Europa. Conflitos da Espanha

Description

Slide Set on Europa. Conflitos da Espanha, created by ルーカス . on 26/09/2018.
ルーカス .
Slide Set by ルーカス ., updated more than 1 year ago
ルーカス .
Created by ルーカス . over 5 years ago
22
1

Resource summary

Slide 1

    Europa e seus aspectos Socioeconômicos
    A Europa é o segundo menor continente do mundo e um dos mais ricos. A riqueza europeia tem sua origem na Primeira Revolução Industrial, ocorrida em meados do século XVIII, possibilitada principalmente pelas relações com as colônias africanas e americanas, pelo comércio com países asiáticos e pela presença de ferro e carvão em abundância no subsolo europeu. SETOR PRIMARIO  O setor primário, agropecuária e extrativismo, é o que menos contribui para economia europeia, sendo responsável por absorver cerca de 5% da força de trabalho. A estrutura agrária da Europa possui um grande número de propriedades familiares, cerca de 90% das unidades agrícolas utilizam mão de obra familiar. Outro importante fator desse setor é a grande quantidade de subsídios oferecidos aos agricultores, na tentativa de tornar a agricultura europeia mais competitiva e manter a Europa autossuficiente em alguns produtos agrícolas.​​​​​​​

Slide 2

    Continua ^
    Indústrias O setor secundário, indústria, já foi o mais importante da Europa, mas perdeu importância frente ao setor terciário, de serviços e comércio. Ainda assim, a Europa apresenta uma indústria forte, principalmente na região centro-ocidental, focada na produção de bens de consumo. Serviços e comércio O setor que mais contribui para economia europeia é o terciário. A transição do setor secundário para o terciário é comum em países desenvolvidos, já que muitos desses países terceirizam suas fábricas para países com mão de obra mais barata.​​​​​​​

Slide 3

    Imigracao na europa
    As guerras vividas em Palestina, Síria, Afeganistão, com vários países envolvidos como Israel, Estados Unidos, Rússia. Geraram um aceleramento desse processo migratório. Provenientes de países como Eritreia, Gana, Nigéria também se há registrado um grande número de imigrantes. Outro fato importante é o de terroristas vinculados a religiões. Essas atitudes causam aumento da violência, intolerância e até repugnância, resultando em insatisfação por parte da sociedade em geral, que não compactua com essas ações extremas. E decidem buscar asilo em outras regiões.

Slide 4

    Pais de Basco
    A questão basca, ou questão dos bascos, é um conflito territorial e étnico surgido no final do século XV e início do XVI com a unificação da Espanha em um só reino e a anexação da porção sul da região à Espanha e da porção norte da região à França. O País Basco, como pode ser chamado, é composto por sete regiões tradicionais: Álava, Biscaia, Guipúscoa e Navarra que compõem o território de Hegoalde na Espanha, e Baixa Navarra, Lapurdi e Sola que compõem o território de Iparralde na região francesa.  O povo basco teria ocupado a região da Península Ibérica por volta de 2000 a.C. tendo resistido durante séculos a invasões e à dominação por outros reinos, inclusive os romanos. Sua cultura resistiu ao tempo e às conquistas, se tornando, a língua basca, a língua mais antiga falada atualmente na Europa, mesmo tendo surgido como língua escrita apenas no século XVI o que, apenas contribuiu para fortalecer o espírito nacionalista do povo basco. A principal característica da questão basca é que os bascos lutam para manter sua identidade como povo, sua língua, cultura e modo de vida.

Slide 5

    Pais de Basco
    A questão basca, ou questão dos bascos, é um conflito territorial e étnico surgido no final do século XV e início do XVI com a unificação da Espanha em um só reino e a anexação da porção sul da região à Espanha e da porção norte da região à França. O País Basco, como pode ser chamado, é composto por sete regiões tradicionais: Álava, Biscaia, Guipúscoa e Navarra que compõem o território de Hegoalde na Espanha, e Baixa Navarra, Lapurdi e Sola que compõem o território de Iparralde na região francesa.  A principal característica da questão basca é que os bascos lutam para manter sua identidade como povo, sua língua, cultura e modo de vida. Ao invés de serem incorporados e suplantados por outra cultura, como a maioria dos povos que habitaram a Península Ibérica e a Europa. Outro ponto interessante é o apoio que a luta armada do grupo guerrilheiro ETA (Euzkadi Ta Askatana, que em vasconço significa “Pátria Basca e Liberdade”) tem da população basca. Ou, pelo menos tinha. O ETA surgiu em 1959 como um movimento socialista fundado através da união de diversos grupos políticos que atuavam na região. Desde a Guerra Civil Espanhola (1936-39) e do bombardeio à cidade de Guernica pelos nazistas alemães como represália ao apoio do povo basco aos republicanos, então aliados dos anarquistas e socialistas e, a proibição do vasconço em todo o território basco pelo general Franco, o sentimento nacionalista basco foi se tornando cada vez mais forte. Estes fatos, também contribuíram para que o ETA decidisse pela luta armada e tivessem o apoio da população. Mas, com o final da ditadura de Franco em 1975 e os direitos cedidos pela Constituição de 1978 que defende o respeito pela diversidade cultural e lingüística, e de um estatuto especial assegurando à Catalunha, à Galiza e ao País Basco o direito de utilizar suas próprias línguas e ainda outros direitos que lhes confere certa autonomia, a guerrilha do grupo ETA começa a perder força ante a população basca.

Slide 6

    Continuacao ^
    O ETA surgiu em 1959 como um movimento socialista fundado através da união de diversos grupos políticos que atuavam na região. Desde a Guerra Civil Espanhola (1936-39) e do bombardeio à cidade de Guernica pelos nazistas alemães como represália ao apoio do povo basco aos republicanos, então aliados dos anarquistas e socialistas e, a proibição do vasconço em todo o território basco pelo general Franco, o sentimento nacionalista basco foi se tornando cada vez mais forte. Estes fatos, também contribuíram para que o ETA decidisse pela luta armada e tivessem o apoio da população. Mas, com o final da ditadura de Franco em 1975 e os direitos cedidos pela Constituição de 1978 que defende o respeito pela diversidade cultural e lingüística, e de um estatuto especial assegurando à Catalunha, à Galiza e ao País Basco o direito de utilizar suas próprias línguas e ainda outros direitos que lhes confere certa autonomia, a guerrilha do grupo ETA começa a perder força ante a população basca.

Slide 7

    Catalunha
    A Catalunha é uma comunidade autônoma espanhola, com o status oficial de “nacionalidade”. O território compreende quatro províncias: Barcelona, Girona, Lleida, e arragona. A capital e maior cidade é Barcelona, que também é a segunda maior cidade de toda a Espanha, depois de Madrid. Catalunha cobre uma área de cerca de 32.000 km² e tem uma população oficial de 7.535.251 habitantes. O grande problema da Catalunha, e que ela e um territorio muito importante a Espanha e gera muita renda, por conta disso os Espanhois não querem abrir mão da Catalunha.

Slide 8

    Catalunha
    A Catalunha é uma comunidade autônoma espanhola, com o status oficial de “nacionalidade”. O território compreende quatro províncias: Barcelona, Girona, Lleida, e arragona. A capital e maior cidade é Barcelona, que também é a segunda maior cidade de toda a Espanha, depois de Madrid. Catalunha cobre uma área de cerca de 32.000 km² e tem uma população oficial de 7.535.251 habitantes. Compreende a maior parte do que foi o território do na extinto Principado da Catalunha, sendo o resto da região agora pertencente ao sul da França. A comunidade faz fronteira com a França e com Andorra ao norte, e com o Mar Mediterrâneo ao leste, com uma costa de 580 km. As línguas oficiais são o catalão, o espanhol e o aranês. A Catalunha luta por sua liberdade, porem e uma luta dificil pois a Espanha não pretende perder a Catalunha que e um territorio de extrema importancia.  
Show full summary Hide full summary

Similar

Geography Quiz
PatrickNoonan
Geography Coastal Zones Flashcards
Zakiya Tabassum
Using GoConqr to study geography
Sarah Egan
All the Countries of the World and their Capital Cities
PatrickNoonan
Tectonic Hazards flashcards
katiehumphrey
Volcanoes
1jdjdjd1
River Processes and Landforms
1jdjdjd1
GCSE Geography - Causes of Climate Change
Beth Coiley
The Rock Cycle
eimearkelly3
Plate Tectonics
eimearkelly3
Characteristics and Climate of a hot desert
Adam Collinge