Questões de Proposições Lógicas

Description

Retirado do site Tecconcursos.
Claudia  Silva
Quiz by Claudia Silva, updated more than 1 year ago
Claudia  Silva
Created by Claudia Silva over 7 years ago
446
3

Resource summary

Question 1

Question
Mariana é uma estudante que tem grande apreço pela matemática, apesar de achar essa uma área muito difícil. Sempre que tem tempo suficiente para estudar, Mariana é aprovada nas disciplinas de matemática que cursa na faculdade. Neste semestre, Mariana está cursando a disciplina chamada Introdução à Matemática Aplicada. No entanto, ela não tem tempo suficiente para estudar e não será aprovada nessa disciplina. A partir das informações apresentadas nessa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca das estruturas lógicas. Designando por p e q as proposições “Mariana tem tempo suficiente para estudar” e “Mariana será aprovada nessa disciplina”, respectivamente, então a proposição “Mariana não tem tempo suficiente para estudar e não será aprovada nesta disciplina” é equivalente a ¬p ∧∧ ¬q.
Answer
  • True
  • False

Question 2

Question
CESPE - Assessor Jurídico (TCE-RN)/Técnico Jurídico/2015 (e mais 3 concursos) Em campanha de incentivo à regularização da documentação de imóveis, um cartório estampou um cartaz com os seguintes dizeres: “O comprador que não escritura e não registra o imóvel não se torna dono desse imóvel”. A partir dessa situação hipotética e considerando que a proposição P: “Se o comprador não escritura o imóvel, então ele não o registra” seja verdadeira, julgue o item seguinte. A proposição do cartaz é logicamente equivalente a “Se o comprador não escritura o imóvel ou não o registra, então não se torna seu dono”.
Answer
  • True
  • False

Question 3

Question
CESPE - Técnico Judiciário (TJ SE)/Administrativa/Judiciária/2014 (e mais 1 concurso) Julgue o item que se segue, relacionados à lógica proposicional. A sentença “A crença em uma justiça divina, imparcial, incorruptível e infalível é lenitivo para muitos que desconhecem os caminhos para a busca de seus direitos, assegurados na Constituição” é uma proposição lógica simples.
Answer
  • True
  • False

Question 4

Question
CESPE - Técnico Judiciário (TJ SE)/Administrativa/Judiciária/2014 (e mais 1 concurso) Julgue o item que se segue, relacionados à lógica proposicional. A sentença “O reitor declarou estar contente com as políticas relacionadas à educação superior adotadas pelo governo de seu país e com os rumos atuais do movimento estudantil” é uma proposição lógica simples.
Answer
  • True
  • False

Question 5

Question
CESPE - Técnico Judiciário (TJ SE)/Administrativa/Judiciária/2014 (e mais 1 concurso) Julgue o item que se segue, relacionados à lógica proposicional. A sentença “O sistema judiciário igualitário e imparcial promove o amplo direito de defesa do réu ao mesmo tempo que assegura uma atuação investigativa completa por parte da promotoria” é uma proposição lógica composta.
Answer
  • True
  • False

Question 6

Question
CESPE - Analista Técnico-Administrativo (DPU)/2016 (e mais 9 concursos) Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o seu estudo, criou sua própria legenda, na qual identificava, por letras, algumas afirmações relevantes quanto à disciplina estudada e as vinculava por meio de sentenças (proposições). No seu vocabulário particular constava, por exemplo: P: Cometeu o crime A. Q: Cometeu o crime B. R: Será punido, obrigatoriamente, com a pena de reclusão no regime fechado. S: Poderá optar pelo pagamento de fiança. Ao revisar seus escritos, o estudante, apesar de não recordar qual era o crime B, lembrou que ele era inafiançável. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item que se segue. A proposição “Caso tenha cometido os crimes A e B, não será necessariamente encarcerado nem poderá pagar fiança” pode ser corretamente simbolizada na forma (P∧∧Q)→→((~R)V(~S)).
Answer
  • True
  • False

Question 7

Question
Julgue o item a seguir, relativos a raciocínio lógico e operações com conjuntos. Dadas as proposições simples p: “Sou aposentado” e q: “Nunca faltei ao trabalho”, a proposição composta “Se sou aposentado e nunca faltei ao trabalho, então não sou aposentado” deverá ser escrita na forma (p ^ q) ⇒ ~p, usando-se os conectivos lógicos.
Answer
  • True
  • False

Question 8

Question
CESPE - Analista do Seguro Social/2016 Com relação a lógica proposicional, julgue o item subsequente. Na lógica proposicional, a oração “Antônio fuma 10 cigarros por dia, logo a probabilidade de ele sofrer um infarto é três vezes maior que a de Pedro, que é não fumante” representa uma proposição composta.
Answer
  • True
  • False

Question 9

Question
CESPE - Analista de Administração Pública (TC-DF)/Arquivologia/2014 (e mais 7 concursos) Julgue o item que se segue, considerando a proposição P a seguir: Se o tribunal entende que o réu tem culpa, então o réu tem culpa. A negação da proposição “O tribunal entende que o réu tem culpa” pode ser expressa por “O tribunal entende que o réu não tem culpa”.
Answer
  • True
  • False

Question 10

Question
CESPE - Técnico do Seguro Social/2016 Julgue o item a seguir, relativos a raciocínio lógico e operações com conjuntos. A sentença “Bruna, acesse a Internet e verifique a data da aposentadoria do Sr. Carlos!” é uma proposição composta que pode ser escrita na forma p ^ q.
Answer
  • True
  • False
Show full summary Hide full summary

Similar

RACIOCÍNIO LÓGICO
Viviana Veloso
Raciocínio Lógico Simulado Concurso
Roberta Souza
Matematica - Raciocinio Logico
Estudos On Line
Raciocínio Lógico Matemático - Banca Objetiva
mayaramires
Raciocínio Lógico Argumentativo - Part.01; Proposições Lógicas
ae.antunes
raciocinio lógico ficha
especial_val
ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 2016
Alcione Braz
Raciocínio Lógico Argumentativo
ae.antunes
Conectivos lógicos
Robes Rocha
Rac. Lógico
Euler RA
Lógica sentencial
leticia coutinho