Português para Vestibular

GoConqr suporte .
Slide Set by , created almost 4 years ago

Português para Vestibular

1919
146
0
Tags
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . almost 4 years ago
Semântica
GoConqr suporte .
Interpretação de Texto
GoConqr suporte .
Tempos Verbais - Português
GoConqr suporte .
A-Level Revision Tips
Alex Declan
Část 20.
Nikola Truong
Oração Subordinada Substantiva
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Alice Sousa
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
Alice Sousa

Slide 1

Slide 2

    1. Semântica: o significado das palavras em contexto "É um assunto que cai bastante, porque ajuda o aluno a compreender o texto". É possível cair perguntas específicas sobre o significado de determinadas palavras. O vestibular da Fuvest costuma realizar essa prática e alerta que "pegadinhas" de semântica também são corriqueiras. 2. Elementos coesivos: pronomes econjunções "Pronomes e conjunções são aqueles elementos que fazem a construção de um texto", diz Carrera. "O que cai todos os anos nos vestibulares é pronome relativo". Esse tema também está bem associado à redação, porque ajuda a tornar mais clara a produção textual. 3. Figuras de linguagem e Relações entre textos O aluno tem que saber o gênero textual.  
    4. Conjugação: uso dos tempos e modos verbais O tema é associado à elaboração da redação.  6. Paráfrase ou tradução de sentido É essencial para a interpretação de um texto, principalmente na hora de analisar as alternativas de determinada pergunta. "Nada mais é do que a reescrita. Nas questões vão ter palavras diferentes, mas que traduzem a mesma ideia". A paráfrase "pobre" em uma redação, por exemplo, da coletânea de textos é mal vista, por ser uma mera mudança por sinônimos. 7. Classes de palavras  Os estudantes devem conhecer bem os aspectos estruturais que norteiam as dez classes gramaticais e ter noção de que seis dessas são flexionadas em número, gênero, grau, pessoa, tempo, voz, modo e/ou aspecto. Na construção do texto, a professora do cursinho do XI lembra que os vestibulares costumam tratar bastante de paralelismo.
    Português

Slide 3

    8. Romantismo: Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar e Almeida Garrett Para Augusta Aparecida Barbosa, professora de literatura do cursinho do XI, além de ler os livros pedidos pelos vestibulares, pode ser interessante que o aluno conheça outras obras dos autores solicitados."A Fuvest e a Unicamp não vão fazer perguntas fora dos livros, mas é bom que ele tenha lido outras obras do autor como referência", diz. "Do José de Alencar, por exemplo, é pedido Til, mas o aluno pode conhecer Senhora, Iracema". Os romances desse período tentavam atender aos anseios da burguesia de aparecer nos romances. "A burguesia quer estar nos romances e para isso tenta resgatar os heróis medievais e a religiosidade. Há muito sentimentalismo e nacionalismo também", comenta Augusta. 9. Realismo: Eça de Queirós e Machado de AssisPeríodo associado ao cientificismo do final do século 19. "Essa é a época que a ciência ganha certo peso, e os artistas vão querer se posicionar diante da sociedade como se fossem cientistas, observando, apontando defeitos e propondo soluções", diz a professora do XI. 10. Modernismo: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira,Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Guimarães RosaO aluno deve entender que o modernismo surge em um momento de entreguerras. "Os artistas vão mostrar esse mundo que está se rompendo, se esfacelando. Propõem, então, uma estrutura estética diferente. O poema em verso agora em versos livres, formato de triângulo, de espiral", conta Augusta. "O modernista tem tanta liberdade que pode até retomar os versos em redondilha".
    Literatura