Atos de Ofício Est

Description

Quiz
Moisés Tavares Cabral
Quiz by Moisés Tavares Cabral, updated more than 1 year ago
Moisés Tavares Cabral
Created by Moisés Tavares Cabral over 6 years ago
33
1

Resource summary

Question 1

Question
Questão 01 – CONSULPLAN/TJ-MG – Outorga de Delegações de Notas e de Registro – Provimento – 2017 Sobre os procedimentos especiais, assinale a única afirmativa correta:
Answer
  • a) O CPC/2015 manteve no Título III do Livro I da Parte Especial as ações de exigir e prestar contas.
  • b) A restauração de autos é um procedimento de jurisdição voluntária.
  • c) O procedimento comum aplica-se subsidiariamente aos procedimentos especiais.
  • d) O CPC/2015 extinguiu a divisão entre procedimentos especiais de jurisdição contenciosa e de jurisdição voluntária.

Question 2

Question
Questão 02 – CONSULPLAN/TJ-MG – Outorga de Delegações de Notas e de Registro – Provimento – 2017 Sobre os Juizados Especiais Cíveis, instituídos pela Lei nº 9.099/95, é correto afirmar, EXCETO:
Answer
  • a) As pessoas jurídicas qualificadas como organização da sociedade civil de interesse público, nos termos da Lei nº 9.790/99, são admitidas a propor ação perante o Juizado Especial.
  • b) A ação rescisória nas causas sujeitas ao procedimento instituído pela Lei nº 9.099/95 deve ser ajuizada no prazo de 02 (dois) anos a contar do trânsito em julgado da sentença ou acórdão.
  • c) O réu, sendo pessoa jurídica ou titular de firma individual, poderá ser representado por preposto credenciado, munido de carta de preposição com poderes para transigir, sem haver necessidade de vínculo empregatício.
  • d) Os atos processuais serão públicos e poderão realizar-se em horário noturno, conforme dispuserem as normas de Organização Judiciária.

Question 3

Question
Questão 03 – CONSULPLAN/TRF-2ª – TJAA – 2017 O Poder Judiciário deve se nortear pela atividade satisfativa dos direitos discutidos em juízo. Nessa vertente, o Código de Processo Civil de 2015 (Lei Federal nº 13.105/15) tutela, entre suas normas fundamentais, o princípio da primazia da resolução do mérito. Com base nas normas processuais em vigor que tratam do instituto da coisa julgada e dos seus efeitos, assinale a alternativa correta.
Answer
  • a) Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador.
  • b) Haverá resolução de mérito na sentença que homologar a desistência da ação por parte do autor da demanda.
  • c) Em regra, além da parte dispositiva, também fazem coisa julgada os motivos e a verdade dos fatos estabelecida como fundamento da sentença.
  • d) O Código de Processo Civil de 2015 (Lei Federal nº 13.105/15), prestigiando o princípio da igualdade material entre as partes, não mais prevê a sistemática da remessa necessária ou do duplo grau de jurisdição obrigatório às sentenças proferidas contra a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público.

Question 4

Question
Questão 04 – CONSULPLAN/TJ-MG – Titular de Serviços de Notas e de Registros – Provimento – 2016 Relativamente aos advogados públicos ou privados, ao defensor público e ao membro do Ministério Público, constitui dever de ofício promover a restituição dos autos no prazo do ato a ser praticado. A esse respeito, avalie as seguintes proposições: I. É lícito a qualquer interessado exigir os autos do advogado que exceder prazo legal. II. Se, intimado, o advogado não devolver os autos no prazo de quarenta e oito horas, perderá o direito à vista fora de cartório e incorrerá em multa correspondente à metade do salário-mínimo. III. Verificada a falta, o juiz comunicará o fato à seção local da Ordem dos Advogados do Brasil para procedimento disciplinar e imposição de multa. IV. Se a situação envolver membro do Ministério Público, da Defensoria Pública ou da Advocacia Pública, a multa, se for o caso, será aplicada ao agente público responsável pelo ato.
Answer
  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I, III e IV, apenas.
  • c) II e IV, apenas.
  • d) I, II, III e IV.

Question 5

Question
Questão 05 – CONSULPLAN/TJ-MG – Titular de Serviços de Notas e de Registros – Provimento – 2016 Para que se proceda à citação por meio de oficial de justiça, nos moldes do que determina o Novo Código de Processo Civil, o mandado, a ser cumprido, deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes requisitos formais, EXCETO:
Answer
  • a) Os nomes do autor e do citando e seus respectivos domicílios ou residências; a finalidade da citação, com todas as especificações constantes da petição inicial, bem como a menção do prazo para contestar, sob pena de revelia, ou para embargar a execução; a aplicação de sanção para o caso de descumprimento da ordem, se houver.
  • b) Se for o caso, a intimação do citando para comparecer, acompanhado de advogado ou de defensor público, à audiência de conciliação ou de mediação, com a menção do dia, da hora e do lugar do comparecimento.
  • c) A cópia da petição inicial, do despacho ou da decisão que deferir tutela provisória, a assinatura do escrivão ou do chefe de secretaria e a declaração de que o subscreve por ordem do juiz.
  • d) A indicação do lugar e a descrição da pessoa do citando, mencionando, necessariamente, o número de seu documento de identidade e o órgão que o expediu.

Question 6

Question
Questão 06 – CONSULPLAN/TJ-MG – Titular de Serviços de Notas e de Registros – Provimento – 2016 Todas as alternativas completam corretamente o enunciado, EXCETO: Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar
Answer
  • a) enunciado de súmula do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça.
  • b) acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos.
  • c) entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência.
  • d) entendimento decorrente de julgados proferidos pelo juiz sentenciante, equiparado à condição de precedente pela atual legislação processual.

Question 7

Question
Questão 07 – CONSULPLAN/TJ-MG – Titular de Serviços de Notas e de Registros – Provimento – 2016 Em se tratando de coisa julgada, avalie as seguintes afirmações: I. É vedado à parte discutir no curso do processo as questões já decididas a cujo respeito operou-se a preclusão. II. A sentença faz coisa julgada às partes entre as quais é dada, não prejudicando terceiros. III. A verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença, faz coisa julgada. IV. Transitada em julgado a decisão de mérito, considerar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e as defesas que a parte poderia opor tanto ao acolhimento quanto à rejeição do pedido. Está correto somente o que se afirma em:
Answer
  • a) I e II
  • b) III e IV
  • c) I, II e III
  • d) I, II e IV

Question 8

Question
Questão 08 – CONSULPLAN/TJ-MG – Titular de Serviços de Notas e de Registros – Remoção – 2016 Em se tratando de sentença proferida com fundamento em desistência, em renúncia ou em reconhecimento do pedido, as despesas e os honorários advocatícios serão pagos pela parte que desistiu, renunciou ou reconheceu. Sobre esse tema, NÃO é correto afirmar:
Answer
  • a) Sendo parcial a desistência, a renúncia ou o reconhecimento, a responsabilidade pelas despesas e pelos honorários advocatícios será proporcional à parcela reconhecida, à qual se renunciou ou da qual se desistiu.
  • b) Havendo transação e nada tendo as partes disposto quanto às despesas, estas serão divididas igualmente.
  • c) Ainda que a transação ocorra antes da sentença, as partes não serão dispensadas do pagamento das custas processuais remanescentes.
  • d) Se o réu reconhecer a procedência do pedido e, simultaneamente, cumprir de modo integral a prestação reconhecida, os honorários serão reduzidos pela metade.

Question 9

Question
Questão 09 – CONSULPLAN/TJ-MG – Titular de Serviços de Notas e de Registros – Remoção – 2016 Em se tratando da gratuidade de justiça, assinale a afirmação INCORRETA, de acordo com o CPC/2015.
Answer
  • a) Se superveniente à primeira manifestação da parte na instância, o pedido de gratuidade judiciária não poderá ser formulado por petição simples nos autos do próprio processo.
  • b) O juiz somente poderá indeferir o pedido se houver nos autos elementos que evidenciem a falta dos pressupostos legais para a concessão de gratuidade, devendo, antes de indeferir o pedido, determinar à parte a comprovação do preenchimento dos referidos pressupostos.
  • c) Presume-se verdadeira a alegação de insuficiência deduzida exclusivamente por pessoa natural; todavia, a assistência do requerente por advogado particular não impede a concessão de gratuidade da justiça.
  • d) O recurso que verse exclusivamente sobre valor de honorários de sucumbência fixados em favor do advogado de beneficiário estará sujeito a preparo, salvo se o próprio advogado demonstrar que tem direito à gratuidade.

Question 10

Question
Questão 10 – CONSULPLAN/TJ-MG – Titular de Serviços de Notas e de Registros – Remoção – 2016 Relativamente à restauração de autos, assinale a afirmação INCORRETA.
Answer
  • a) Os serventuários e os auxiliares da justiça não podem eximir-se de depor como testemunhas a respeito de atos que tenham praticado ou assistido no tramitar dos autos extraviados.
  • b) Não havendo certidão ou cópia do laudo, far-se-á nova perícia, sempre que possível pelo mesmo perito.
  • c) Não havendo certidão de documentos, deverá ser promovida a sua reconstituição mediante cópias ou, na falta dessas, pelos meios ordinários de prova.
  • d) Se a perda dos autos tiver ocorrido depois da produção das provas em audiência, o juiz, se necessário, mandará repetilas; nessa hipótese, serão reinquiridas as mesmas testemunhas, observando-se que, caso seja impossível por qualquer circunstância, não poderá ocorrer a sua substituição, salvo em caso de falecimento.

Question 11

Question
Questão 11 – CONSULPLAN/TJ-MG – Juiz Leigo – 2015 – Adaptada ao NCPC Analise as afirmativas, à luz do Código de Processo Civil vigente. I. O comparecimento espontâneo do réu supre a falta de sua citação inicial. II. Em nenhuma circunstância poderão ser citados os noivos, durante os três primeiros dias de suas bodas, devendo o oficial de justiça aguardar este prazo. III. Quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, poderá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa de sua família. IV. O locador que se ausentar do Brasil sem cientificar o locatário de que deixou na localidade, onde estiver situado o imóvel, procurador com poderes para receber citação, será citado na pessoa do administrador do imóvel encarregado do recebimento dos aluguéis. Estão corretas apenas as afirmativas:
Answer
  • a) I e II.
  • b) I e IV.
  • c) II e III.
  • d) III e IV.

Question 12

Question
Questão 12 – CONSULPLAN/TJ-MG – Juiz – 2015 Nas causas previstas na Lei nº 9.099/1995, é competente o Juizado do Foro:
Answer
  • a) Do lugar onde a obrigação deva ser satisfeita.
  • b) Do domicílio do autor em caso de dívidas relativas a cheques.
  • c) Do local do ato ou fato no caso de cobrança de dívidas em geral.
  • d) Exclusivamente no local do domicílio do autor, nas ações de reparação de dano.

Question 13

Question
ttestestttt were
Answer
  • testtttfffsfsfff
  • testttt
  • ttstste
  • rtersarer resposta letra a

Question 14

Question
Questão 14 – CONSULPLAN/TJ-MG – Juiz – 2015 Assinale a alternativa que contenha causa NÃO excluída da competência do Juizado Especial Cível.
Answer
  • a) De natureza alimentar.
  • b) Relativas a acidentes de trabalho.
  • c) Que versem sobre revogação de doação.
  • d) Relativas ao estado e capacidade das pessoas, ainda de que cunho patrimonial.

Question 15

Question
Questão 15 – CONSULPLAN/TJ-MG – Juiz – 2015 Poderão ser parte no Juizado Especial Cível:
Answer
  • a) As empresas públicas da União.
  • b) As pessoas jurídicas de direito público.
  • c) O preso, a massa falida e o insolvente civil.
  • d) As pessoas jurídicas qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Question 16

Question
Questão 16 – CONSULPLAN/TJ-MG – Juiz Leigo – 2015 Quanto aos temas “Das Partes” e “Do Pedido”, nos processos relativos aos Juizados Especiais Cíveis, regulados pela Lei nº 9.099/1995, admitir se a
Answer
  • a) Assistência.
  • b) Litisconsórcio.
  • c) Reconvenção.
  • d) Intervenção de terceiros.

Question 17

Question
Questão 17 – CONSULPLAN/TJ-MG – Juiz – 2015 Sobre o tratamento que a Lei nº 9.099/1995 dá às Provas, assinale a alternativa INCORRETA.
Answer
  • a) O requerimento para intimação das testemunhas será apresentado à Secretaria, no mínimo, dez dias antes da audiência de instrução e julgamento.
  • b) Não comparecendo a testemunha intimada, o juiz poderá determinar sua imediata condução, valendo se, se necessário, do concurso da força pública.
  • c) No curso da audiência, poderá o juiz, de ofício ou a requerimento das partes, realizar inspeção em pessoas ou coisas, ou determinar que o faça pessoa de sua confiança, que lhe relatará informalmente o verificado.
  • d) As testemunhas, até o máximo de três para cada parte, comparecerão à audiência de instrução e julgamento levadas pela parte que as tenha arrolado, independentemente de intimação, ou mediante esta, se assim for requerido.

Question 18

Question
Questão 18 – CONSULPLAN/TJ-MG – Titular de Serviços de Notas e de Registros – Provimento – 2015 É correto afirmar sobre a citação para o processo de conhecimento:
Answer
  • a) Será realizada, preferencialmente, por oficial de justiça.
  • b) A citação do incapaz é feita por carta registrada, que deve ser entregue ao seu representante legal.
  • c) Se realizada fora da comarca em que tramita o processo, é imprescindível a carta precatória.
  • d) Feita a citação por hora certa, o escrivão enviará ao réu carta, telegrama ou correspondência eletrônica, dando-lhe de tudo ciência.

Question 19

Question
Questão 19 – CONSULPLAN/TRT-13ªR (PB) – Direito – 2012 O Código de Processo Civil (CPC) estabelece quais os requisitos a petição inicial deve conter. Sobre a petição inicial, assinale a alternativa correta.
Answer
  • a) É ilícito formular mais de um pedido em ordem sucessiva.
  • b) Não é possível a elaboração de pedido genérico, sempre devendo sê-lo certo e determinado.
  • c) Verificando o juiz que a petição inicial não preenche os requisitos exigidos deverá indeferi-la de plano.
  • d) Não pode o magistrado proferir sentença antes de determinar a citação do demandado, em nenhuma hipótese, pois isto feriria o princípio do devido processo legal.
  • e) Se o autor pedir que seja imposta ao réu a abstenção da prática de algum ato, poderá requerer cominação de pena pecuniária para o caso de descumprimento da decisão antecipatória de tutela.

Question 20

Question
Questão 20 – CONSULPLAN/TSE – AJAJ – 2012 A respeito da citação, é correto afirmar que
Answer
  • a) será feita pelo correio, para qualquer comarca do País, com exceção, dentre outras, nas ações de estado.
  • b) a válida torna prevento o juízo, faz litigiosa a coisa, mas não induz litispendência.
  • c) somente quando ordenada por juiz competente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.
  • d) o comparecimento espontâneo do réu não supre a falta de citação.

Question 21

Question
Questão 21 – CONSULPLAN/Prefeitura de Santa Maria Madalena – RJ – Advogado – 2010 – adaptada ao NCPC Dentro do tema Direito Processual Civil, marque a alternativa INCORRETA:
Answer
  • a) Não havendo preceito legal, nem assinação pelo juiz, será de cinco dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.
  • b) Computar-se-á em dobro o prazo para contestar e para recorrer quando parte for a Fazenda Pública ou o Ministério Público.
  • c) Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis.
  • d) A superveniência de férias interromperá o curso do prazo.
  • e) O juiz proferirá os despachos de expediente, no prazo de cinco dias e as decisões, no prazo de dez dias.

Question 22

Question
Questão 22 – CONSULPLAN/Prefeitura de Itabaiana – SE - Advogado – 2010 - adaptada Marque a alternativa que NÃO se coaduna com o Direito Processual Civil:
Answer
  • a) Nos termos do Código de Processo Civil, feita a citação, é defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do réu.
  • b) A alteração do pedido ou da causa de pedir, em nenhuma hipótese será permitida após o saneamento do processo.
  • c) Antes da citação, o autor poderá aditar o pedido, independentemente de consentimento do réu.
  • d) O pedido será alternativo, quando, pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo.
  • e) É lícito formular pedido genérico, quando a determinação do valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo autor.

Question 23

Question
Questão 23 – CONSULPLAN/TRE-RS – AJAA – 2008 – adaptada ao NCPC A citação válida, ainda que ordenada por juiz incompetente:
Answer
  • a) Induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor.
  • b) Torna prevento o juízo e induz litispendência.
  • c) Torna prevento o juízo e faz litigiosa a coisa.
  • d) Torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa.
  • e) Constitui em mora o devedor, interrompe a prescrição, torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa.

Question 24

Question
Questão 24 – CONSULPLAN/TRE-RS – AJAJ – 2008 – adaptada ao NCPC Assinale a alternativa correta:
Answer
  • a) A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de decadência.
  • b) É anulável o processo, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir.
  • c) As citações e as intimações poderão ser convalidadas, caso sejam feitas sem observância das prescrições legais.
  • d) O erro de forma do processo acarreta a anulação de todos os atos nele constantes.
  • e) Quando a lei prescrever determinada forma, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.

Question 25

Question
Questão 25 – CONSULPLAN/EMBRAPA – Advogado – 2007 Sobre o juizado especial cível, marque a alternativa INCORRETA:
Answer
  • a) Não poderão ser partes no processo dos juizados especiais cíveis o incapaz, o preso, as pessoas jurídicas de direito público, as empresas públicas e sociedades de economia mista da União, a massa falida e o insolvente civil.
  • b) É admissível, no processo dos juizados especiais cíveis, o litisconsórcio.
  • c) Não se pronunciará qualquer nulidade sem que tenha havido prejuízo.
  • d) Não se admite, no processo dos juizados especiais cíveis, a reconvenção.
  • e) Os embargos de declaração serão interpostos por escrito ou oralmente, no prazo de cinco dias, contados da ciência da decisão.

Question 26

Question
Questão 26 – UECE-CEV/DER-CE – Procurador Autárquico – 2016 No que concerne aos prazos processuais, salvo disposição em contrário, computar-se-ão os prazos
Answer
  • a) excluindo o dia do começo e incluindo o do vencimento.
  • b) excluindo o dia do começo e o do vencimento.
  • c) incluindo o dia do começo e excluindo o do vencimento.
  • d) incluindo o dia do começo e o do vencimento.

Question 27

Question
Questão 27 – VUNESP/Prefeitura de Alumínio-SP – Procurador Jurídico – 2016 Com relação aos prazos no atual Código de Processo Civil, é correto afirmar que:
Answer
  • a) inexistindo prazo legal ou judicial para a prática dos atos processuais, esses deverão ser praticados em 15 (quinze) dias.
  • b) a contagem de prazos será feita em dias úteis, mesmo que tais interregnos tenham caráter de direito material.
  • c) será considerado intempestivo o prazo cumprido antes do termo inicial de sua contagem.
  • d) na seção ou subseção judiciária onde for difícil o transporte, o juiz poderá prorrogar os prazos por até dois meses.
  • e) por se tratar o processo de direito indisponível, as partes não poderão renunciar aos prazos processuais.

Question 28

Question
Questão 28 – VUNESP/TJ-SP – Técnico Judiciário – 2007 Quando a lei não marcar outro prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento depois de decorridas
Answer
  • a) 12 horas.
  • b) 24 horas.
  • c) 36 horas.
  • d) 48 horas.
  • e) 60 horas.

Question 29

Question
Questão 29 – FUNCAB/CRF-RO – Advogado – 2015 Segundo o NCPC, tratando-se da Fazenda Pública ou do Ministério Público, o prazo para recorrer contar-se-á:
Answer
  • a) pela regra comum.
  • b) em dobro.
  • c) em triplo.
  • d) em quádruplo.
  • e) em quíntuplo.

Question 30

Question
Questão 30 – FGV/DPE-RO – Técnico da Defensoria Pública – Técnico Administrativo – 2015 Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir. Outrossim, os atos podem ser classificados em atos da parte, do juiz e do escrivão. Em relação aos atos a seguir elencados. É correto afirmar que:
Answer
  • a) sentença é o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente;
  • b) despachos são todos os atos do juiz que encerram o processo, com ou sem resolução do mérito;
  • c) sentença é o julgamento proferido pelos tribunais;
  • d) a juntada e a vista obrigatória, independem de despacho do juiz, devendo ser praticados de ofício pelo servidor;
  • e) os despachos, decisões, sentenças e acórdãos serão redigidos e assinados pelo escrivão.

Question 31

Question
Questão 31 – VUNESP/TJ-SP – Escrevente Técnico Judiciário – 2015 Os atos processuais são atos das partes, do juiz e dos auxiliares da Justiça, e a eles são assinalados prazos para cumprimento. Nesse caso, assinale a alternativa correta.
Answer
  • a) A parte não poderá renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor.
  • b) Não havendo preceito legal nem assinação pelo juiz, será de cinco dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.
  • c) Salvo disposição em contrário, computar-se-ão os prazos, incluindo-se o dia do começo e o do vencimento.
  • d) Decorrido o prazo, extingue-se, mediante declaração judicial, o direito de praticar o ato.
  • e) Os atos processuais realizar-se-ão nos prazos prescritos em lei. Quando esta for omissa, o juiz determinará que os prazos se cumpram em cinco dias.

Question 32

Question
Questão 32 – FCC/CNMP – Técnico do CNMP – Administração – 2015 Os atos processuais do juiz
Answer
  • a) precisam ser provocados pelas partes.
  • b) podem ser praticados pelo escrivão, sem exceção, desde que revistos pelo juiz.
  • c) se limitam a resolver questões incidentes no curso do processo.
  • d) precisam conter relatório, os fundamentos e dispositivo, se consistentes em sentença.
  • e) consistirão em sentenças, decisões ordinatórias e despachos.

Question 33

Question
Questão 33 – VUNESP/TJ-SP – Escrevente Técnico Judiciário – 2010 Sobre a forma dos atos processuais, aponte a alternativa correta.
Answer
  • a) Os atos praticados em processo em que foi decretado o segredo de justiça não podem ser produzidos em forma eletrônica.
  • b) A desistência da ação produz efeito desde que publicada pela imprensa oficial, para conhecimento de terceiros.
  • c) Despacho é todo ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente.
  • d) A assinatura dos juízes, em todos os graus de jurisdição, pode ser feita eletronicamente, na forma da lei.
  • e) É vedada a utilização de método eletrônico para gravação de voz ou imagem durante a realização de audiências.

Question 34

Question
Questão 34 – CAIP-IMES/DAE de São Caetano do Sul – SP – Procurador Judicial – 2015 – adaptada ao NCPC O artigo 212 do Novo Código de Processo Civil nos ensina que os atos processuais realizar-se-ão em dias úteis, das:
Answer
  • a) 7 às 18 horas.
  • b) 8 às 18 horas.
  • c) 7 às 19 horas
  • d) 6 às 20 horas.

Question 35

Question
Questão 35 – FCC/DPE-RR – Oficial de Diligência – 2015 Os atos e termos processuais
Answer
  • a) não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.
  • b) dependem sempre de forma determinada, a ser estabelecida pelo juiz em caso de omissão da lei, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.
  • c) não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se inválidos os realizados de outro modo, ainda que lhe preencham a finalidade essencial.
  • d) dependem sempre de forma determinada, a ser estabelecida pelo juiz em caso de omissão da lei, reputando-se inválidos os realizados de outro modo, ainda que lhe preencham a finalidade essencial.
  • e) dependem sempre de forma determinada, conforme previsto em lei, reputando-se inválidos os realizados de outro modo, ainda que lhe preencham a finalidade essencial.

Question 36

Question
Questão 36 – FCC/MANAUSPREV – Procurador Autárquico – 2015 Os atos processuais
Answer
  • a) podem ser praticados, no processo, por meio de cotas marginais ou interlineares.
  • b) são sempre públicos a fim de dar transparência ao Poder Judiciário.
  • c) podem ser aproveitados se atingirem sua finalidade, mesmo quando realizados por meio diverso ao previsto em lei.
  • d) têm forma prescrita em lei como regra geral, excepcionalmente não obedecendo a formas determinadas.
  • e) que comportem a desistência da demanda produzem efeito imediato se requerida antes da citação do réu.

Question 37

Question
Questão 37 – CESPE/TJ-CE – Técnico Judiciário – Área Judiciária – 2014 – adaptada ao NCPC Considerando a disciplina do Código de Processo Civil, assinale a opção correta acerca dos atos processuais.
Answer
  • a) Não se processam-se durante as férias forenses, onde as houver, e se suspendem pela superveniência delas os procedimentos de jurisdição voluntária e os necessários à conservação de direitos, quando puderem ser prejudicados pelo adiamento.
  • b) Mediante acordo escrito protocolado nos autos, as partes podem prorrogar ou reduzir os prazos para interposição de recursos, mesmo que já exauridos.
  • c) Compete ao servidor praticar os atos meramente ordinatórios, como a juntada e a vista obrigatória, por iniciativa própria, independentemente de despacho do juiz.
  • d) Por ser ato unilateral, a desistência da ação produz efeitos tão logo a parte protocole a petição com o pedido.
  • e) Em casos excepcionais, a critério do juiz, a citação e a penhora podem ser realizadas nos domingos e feriados.

Question 38

Question
Questão 38 – FCC/Prefeitura de Teresina – PI – Técnico de Nível Superior – Advogado – 2016 João, em razão da existência de foro de eleição, ajuizou em Teresina, execução de título extrajudicial em face de José residente em Roma, na Itália, em local conhecido. A citação de José se fará através de
Answer
  • a) carta de ordem.
  • b) carta rogatória.
  • c) carta precatória.
  • d) carta arbitral.
  • e) edital.

Question 39

Question
Questão 39 – FCC/Prefeitura de Teresina – PI – Técnico de Nível Superior – Analista Administrativo – 2016 Penélope recebeu pessoalmente, em sua casa, em um domingo às 22 horas, um mandado de citação para responder à demanda contra si ajuizada. Em sua defesa, Penélope alegou que a citação é nula, pois os atos processuais devem ser realizados apenas em dias úteis, das 6 às 20 horas. Esta alegação
Answer
  • a) não procede, pois o ato processual denominado citação pode ser praticado, independente de autorização judicial, durante o período de férias forenses e nos feriados ou dias úteis fora do horário forense.
  • b) procede, já que os domingos são considerados feriados, para efeito forense.
  • c) parcialmente procede, eis que a citação, embora válida, é inexistente, porque realizada fora do horário forense.
  • d) procede, pois a citação não se referia à tutela de urgência, única hipótese possível para a prática de atos processuais durante férias e feriados forenses.
  • e) não procede, pois a citação é válida, eis que não existe limite para as tentativas de localização pelo Oficial de Justiça, fora do horário comercial.

Question 40

Question
Questão 40 – UFMT/TJ-MT – Técnico Judiciário – 2016 – adaptada ao NCPC Dispõe a Lei n.º 13.105, de 16 de março de 2015, Código de Processo Civil, que NÃO se fará a citação
Answer
  • a) pelo correio.
  • b) por oficial de justiça.
  • c) por edital.
  • d) pelo chefe de gabinete do magistrado.
  • e) por meio eletrônico.

Question 41

Question
Questão 41 – UECE-CEV/DER-CE – Procurador Autárquico – 2016 É exemplo de comunicação oficial com ciência ficta arrolada no NCPC a citação será feita
Answer
  • a) postal.
  • b) por edital.
  • c) por carta precatória.
  • d) por carta de ordem.

Question 42

Question
Questão 42 – CAIP-IMES/IPREM – Procurador Jurídico – 2015 Apresenta-se como requisito NÃO essencial da carta de ordem, da carta precatória e da carta rogatória:
Answer
  • a) a subscrição das folhas ou de extratos e anexos, rubricados pelo serventuário do cartório.
  • b) a menção do ato processual, que lhe constitui o objeto.
  • c) o inteiro teor da petição, do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogado.
  • d) a indicação dos juízes de origem e de cumprimento do ato.

Question 43

Question
Questão 43 – CAIP-IMES/IPREM – Procurador Jurídico – 2015 - adaptada ao NCPC Não deve ser realizada a citação, salvo para evitar o perecimento do direito:
Answer
  • a) aos doentes, enquanto grave o seu estado.
  • b) ao cônjuge ou a qualquer parente do morto, consanguíneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, nos 8 (oito) dias seguintes ao falecimento.
  • c) aos noivos, nos 5 (cinco) primeiros dias de bodas.
  • d) a quem estiver se encaminhando a ato de culto religioso.

Question 44

Question
Questão 44 – FAUEL/FMSFI – Advogado – 2015 – adaptada ao NCPC A respeito da disciplina de processo civil, julgue a Verdade (V) ou Falsidade (F) dos itens abaixo e, após, assinale a alternativa que representa a sequência correta de julgamentos: I- Computar-se-ão os prazos processuais em dobro para recorrer e em quádruplo para contestar quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores. II- A citação válida, ainda que realizada por juiz incompetente, induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui em mora o devedor. III- Na formação do valor da causa, sendo alternativos os pedidos, deverse- á considerar o de maior valor.
Answer
  • a) V, V, F.
  • b) V, F, V
  • c) F, F, V
  • d) F, V,V

Question 45

Question
Questão 45 - INSTITUTO AOCP/EBSERH – Advogado – 2015 – adaptada ao NCPC Sobre a nulidade no processo civil, é correto afirmar que
Answer
  • a) a nulidade pode ser requerida por qualquer uma das partes, inclusive pela parte que lhe deu causa.
  • b) quando a lei prescrever determinada forma, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.
  • c) a nulidade dos atos pode ser alegada a qualquer momento, não necessariamente na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos.
  • d) no caso das citações e das intimações as mesmas serão válidas independentemente da forma que se realiza, uma vez que ambas não precisam seguir nenhuma prescrição legal.
  • e) a nulidade de uma parte do ato prejudicará as outras, que dela seja dependente ou independente.

Question 46

Question
Questão 46 – FCC/MANAUSPREV – Procurador Autárquico – 2015 A citação
Answer
  • a) pode ser feita pelo correio se o réu estiver em lugar incerto e não sabido.
  • b) por hora certa será feita sempre em pessoa da família do réu.
  • c) é feita como regra por oficial de justiça e, excepcionalmente, pelo correio ou por hora certa.
  • d) é ato formal e não pode ser convalidada, em nenhuma hipótese.
  • e) é ato formal mas pode ser convalidada.

Question 47

Question
Questão 47 – FCC/CNMP – Técnico do CNMP – Administração – 2015 – adaptada ao NCPC Segundo as regras das comunicações dos atos processuais:
Answer
  • a) intimação é o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender.
  • b) para a validade do processo é indispensável a intimação inicial do réu.
  • c) a citação efetuar-se-á em qualquer lugar e circunstância em que se encontre o réu.
  • d) citação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa.
  • e) a intimação do Ministério Público, em qualquer caso, será feita por meio eletrônico.

Question 48

Question
Questão 48 – FGV/TJ-SC – Técnico Judiciário Auxiliar – 2015 Paula obteve uma decisão liminar num agravo de instrumento em curso perante o Tribunal de Justiça. Tal medida liminar deve ser executada através de carta:
Answer
  • a) de ordem, dirigida ao juízo de origem onde tramita o feito principal;
  • b) rogatória, por livre distribuição no local onde a medida deve ser cumprida;
  • c) de cumprimento, por livre distribuição na Comarca onde tramita o feito principal;
  • d) precatória, dirigida ao juízo de origem onde tramita o feito principal;
  • e) de adjudicação, por livre distribuição no local onde a medida deve ser cumprida.

Question 49

Question
Questão 49 – FCC/TCM-GO – Auditor Conselheiro Substituto – 2015 Quanto ao ato processual de citação,
Answer
  • a) deverá o ato ser realizado sempre pessoalmente ao réu, ou, se ausente, por edital ou hora certa.
  • b) o advogado pode receber a ordem de citação inicial, independentemente de poderes expressos para tanto, decorrendo a possibilidade jurídica da natureza da atividade advocatícia.
  • c) é nula a citação se o réu, à época do ato, já era incapaz para os atos da vida civil, vindo a ser interditado posteriormente.
  • d) não se fará a citação, em nenhuma hipótese, aos doentes, enquanto grave o seu estado.
  • e) para que se proceda à nomeação de curador para receber a citação em nome do réu enfermo mental ou que se encontre impossibilitado para recebê-la, é suficiente a constatação dessa circunstância pelo Oficial de Justiça, sendo desnecessária a nomeação de perito para elaboração de laudo médico.

Question 50

Question
Questão 50 – FGV/TJ-BA – Técnico Judiciário – Escrevente – Área Judiciária – 2015 Júlio ficou sabendo que seu vizinho o está processando. Descobriu também que a sua citação foi realizada no endereço errado. Nesse caso, se Júlio comparecer em juízo apenas para arguir a nulidade da citação e esta for decretada:
Answer
  • a) o prazo para apresentar a sua resposta é imediatamente suspenso;
  • b) o processo é extinto, sem resolução do mérito, por falta de pressuposto processual;
  • c) o processo é extinto, com resolução do mérito, por falta de condições da ação;
  • d) a citação é considerada feita na data em que for intimado da decisão;
  • e) a citação é convalidada pela ciência do réu da existência do processo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Joomla Extension
Santi Sounsri
Physics 1A - Energy
Zaki Rizvi
Biology B1.1 - Genes
raffia.khalid99
EOY Revision of Year 8 - Science
Luca Cameron
Discovery - HSC English
abby.slinger
Fundamental Economic Theories & Concepts
Finian O'Driscoll
Macbeth Essay Notes
Mel M
PHR and SPHR Practice Questions
Elizabeth Rogers8284
Chemical Reactions and Solutions
Adelene Somerville
LINEA DEL TIEMPO DE LA EVOLUCION DEL MICROSCOPIO
valentina brizio
Management 1. PT (3MA101) - 2. část
Vendula Tranová