INSTRUMENTAIS CIRURGICOS

Description

Enfermagem Slide Set on INSTRUMENTAIS CIRURGICOS, created by Juliane Casaroto on 07/09/2019.
Juliane Casaroto
Slide Set by Juliane Casaroto, updated more than 1 year ago
Juliane Casaroto
Created by Juliane Casaroto over 4 years ago
236
0

Resource summary

Slide 1

    1. AFASTADOR DE GOSSET Utilizado em procedimentos abdominais para expor o meio interno. 2. AFASTADOR DE BALFOR Uma adaptação do afastador de Gosset, quando utilizado isoladamente, consiste em um afastador dinâmico. 3. AFASTADOR DE BECKMANN Utilizado para afastamento de tecidos em geral em diversos tipos de cirurgias. Possui braço articulado o que permite utilização em diversos tipos de angulação.
    4. BENIQUÊ Sonda metálica, de ponta curva ou reta, empregada no cateterismo dilatador de uretra masculina. 5. BICO DE ASPIRADOR Utilizado na aspiração e drenagem de fluentes. 6. COPROSTASE – CURVA E RETA São pinças longas, de haste maleável usadas para contenção dos fluídos intestinais.
    INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS

Slide 2

    7. CURETA Possui uma superfície áspera, a qual realiza raspagem e outra lisa para que a parede do útero não seja lesionada durante o procedimento. 8. ESPÉCULO NASAL Utilizado para melhor visualização das cavidades nasais e realização da rinoscopia anterior. 9. ESPÉCULO RETAL Utilizado para melhor vizualização da cavidade anal, e auxilio em determinados exames.
    10. ESPÉCULO VAGINAL Utilizado para melhor vizualização do introito vaginal, e auxilio em determinados exames como o papa nicolau. 11. AFASTADOR DE FINOCHIETTO Usado em cirurgias toraxicas para abertura dos espaços intercostais ou mediosternal. 12. FÓRCEPS  Utilizado em cirurgias obstétricas. 13. LÂMINA MALEÁVEL Usadas em cirurgias na cavidade pleural ou abdôminal.
    INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS

Slide 3

    14. AFASTADOR DE LANGENBECK Usado para afastamento de pele, subcutâneo, músculo em plano superficial, podendo agir em planos mais profundos. 15. PINÇA BABY MIXTER Usada para procedimentos de hemostasia. 16. PINÇA DE ADSON Apresenta uma extremidade distal estreita, dessa forma uma menor superfície de contato, utilizada em cirurgias mais delicadas como as pediátricas.
    17. PINÇA ALLIS Utilizadas em tecidos grosseiros ou aqueles que irão sofrer a exérese, ou seja, naqueles que irão ser retirados do organismo. 18. PINÇA DE BABCOCK Utilizada na manipulação das alças intestinais. 19. PINÇA DE CHERON Tem como finalidade auxiliar os exames ginecológicos, exames de cavidades estreitas como o endocervice na função de afastador endocervical.
    INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS

Slide 4

    20. PINÇA DE COLLIN Serve para preensão de tecidos ou vísceras, tento uma superfície ampla de contato com ranhuras. 21. PINÇA DE DUVAL Utilizada em diversas estruturas, exemplo as alças intestinais por possuir uma superfície ampla de contato. 22. PINÇA DE FORSTER E uma pinça de longas hastes, com anéis na extremidade de sua parte prensora, apropriada para conduzir pequenas compressas de gaze, muito utilizada no procedimento de antissepsia.  
    23. PINÇA DE POZZI Utilizada para segurar o colo ou corpo uterino, utilizada em cirurgias ginecológicas. 24. PINÇA MIXTER Utilizada na passagem de fios ao redor de vasos para ligaduras, assim como na dissecção de vasos e outras estruturas. 25. PINÇA BULLDOG Utilizada em procedimentos cirúrgicos para parar o fluxo sanguíneo para um órgão particular de interesse.
    INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS

Slide 5

    26. PORTA AGULHA DE METHIEU Utilizado em suturas de tecidos superficiais, especialmente na pele em cirurgias plásticas e odontológicas. 27. PINÇA STATINSKY Utilizada em cirurgias vasculares. 28. TENTACÂNULA Instrumental para guiar a ponta do bisturi. 29. TESOURA DE ÍRIS Por ser pequena e delicada é muito utilizada em procedimentos oftalmológicos.    
    30. VÁLVULA DE DOYEN São uteis na exposição do campo operatório e necessita de tração manual constante. 31. VÁLVULA SUPRA PÚBICA Afastador de separação dinâmico manuseados pelos auxiliares, com possibilidade de mudarem de posição sempre que necessário. 32. VELAS DE HEGAR O instrumental é indicado para procedimentos no colo uterino, como dilatação, curetagem e vídeo histeroscopia. 33. AFASTADOR DE VOLKMANN Possui garras na parte curva, dando mais aderência aos tecidos, usado somente em planos musculares. .
    INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS

Slide 6

    34. BISTURI (lâmina fixa ou móvel) São designados por números, quanto menor o número menor a lâmina, os maiores com lâminas maiores, são designados para cortes mais profundos. 35. TESOURA METZENBAUN São indicadas para diérese mais delicada de tecidos, podem ser utilizadas em cavidades, sendo introduzidas a fundo. 36. TESOURA DE MAYO Utilizada para tecidos mais grosseiros em superfícies ou cavidades e corte de fios.  
    37. PINÇA ANATÔMICA Utilizada para preensão de vários tecidos, provoca menos trauma nos tecidos, porém a risco de esgarçamento do tecido. 38. PINÇA DENTE DE RATO Preensão de pinças e manipulação de tecidos. 39. PINÇA HEMOSTÁTICA CURVA Utilizada para pinçamentos transversais em tecidos ou pinçamento pela ponta para tração de aponeurose.  
    INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS

Slide 7

    40. PINÇA HEMOSTÁTICA RETA Utilizada para pinçamentos transversais em tecidos ou pinçamento pela ponta para tração de aponeurose. 41. PORTA AGULHA DE HEGAR Pinça com anéis e cremalheira com ramos preensores curtos e cabos longos com grande potência de ponta. 42. AFASTADOR DE PARABEUF Usado para separação e abertura do campo operatório em diversas áreas do corpo.  
    PINÇA HEMOSTÁTICA CURVA Utilizada para pinçamentos transversais em tecidos ou pinçamento pela ponta para tração de aponeurose
    43. AFASTADOR DE ADSON É utilizado em cirurgias neurológicas para o afastamento do couro cabeludo.  Em operações que envolvem a coluna, serve para afastar os músculos superficiais. 44. PINÇA DE BACKAUS Fixação de panos de campos operatórios. 45. PINÇA DE PEN Utilizada para realização de assepsia.  
    INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS
Show full summary Hide full summary

Similar

Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Bioética em Enfermagem
Sachiko Chan
QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
Maria Regina
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
dayse vasconcelos
Práxis Segura da Enfermagem Radiológica
thais.marinass
Patologias dos rins
Celi cs
Troca de gases prejudicada -
ucbjacque@gmaIl.com
Posologia
Letícia Silva
SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Witamar Chaves