho da independência
renan caciolatto
Unidade II - Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade
LUCIANNA RODRIGUES DE SIQUEIRA MARTINS
Prova teorica C# mo ll
Cursos Professor Jonatã
As Políticas de Avaliação da Educação Brasileira: em Busca da Qualidade.
Claudio Azevedo
sucessão ecológica
martim romeiro