Dinâmicas de interação entre os seres vivos

luanamiranda8a.a
Slide Set by luanamiranda8a.a, updated more than 1 year ago More Less
Leonardo Alves
Created by Leonardo Alves over 4 years ago
luanamiranda8a.a
Copied by luanamiranda8a.a over 4 years ago
798
1

Description

Apresentação de slides sobre o tema 'Dinâmicas de interação entre os seres vivos', do 8º ano de escolaridade do ensino básico de Portugal.

Resource summary

Slide 1

    Neste trabalho deverás elaborar uma apresentação de diapositivos sobre o tema Dinâmicas de interação entre os seres vivos, e divulgá-la para o blog colaborativo Ciências em rede.De maneira organizada e de forma sintética, terás de criar, no mínimo, 12 diapositivos, nos quais irás inserir os seguintes dados sobre as interações interespecíficas e interações intraespecíficas: exemplos de interações imagem/vídeo sobre interações relações +/-/0
    Trabalho de Ciências Naturais - 8º ano
    Caption: : Mudam-se os tempos, mudam-se os paradigmas

Slide 2

    Prazo para conclusão
    Este trabalho está subdividido em duas partes: Elaboração dos diapositivos do trabalho (GoConqr) Divulgação do trabalho (código HTML) no blog colaborativo 'ciências em rede'
    Caption: : Blogglers portuguesas

Slide 3

Slide 4

    Dinâmicas de Interação 
    Caption: : Seres vivos e Ambiente
      Na Natureza as espécies só existem determinados locais, bem como é conhecido que a sua área de dispersão, sobrevivência e abundância também é limitada. Isto é, existem fatores ambientais que influência o desenvolvimento, sobrevivência e reprodução dos organismos vivos.

Slide 5

Slide 6

Slide 7

Slide 8

    Fatores Abióticos: Água 
    A água é um dos fatores abióticos com grande influência na sobrevivência e distribuição dos seres vivos. Nos ambientes terrestres os seres vivos estão constantemente sujeitos ao de morte por causa da desidratação.

Slide 9

    Fatore Abióticos: Luz
    A Luz é um fator essencial ás plantas para a realização da fotossíntese  mas a sua influência também é importante para o desenvolvimento e reprodução de grande parte do seres vivos. 

Slide 10

Slide 11

    Fatores Abióticos: Vento
    O Vento é o ar em movimento, é um fator abiótico que  grande influência no clima de uma região. É através do vento que o ar húmido ou seco chega ao solo, aos rios e aos oceanos. A deslocação ou dispersão de várias espécies também depende deste fator.

Slide 12

    Fatore Abióticos: Solo
    O solo é um fator abiótico constituído por matéria mineral, orgânica, seres vivos, água e ar. É a base principal dos seres vivos terrestres. Para as plantas o solo é uma importante reserva de água e nutrientes essenciais.

Slide 13

Slide 14

    Adaptação dos seres vivos á Luz: Plantas 
     Os seres vivos são influenciados pelo fotoperíodo. O fotoperíodo é o período de luz em cada 24 horas. Em certas plantas, a germinação das sementes e a floração estão relacionadas com a duração do dia e da noite a que a planta foi sujeita.

Slide 15

Slide 16

    Adaptação dos seres vivos á Luz : Animais
    A Luz Influência também os animas, assim, neste fator abiótico, alguns animais comportam-se de forma indiferente ao fotoperíodo permanecendo sempre ativos, enquanto outros só se mostram ativos durante a noite..Também existem os morcegos que preferem o corpúsculo.O fotoperíodo também influencia os ciclos reprodutivos de muitos animais.A migração é também, uma reação comportamental que certas espécies de animais apresentam como resposta ao fotoperíodo.

Slide 17

Slide 18

Slide 19

Slide 20

    Adaptação dos seres vivos á Temperatura
    Os repteis são animais poiquilotérmicos, isto é, a sua temperatura corporal varia de acordo com a temperatura ambiental. Os Mamiferos e aves são animais homeotérmicos,  significa que mantêm a temperatura corporal constante, independentemente da variação da temperatura ambiental. 

Slide 21

Slide 22

    Quando a temperatura ambiente baixa para determinados valores, muitos animais hibernam. Durante a hibernação, a atividade do organismo reduz-se ao mínimo.Se a temperatura sobe para detrminados volores, alguns animais estivam. A estivação é também uma reação comportamental que reduz a atividade do organismo
    Adaptação dos seres vivos á Temperatura

Slide 23

Slide 24

    Adaptação dos seres vivos á Temperatura
    Existem, ainda, animais que migram no inverno para locais de climas, mais quentes, conseguindo, assim, mais alimento para garantir a sua sobrevivência e o êxito da reprodução.
    Caption: : Os estuários são frequentemente, o habitat de muitas aves migratórias.

Slide 25

    O vento pode limitar a distribuição de várias espécies que dele dependem como agente de dispersão de sementes e de polinização.
    Adaptação dos seres vivos ao Vento

Slide 26

Slide 27

    Adaptação dos seres vivos á Água 
    A resistência à relativa abundância de água é uma importante característica que influencia por exemplo, a sobrevivência e o êxito reprodutivo  de várias espécies.

Slide 28

    Adaptação dos seres vivos á Água 
    Caption: : A rosa-do-deserto é uma planta especialmente adaptada ao deserto do Saara. Apresenta um caule bem desenvolvido, a partir da base, o que lhe permite suportar o vento forte, e principalmente armazenar água

Slide 29

    A distribuição das comunidades de cada ecossistemas terrestres também depende das características do solo. A composição química e o teor em água são os fatores que maior influência exercem sobres os seres vivos que dependem do solo para a sua sobrevivência.
    Caption: : Os mangais são ecossistemas muito importantes características das zonas litorais das regiões tropicais e subtropicais
    Adaptação dos seres vivos ao Solo
Show full summary Hide full summary

Similar

Ecologia I
kyungsos
Relações Ecologicas
Thamila Souza
DINÂMICAS DE INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS
paulomartins8a.a
Perturbações do equilíbrio dos ecossistemas
profleonardo
Trabalho prático digital 1
Leonardo Alves
Avaliação do meu Desempenho
Cristiana Vaz
Perturbações nos ecossistemas
profleonardo
Perturbações no Equilíbrio dos Ecossistemas (Quiz ll)
Cristiana Vaz
Revisão para o teste sobre a Dinâmica Externa da Terra - 7º Ano
Leonardo Alves
Preparar para a prova de aferição de Ciências Naturais
Leonardo Alves