NORMALIZAÇÃO BANCO DE DADOS

Cristiano Gonçalves
Slide Set by Cristiano Gonçalves, updated more than 1 year ago
Cristiano Gonçalves
Created by Cristiano Gonçalves over 4 years ago
89
9

Description

RESUMO DE NORMALIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS
Tags

Resource summary

Slide 1

    NORMALIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS
    É UMA TÉCNICA DE DECOMPOSIÇÃO UTILIZADA NO PROJETO DE BD COM O OBJETIVO DE PROVER UM ARMAZENAMENTO CONSISTENTE.EVITANDO REDUNDÂNCIA DE DADOS E ANOMALIAS DE ATUALIZAÇÃO.

Slide 2

    1º FORMA NORMAL 
    PARA ESTAR NA 1ªFN  OS CAMPOS DEVEM SER ATÔMICOS OU INDIVISÍVEIS E NÃO PODEM SEREM MULTIVALORADOS OU COMPOSTO.PESSOAS = {ID+ NOME + ENDERECO + TELEFONES}NORMALIZADA PESSOAS = { ID + NOME + ENDERECO }TELEFONES = { PESSOA_ID + TELEFONE }

Slide 3

    2ª FORMA NORMAL 
    PARA UMA TABELA ESTAR NA SEGUNDA FORMA NORMAL ,ELA DEVE ESTAR NA 1 FORMA NORMAL  E NÃO DEVE CONTER DEPENDÊNCIAS PARCIAIS.UM JEITO DE VERIFICAR ESTA NORMA É REFAZER  UMA LEITURA NOS CAMPOS FAZENDO UMA SIMPLES PERGUNTA:ESTE CAMPO DEPENDE DE TODA  A CHAVE , SE NÃO TEMOS UMA DEPENDÊNCIA PARCIAL .LEMBRAR DO NOME DEPENDÊNCIA PARCIAL.

Slide 4

    2ª FORMA NORMAL 
    EXEMPLIFICANDO: A TABELA VENDA  (Codvenda, Codcliente, Codcidade, Codproduto, Quantidade, Valorfinal) A questão agora é verificar se cada campo não-chave depende destas 4 chaves. O raciocínio seria assim: O primeiro campo não-chave é Quantidade. Quantidade depende de Codvenda, pois para cada venda há uma quantidade específica de itens. Quantidade depende de Codvenda e Codcliente, pois para um cliente podem ser feitas várias vendas, com quantidades diferentes. Quantidade não depende de Cidade. Quem depende de Cidade é Cliente. Aqui está uma dependência parcial. Quantidade depende de Codproduto, pois para cada produto da Venda á uma quantidade certa.

Slide 5

    2º FORMA NORMAL 
    Quantidade depende de 3 campos, dos 4 que compõe a chave de Venda. Quem sobrou nessa história foi Codcidade. A tabela Cidade já está ligada com Cliente, que já está ligado com Venda. A chave Codcidade em Venda é redundante, portanto podemos eliminá-laVenda (Codvenda, Codcliente, Codproduto, Quantidade, Valorfinal).O próximo campo não-chave é Valorfinal. Verificando Valorfinal, da mesma forma que Quantidade, ele depende de toda a chave de Venda. Portanto vamos á próxima norma.

Slide 6

    3ª FORMA NORMAL  .
    PARA UM  TABELA ESTAR NA 3ª FORMA NORMAL ELA DEVE ESTAR NA 2º FORMA NORMAL .Um jeito de verificar esta norma é refazer a leitura dos campos fazendo a pergunta: Este campo depende de outro que não seja a chave? Se Sim, temos uma dependência transitiva.LEMBRAR DO NOME DEPENDÊNCIA TRANSITIVA .Na tabela Venda, temos Valorfinal. Este campo é o resultado do valor unitário do produto multiplicado pela quantidade, isto é, para um valor final existir ele DEPENDE de valor unitário e quantidade. O Valorunitário está na tabela Produto, relacionada à Venda e Quantidade está na própria Venda. Valorfinal depende destes 2 campos e eles não são campos-chave, o que nos leva a pensar: Se temos valor unitário e quantidade, porque teremos valor final? O valor final nada mais é que o resultado de um cálculo de dados que já está estão no banco, o que o torna um campo redundante.Venda (Codvenda, Codcliente, Codproduto, Quantidade, Valorfinal).LOGO TEREMOS NORMALIZADA 3FN Venda (Codvenda, Codcliente, Codproduto, Quantidade).

Slide 7

    TABELAS NORMALIZADAS NAS 3 FN 
    Cidade (Codcidade, Nome, Estado).Cliente (Codcliente, Codcidade, Nome, Endereco, Cep, Telefone).Produto (Codproduto, Nome, Valorunitario).Venda (Codvenda, Codcliente, Codproduto, Quantidade)
Show full summary Hide full summary

Similar

Banco de Dados
talyson.milan
Banco de dados e SGBD
bruno de assis
Normalização de Banco de Dados
Domingos Bernardo
Banco de dados III - Modelos de Dados II
Bianca Kaiser
Apresentação sobre Banco de Dados
Suéllen Martinelli
Tipos de relacionamento
Philip Rodrigues
Níveis de Abstração
Rodrigo Ferreira
Modelo Relacional
Philip Rodrigues
Banco de dados II - Modelos de Dados
Bianca Kaiser
Bancos e Bases de dados na área médica
andreafariae
Projeto Livraria Banco de dados
Nathalia Souza