Unidade II - Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade

Description

As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade
LUCIANNA RODRIGUES DE SIQUEIRA MARTINS
Flashcards by LUCIANNA RODRIGUES DE SIQUEIRA MARTINS, updated more than 1 year ago
LUCIANNA RODRIGUES DE SIQUEIRA MARTINS
Created by LUCIANNA RODRIGUES DE SIQUEIRA MARTINS over 7 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
Unidade II - Aula 03 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade o conceito de avaliação está relacionado com a ação e o efeito de avaliar, que é um verbo cuja etimologia se deve ao francês évaluer e que permite assinalar, estimar, apreciar ou calcular o valor de algo
As Formas da Avaliação: Pedagógica, Institucional e em Larga Escala
Avaliação Pedagógica tem como referência uma relação direta, professor-aluno e permite a introdução de mais de um instrumento de avaliação, deve ser formativa, não se restringir a notas e ser dialógica, isto é, observar os momentos de crescimento intelectual e social do aluno. As provas escritas são sim bons instrumentos de verificação da aprendizagem, mas não podem ser os únicos e muito menos determinar o resultado final na avaliação. Avaliação Institucional é aquela em que a escola se avalia. Em outras palavras, os objetivos, as metas, as propostas e projetos constantes do PPP estão sendo realizados de forma efetiva ou reproduzem-se as exigências.
Avaliação em Larga Escala pretende ter uma visão macro do sistema educacional. Também não pode ser restrita a único instrumento sob pena e risco de não revelar a situação real do sistema educacional.
IDEB: Uma Prova ou Indicador de desenvolvimento da Educação? Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Note bem, Índice de Desenvolvimento, portanto, um indicador de metas a serem atingidas. Lembrando que uma meta tem por definição um objetivo que se quer atingir em um prazo determinado. Para efeito de cálculo do IDEB se utiliza:  Taxa de rendimento escolar (aprovação) e média de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep.  Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep.  As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).
Observamos que o IDEB é um indicador de desenvolvimento, não fechado em si mesmo. O IDEB permite estabelecer objetivos a atingir em um prazo determinado. Ou seja, caso não se esteja em desacordo com o desenvolvimento, se faz necessário repensar. O Brasil dispõe de um sistema de avaliação, o SAEB, que possibilita ter uma visão de conjunto e estabelecer diferentes ações e diagnósticos para solucionar possíveis contradições. Contribui decisivamente nesse sentido o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). Referências bibliográficas: http://pt.slideshare.net/josianeCherry/seminu00-e1rio-avaliau00e7u00e3o-da-aprendizagem-avaliau00c7u00c3o-da-aprendizagem-um-ato-amoroso-45475127 Políticas e Gestão de Educação Básica - professora Jussara Mendonça
Show full summary Hide full summary

Similar

Políticas e Gestão da Educação Básica - Unidade II - Aula 3
Pablo Bal
Avaliação das aprendizagens -instrumentos de avaliação
juanitapreta
Ginástica artística - 8ºano
Equipe Educação Física
As Políticas de Avaliação da Educação Brasileira: em Busca da Qualidade.
Claudio Azevedo
Educards - Instrumentos Avaliativos para Educação Básica (Ensino Fundamental Anos Iniciais)
Aline Viana
Instrumentos de avaliação alternativos - versao final
isacolaco65
Mapa Avaliar on-line
Renata Araújo
Instrumentos de avaliação
odete28carneiro
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
cienkatia
Mapa Mental Sobre Padrões de Competências em TiC para Professores
Rogéria Silva
Instrumentos de Avaliação
1200099