TEORIA DOS CAOS E FRACTAIS

Description

PEQUENO HISTÓRICO SOBRE A ESSÊNCIA DA TEORIA DO CAOS!
Rosana Aguiar da Silva
Slide Set by Rosana Aguiar da Silva, updated more than 1 year ago
Rosana Aguiar da Silva
Created by Rosana Aguiar da Silva over 3 years ago
30
0

Resource summary

Slide 1

    TEORIA DO CAOS
    É uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A idéia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode traz...  Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-a-teoria-do-caos/

Slide 2

    Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis – caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa idéia faz sentido.   Imagine que, no passado, você tenha perdido o vestibular na faculdade de seus sonhos porque um prego furou o pneu do ônibus. Desconsolado, você entra em outra universidade. Então, as pessoas com quem você vai conviver serão outras, seus amigos vão mudar, os amores serão diferentes, seus filhos e netos podem ser outros…  No final, sua vida se alterou por completo, e tudo por causa do tal prego no início dessa seqüência de eventos!    
    EXEMPLO

Slide 3

    Esse tipo de imprevisibilidade nunca foi segredo, mas a coisa ganhou ares de estudo científico sério no início da década de 1960, quando o meteorologista americano Edward Lorenz descobriu que fenômeno aparentemente simples têm um comportamento tão caótico quanto a vida. Ele chegou a essa conclusão ao testar um programa de computador que simulava o movimento de massas de ar.  Um dia, Lorenz teclou um dos números que alimentava os cálculos da máquina com algumas casas decimais a menos, esperando que o resultado mudasse pouco.  Mas a alteração insignificante, equivalente ao prego do nosso exemplo, transformou completamente o padrão das massas de ar.          
    HISTÓRICO

Slide 4

    Caption: : EFEITO BORBOLETA
    EFEITO BORBOLETA
    Para Lorenz, era como se “o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas”.   Com base nessas observações, ele formulou equações que mostravam o tal “efeito borboleta”.     

Slide 5

    Na década de 70, o matemático polonês Benoit Mandelbrot deu um novo impulso à teoria ao notar que as equações de Lorenz batiam com as que ele próprio havia feito quando desenvolveu os fractais, figura geradas a partir de fórmulas que retratam matematicamente a geometria da natureza, como o relevo do solo ou as ramificações de nossas veias e artérias.    

Slide 6

Slide 7

Slide 8

    FRACTAIS
    A junção do experimento de Lorenz com a matemática de Mandelbrot indica que o caos parece estar na essência de tudo, moldando o Universo. “Lorenz e eu buscávamos a mesma verdade, escondida no meio de uma grande montanha. A diferença é que escavamos a partir de lugares diferentes”, diz Mandelbrot, hoje na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.  Fractais (do latim fractus, fracção, quebrado) são formas em que as partes são semelhantes ao todo. Os matemáticos desvendaram os fractais que, afinal, estão em nós, à nossa volta na Natureza, onde existem numerosos exemplos da geometria fractal. Estruturas naturais que observamos e que estão baseadas em princípios matemáticos.

Slide 9

Slide 10

Slide 11

    PRINCÍPIO DA TEORIA DO CAOS
    A essência da teoria do caos é que uma mudança muito pequena nas condições iniciais de uma situação leva a efeitos imprevisíveis.   É o que acontece nesse exemplo hipotético, em que uma menina brinca despreocupadamente com sua bola. Parece uma situação sem grandes consequências, mas…   … uma borboleta surpreende a garotinha! Pronto: apareceu a tal “pequena alteração nas condições iniciais”. Com o susto, ela deixa a bola cair   

Slide 12

Slide 13

    A bola vai rolando em direção à estrada e a menina corre atrás para recuperá-la. Enquanto isso, um caminhão carregado de sal está passando por ali  Para não atropelar a menina, o motorista vira o volante subitamente. Mas o caminhão não agüenta a manobra e tomba. O veículo começa a pegar fogo  Todo o suprimento de sal começa a torrar. A fumaça do incêndio está carregada de minúsculas partículas de cloreto de sódio, que sobem para as nuvens   Nas nuvens, as partículas de cloreto de sódio atraem pequenas gotinhas de vapor d�água e começam a formar gotas de chuva, que crescem até terem peso suficiente para cair  Com as nuvens pesadas, começa a chover depois de algum tempo. Ou seja, a brincadeira inocente da menina, no fim, produziu uma alteração imprevisível nas condições climáticas!   

Slide 14

    FIM!
    REFLITA SOBRE UM MOMENTO NA SUA VIDA EM QUE VOCÊ NOTOU QUE UM PEQUENO EVENTO MUDOU DETERMINADA SITUAÇÃO TANTO NA SUA VIDA COMO NA VIDA DE OUTRAS PESSOAS! BOM TRABALHO GALERA!!
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos