Iluminismo

Description

2º ano História Slide Set on Iluminismo, created by Amanda Flávia on 29/04/2018.
Amanda  Flávia
Slide Set by Amanda Flávia, updated more than 1 year ago
Amanda  Flávia
Created by Amanda Flávia almost 6 years ago
474
1

Resource summary

Slide 1

Slide 2

Slide 3

Slide 4

Slide 5

Slide 6

    No Antigo Regime, a sociedade era  dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo.
    Antigo Regime
    Caption: : Divisões entree população

Slide 7

    >No setor político: poder absoluto dos reis;>No setor social: divisão da sociedade em estamentos, onde se distinguiam ordens privilegiadas pelo nascimento e camadas desfavoráveis;>No setor econômico: coexistência de relações feudais e relações capitalistas, ora em harmonia, ora em conflitos;>No setor cultural: a intolerância religiosa e filosófica. O Estado e a Igreja intervinham na vida das pessoas, não permitindo a liberdade de religião ou convicção filosófica e política;
    Características
    Caption: : Características marcantes Absolutista

Slide 8

Slide 9

    - A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.- O predomínio da burguesia e seus ideais.
    Causas que o Iluminismo defendia!

Slide 10

    As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas.   Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias de progresso iluministas.
    A Aceitação

Slide 11

    John Locke- O pai do Iluminismo.Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.Voltaire- destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.Montesquieu- defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.Rousseau- destacou-se como defensor da pequena burguesia.Quesnay- O fisiocrata pregava um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.Adam Smith- principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, defendia que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
    Pensadores que se destacaram nesse período
Show full summary Hide full summary

Similar

Iluminismo
Priscila Reinaldo
ILUMINISMO (FRAN)
gabriela_c.andra
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha