Resíduos Sólidos Urbanos (Slides)

Description

Material didático sobre os problemas gerados pelo descarte, manuseio e destino inadequado de resíduos sólidos urbanos (RSU) provenientes de residências, comércios e indústrias.
Letícia Vieira Savazi
Slide Set by Letícia Vieira Savazi, updated more than 1 year ago
Letícia Vieira Savazi
Created by Letícia Vieira Savazi over 1 year ago
36
0

Resource summary

Slide 1

    RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
    Tópicos: Produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU); Composição; Impactos no meio ambiente e na saúde pública; Problema social; Segurança no manuseio; Tipos de descarte no Brasil; Como reverter essa situação?

Slide 2

    PRODUÇÃO DE RSU
    O lixo é produzido nas residências, indústrias e hospitais, mas também é gerado nas atividades de varrição e poda. A estimativa da produção de lixo por pessoa e por dia, é importantíssima para se equacionar o transporte e o tamanho do aterro sanitário. Esse valor varia com o local e o número de habitantes, e no caso do Brasil, pode ser considerado, em média, como 379,2 quilogramas por habitante por ano.  
    Caption: : Fonte: ODPADY PORTAL (Site).

Slide 3

    COMPOSIÇÃO
    A fração orgânica, abrangendo sobras e perdas de alimentos, resíduos verdes e madeiras, é a principal componente dos RSU, com 45,3%. Os resíduos recicláveis secos somam 33,6%, compostos principalmente pelos plásticos (16,8%), papel e papelão (10,4%), vidros (2,7%), metais (2,3%), e embalagens multicamadas (1,4%). Outros resíduos somam 21,1%, dentre os quais resíduos têxteis, couros e borrachas representam 5,6% e rejeitos, estes compostos principalmente por resíduos sanitários, somam 15,5%.
    Caption: : Fonte: ABRELPE, 2020.

Slide 4

    IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE
    Contaminação do solo A contaminação do solo pelo lixo é capaz de infertilizar uma área completa para o plantio, reduzir a quantidade da vegetação local, contaminar o lençol freático, liberar gases poluentes e gerar um grande desequilíbrio ecológico, uma vez que os objetos estranhos podem contribuir para a extinção de espécies de animais e plantas.
    Caption: : Figura 1. Lixo a céu aberto. Fonte: Stoodi (Site).

Slide 5

    IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE
    Contaminação das águas Quando o lixo é disposto nas vias públicas causa problemas de infraestrutura e alagamentos. Ao chegar nos rios, provoca desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida aquática, além de contaminar a água utilizada para consumo humano, tornando-a inapropriada e causando doenças.
    Caption: : Figura 2. Poluição hídrica. Fonte: FishTV (Site).

Slide 6

    IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE
    Contaminação do Ar A permanência de lixões para descarte de lixo no Brasil e a queima irregular de resíduos respondem por cerca de 6 milhões de toneladas de gás de efeito estufa ao ano (CO2eq), aponta levantamento do Departamento de Economia do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb). O montante é o equivale ao gás gerado por 3 milhões de carros movidos a gasolina anualmente.  
    Caption: : Figura 3. Lixo sendo queimado. Fonte: ONU News (Site).

Slide 7

    IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA
    O descarte incorreto de resíduos em ruas e praças contribui fortemente com alagamentos e transmissão de doenças, seja por via direta ou indireta. Quando trata-se de uma transmissão direta, significa que ocorre através de microrganismos, tais como bactérias, vírus, protozoários e vermes, que são patogênicos e conseguem viver por um determinado período em um local, tornando-se transmissores de doenças àqueles que manuseiam o lixo, nesse caso os maiores afetados são os garis e colaboradores das unidades de triagem.
    Caption: : Figura 3. Imagem ilustrativa de bactérias. Fonte: Kuadro (Site).

Slide 8

    IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA
    Há também a contaminação por vetores. Através de moscas, baratas, mosquitos e ratos, que no resíduo descartado inadequadamente encontram um habitat natural  sobre condições adequadas para a sua proliferação. Podem por exemplo, causar intoxicações alimentares, poliomielite, verminose, leishmaniose, febre amarela, dengue, zika vírus, chikungunya, malária, leptospirose, peste bubônica e salmonelose.
    Caption: : Figura 5. Um rato saindo de um bueiro na cidade de Nova York. Fonte: National Geographic (Site).

Slide 9

    PROBLEMA SOCIAL
    O lixão também constitui um problema social, uma vez que essa área pode ser frequentemente procurada para a catação e venda de materiais para a reciclagem pela população pobre como o único meio de conseguir dinheiro. Ao manipular o lixo, essas pessoas não utilizam itens de segurança e, por isso, estão expostas a vários acidentes, como cortes com vidros quebrados e lascas de madeira, e à contaminação por agentes encontrados nos lixos, como líquidos que vazam de pilhas, solventes, herbicidas e metais pesados. Muitas pessoas podem ainda se alimentar dos restos de comida presentes no lixo, o que pode provocar-lhes intoxicações alimentares.
    Caption: : Figura 6. Risco para catadores de lixo. Fonte: Marcelo Pustiglione (Site).

Slide 10

    SEGURANÇA NO MANUSEIO
    O manuseio do lixo, principalmente pelos catadores nos lixões, pelos empregados de uma usina de reciclagem ou mesmo na sua fonte de produção, exige o conhecimento dos riscos de doenças, contaminação e dos equipamentos de proteção individual (EPI's). Entre os EPI's para quem manuseia o lixo, destacam-se as máscaras faciais de tecido, óculos de segurança, aventais de plástico e luvas de couro. É importante ter cuidado com os materiais perfuro-cortantes, como agulhas de injeção e cacos de vidro, pela possibilidade de estarem infectados. O lixo tóxico também deve ser evitado.
    Caption: : Figura 7. Funcionário ferido por manuseio inadequado do lixo. Fonte: Espaço Ecológico (Site).

Slide 11

    TIPOS DE DESCARTE NO BRASIL
    Lixão O lixão consiste em um local em que os resíduos sólidos são simplesmente descarregados no solo, sem que haja nenhum cuidado com o meio ambiente ou com a saúde da população. Esse método também é conhecido como descarga de lixo a céu aberto, e traz diversos riscos para a natureza e para as pessoas. Nos lixões, não há separação adequada dos materiais depositados — o que significa que o lixo de baixa periculosidade se mistura com os restos industriais e hospitalares, que possuem elevado potencial poluente.
    Caption: : Figura 8. Lixão a céu aberto. Fonte: Eco Socioambiental (Site).

Slide 12

    TIPOS DE DESCARTE NO BRASIL
    Aterro Sanitário Funciona como um depósito no qual o lixo é descartado. Em geral, a maioria desses resíduos são sólidos não-recicláveis. Em geral, as áreas escolhidas para o descarte ficam distantes das cidades em razão do mau cheio e da probabilidade de contaminação das águas subterrâneas, bem como do solo. Atualmente, foram elaboradas regras rígidas que determinam onde os aterros sanitários podem ser estabelecidos. É necessário possuir um controle do volume e da espécie de resíduos descartados, além de sistemas de monitoramento e preservação do meio ambiente.
    Caption: : Figura 9. Aterro sanitário de Brasília/DF. Fonte: Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (Site).

Slide 13

    TIPOS DE DESCARTE NO BRASIL
    Incineração O procedimento de incineração refere-se à queima de lixos em usinas e fornos especialmente desenvolvidos para esta finalidade. O processo utiliza temperaturas que variam de 800 a 3 000°C, sendo capaz de diminuir a quantia de lixo inicial em até 90%. Contudo, a incineração de resíduos pode ser prejudicial ao meio ambiente, já que determinados dejetos liberam gases tóxicos e demandam a instalação de equipamentos e filtros específicos. Após a queima, o restante do material costuma ser levado para os aterros sanitários ou para as usinas de reciclagem.  
    Caption: : Figura 10. Incineração de lixo. Fonte: Setor Reciclagem (Site).

Slide 14

    TIPOS DE DESCARTE NO BRASIL
    Compostagem É um método aeróbio de reciclagem e tratamento dos resíduos orgânicos que visa reproduzir algumas condições ideais observadas no processo natural de degradação da matéria orgânica, bem como garantir a segurança do processo. Uma boa compostagem depende do controle de alguns fatores-chave, como umidade, a temperatura, a aeração (nível de oxigênio) e balanço de nutrientes (carbono e nitrogênio).
    Caption: : Figura 11. Compostagem de matéria orgânica. Fonte: Universidade Federal do Vale do São Francisco (Site).

Slide 15

    COMO REVERTER A SITUAÇÃO?
    No seu dia a dia: Colabore com a coleta seletiva; Utilize produtos em refil sempre que possível; Evite produtos descartáveis; Dê atenção ao lixo orgânico.
    Caption: : Figura 12. Padrões da coleta seletiva. Fonte: Biocomp (Site).

Slide 16

    REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
    Reduzir: consiste em diminuir o consumo de bens e serviços. Isto significa que ao fazermos nossas compras devemos adquirir apenas produtos que são realmente necessários, eliminando a aquisição de bens supérfluos. Reutilizar: significa aplicá-lo novamente na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso, prolongando a vida útil deste produto. Reciclar: processo de transformação de algo usado em algo totalmente novo. Ou seja, materiais que seriam descartados são reinseridos no ciclo produtivo e utilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
    Caption: : Figura 13. Os três R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Fonte: Verdades Sustentáveis (Site).

Slide 17

    REVISÃO
    Nesta aula discutiu-se sobre os Resíduos Sólidos Urbanos, sua produção média anual,  sua composição, seus componentes e a importância de se fazer um diagnóstico destes para realizar um destino adequado, que atende as necessidades da população local.
    Caption: : Figura 14. Imagem Ilustrativa.

Slide 18

    REVISÃO
    Também discutiu-se a respeito do manuseio desses resíduos. Existem políticas que visam estimular a prática dos três R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Que estão diretamente associadas a Educação Ambiental. Abordou-se a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual para indivíduos que trabalham diariamente em contato com materiais potencialmente nocivos. De modo a prevenir possíveis acidentes e doenças causadas por microrganismos presentes em vetores que circundam o lixo.
    Caption: : Figura 15. Imagem ilustrativa.

Slide 19

    REVISÃO
    Posteriormente, abordaram-se os destinos mais comuns, no Brasil, para os Resíduos Sólidos Urbanos, como: lixão, aterro sanitário, incineração e compostagem. Pontuando suas potencialidades e limitações, com exceção do lixão a céu aberto, visto que os resíduos são descarregados no solo, sem que haja nenhum cuidado com o meio ambiente ou com a saúde da população.
    Caption: : Figura 16. Imagem Ilustrativa.

Slide 20

    REVISÃO
    Também elencou-se uma série de práticas que podem ser realizadas no dia a dia, de modo a colaborar com a coleta seletiva. Por fim, se detalhou as ações de reduzir, reutilizar e reciclar. Com o intuito de explicitar sua importância para a promoção de uma sociedade mais consciente e sustentável.
    Caption: : Figura 17. Imagem Ilustrativa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Ecologia I
kyungsos
Relações Ecologicas
Thamila Souza
Resíduos Sólidos Urbanos (Notas)
Letícia Vieira Savazi
Resíduos Sólidos Urbanos (Mapa Mental)
Letícia Vieira Savazi
Flash Cards: Problemas do Lixo
PEDRO HENRIQUE ALVES SAMPAIO
Resíduos Sólidos Urbanos (Flashcards)
Letícia Vieira Savazi
Apresentação Problemas do Lixo
Rafael Almeida
PROBLEMAS DO LIXO
Lucas Del Duque
Resíduos Sólidos Urbanos
Rafael Almeida
MAPA MENTAL DOS PROBLEMAS DO LIXO
Luiz Henrique Lopes de Oliveira