Ética, Bioética e Legislação na Enfermagem

Description

Introdução a Ética e Bioética, como meio de apoio a monitorias. Esse estudo não substitui os estudos por meio de livros.
Maria  Elany
Slide Set by Maria Elany, updated more than 1 year ago
Maria  Elany
Created by Maria Elany over 6 years ago
586
2

Resource summary

Slide 1

    Ética
    Ethos (do grego ethikos) - Conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.  Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Slide 2

    Ética e Moral
    A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

Slide 4

    Ética da convicção
     É a ética apoiada nos valores morais, que busca a verdade absoluta, é autoritária, exclui o diferente, massifica os sujeitos. Favorece o processo de imaturidade nos relacionamentos, é próxima da violência. Valores que definem o que eu quero, o que eu posso e o que eu devo.

Slide 5

    Etica da Responsabilidade
    A ética da responsabilidade é reflexiva, busca o estabelecimento de laços, pois envolve o agente, a ação e a finalidade da ação, facilita a abertura para o novo, o criativo, o diferente e a alteridade.

Slide 6

    Bioética
    De origem grega, significa ética da vida.   É um estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão, decisão, conduta e normas morais – das ciências da vida e da saúde.   Auxilia alunos na construção, compreensão e desenvolvimento do raciocínio humanístico, crítico e reflexivo.

Slide 7

Slide 8

    Princípios da ética
    Justiça;   Igualdade de direitos;   Dignidade da pessoa humana;   Cidadania plena;   Solidariedade;

Slide 9

    Imprudencia, Negligencia e Imperíci
    Imprudência - Ação Precipitada e sem cautela. A pessoa age diante da situação, mas não é a atitude diversa da esperada.   Negligencia - Inação, indiferença ou desatenção. Alguém que deixa de tomar uma atitude.   Imperícia - Falta de qualificação técnica, teórica ou pratica. Ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão.

Slide 10

    Ética na saúde e sua influência
    A missão da ética em saúde é de incrementar a qualidade da assistência em saúde e dar capacidade de decisão por parte dos profissionais e pacientes, por meio da discussão de temas que envolvem a ética em enfermagem, em especial os que constituem dilemas e desafios consequentes aos avanços tecnológicos da Medicina.   Ex: Eutanásia

Slide 11

    Cuidado de enfermagem ético
    No mundo complexo em que vivemos, estamos cercados por questões éticas em todas as facetas de nossa vida. Consequentemente, tem havido um interesse aumentado pelo campo da ética, numa tentativa de obter melhor compreensão de como essas questões nos influenciam.   Assim, para o ensino da ética, é necessário a inclusão da realidade social e o exercício da crítica às questões mais gerais da saúde e da sociedade que repercutem no dia-a-dia da profissão e na assistência que dispensamos aos usuários.

Slide 12

    Campo de pesquisa
    Estudo extraído de pesquisas por internet e por meio de slides disponibilizados
Show full summary Hide full summary

Similar

Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Bioética em Enfermagem
Sachiko Chan
QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
Maria Regina
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
dayse vasconcelos
Práxis Segura da Enfermagem Radiológica
thais.marinass
Patologias dos rins
Celi cs
Troca de gases prejudicada -
ucbjacque@gmaIl.com
Posologia
Letícia Silva
SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Witamar Chaves