Anatomia Mandíbular

Description

Resumo
Ana Paula  Siqueira
Slide Set by Ana Paula Siqueira , updated more than 1 year ago
Ana Paula  Siqueira
Created by Ana Paula Siqueira about 6 years ago
26
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Sua forma é semelhante a uma ferradura horizontal com abertura posterior (corpo), de cujas extremidades livres saem dois prolongamentos (ramos). Na parte posterior, há uma articulação sinovial, com os ossos temporais através do processo condilar, alongado ortogonalmente ao plano medial; esta articulação designa-se temporomandibular (ATM).
    Características Gerais
    Cada lado contém, da extremidade anterior à posterior, oito alvéolos para a inserção dos dentes, respectivamente: dois alvéolos para o engaste dos incisivos; um alvéolo canino, bastante profundo; dois alvéolos pré-molares e dois ou três molares, dependendo da formação ou não do terceiro molar ou dente siso. Estes números referem-se à boca do homem, nos restantes grupos de mamíferos, os números variam, tendo evoluído de acordo com o tipo de alimentação.

Slide 3

    Crescimento É ântero-posterior e em altura, por deslocamento oblíquo do processo condilar (cartilagíneo) por aposições da margem posterior dos ramos; ântero-posterior dos ramos; ântero-posterior, por reabsorção na margem anterior dos ramos; do corpo, por elevação dos processos alveolares; e em altura por desenvolvimento da base do corpo da mandíbula.
    ORIGEM
    Caption: : Deriva do esqueleto visceral (primeiro arco branquial) e se realiza ao lado da cartilagem mandibular, que desaparece. A partir da sexta semana de vida intra-uterina, começa a ossificar-se antes de qualquer outro osso do organismo, com exceção da clavícula. Em fase embrionária há uma ossificação bilateral em direção latero-mesial. Quando os dois processos se unem formam um único osso
Show full summary Hide full summary

Similar

Reino Plantae
nina.ostrowski
Slide Teste
thainá m.
ABOUTS O1 --- CÓDIGO HTML.
DER ALCHIMIST
Logística Reversa
ELI GONZAGA
MATEMÁTICA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
lumooljap
Assuntos para análise
Gabriela Mirra
Tipos de Eutanásias
Gleice Oliveira
Reino Plantae
Giovana Dário
Reino Plantae
Maria Eduarda Macedo
Slide Teste
Tereza Faria