Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula

Alice Sousa
Slide Set by , created about 4 years ago

Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula

496
26
0
miminoma
Created by miminoma about 4 years ago
GoConqr suporte .
Copied by GoConqr suporte . about 4 years ago
Alice Sousa
Copied by Alice Sousa about 4 years ago
Mapas Mentais em Sala de Aula
Alice Sousa
Mapas Mentais em Sala de Aula
GoConqr suporte .
The Rise of the Nazis
absterps18
English Language Activity Write Up #2 (completed)
08aliell
GoConqr para Professores
Lilian Arruda
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
GoConqr suporte .
4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
GoConqr suporte .

Slide 1

    Passo 1: O Problema
    Na metodologia de Aprendizagem baseada em Problema (ABP), o professor apresenta um caso aberto para a classe. Um bom exemplo seria:Uma mulher com sangue do tipo AB dá à luz a uma criança com sangue tipo O. Seis anos depois, ela dá à luz um segundo tipo O negativo. Este caso parece contradizer herança mendeliana, e então os alunos serão obrigados a rever o conteúdo mas também exigirá que eles examinem os conceitos de meiose, gametogênese, fertilização e desenvolvimento precoce, a fim de propor alguns mecanismos explicativos para o problema em questão.
    Caption: : Metodologia de ensino: ABP

Slide 2

    Passo 2: Brainstorm
    A próxima etapa envolve um processo de brainstorm, que inclui toda a sala de aula. Nesse processo, os alunos levantarão fatos de aprendizagem (que eles sabem), ideias (pensamentos e hipóteses relacionadas), questões (o que eles precisam saber mais sobre o problema) e ações (o que eles precisam fazer).Aqui é onde GoConqr entra em jogo com sua ferramenta de Mapas Mentais, perfeita para condensar todos os pensamentos, conhecimentos e ideias a cerca de um assunto estudado, já que os Mapas Mentais online registram as informações de maneira visualmente atrativa.

Slide 3

    Passo 3: Crie Grupos
    Em seguida, os alunos devem se dividir em pequenos grupos de 4 ou 5 para realizarem pesquisas e avançar para uma solução comum.GoConqr facilitar este tipo de colaboração por meio de sua opção de Grupos de Estudo, que oferece uma série de funções que promovem o aprendizado colaborativo, tais como linhas de discussão, pesquisas, análises em grupo e compartilhamento de recursos.
    Caption: : Página de Grupos de GoConqr

Slide 4

    Passo 4: Apresentação
    Finalmente, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é concluído com uma apresentação do grupo, na qual os alunos devem resumir e ilustrar a sua aprendizagem.Os Slides de GoConqr são a ferramenta ideial: fácil, dinâmica e atrativa. Os Slides online oferecem uma grande variedade de modelos que permitem a inclusão de elementos de multimídia para ilustrar as descobertas, como vídeos, imagens, Mapas Mentais, Flashcards, Notas e Quizzes.Para finalizar com chave de ouro, peça para os alunos compartilharem seus trabalho com o resto da turma por meio dos Grupos de Estudo.
    Caption: : Exemplo de Slide On-line