NORMALIZAÇÃO BANCO DE DADOS

Description

RESUMO DE NORMALIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS
Cristiano Gonçalves
Slide Set by Cristiano Gonçalves, updated more than 1 year ago
Cristiano Gonçalves
Created by Cristiano Gonçalves about 8 years ago
160
9

Resource summary

Slide 1

    NORMALIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS
    É UMA TÉCNICA DE DECOMPOSIÇÃO UTILIZADA NO PROJETO DE BD COM O OBJETIVO DE PROVER UM ARMAZENAMENTO CONSISTENTE.EVITANDO REDUNDÂNCIA DE DADOS E ANOMALIAS DE ATUALIZAÇÃO.

Slide 2

    1º FORMA NORMAL 
    PARA ESTAR NA 1ªFN  OS CAMPOS DEVEM SER ATÔMICOS OU INDIVISÍVEIS E NÃO PODEM SEREM MULTIVALORADOS OU COMPOSTO.PESSOAS = {ID+ NOME + ENDERECO + TELEFONES}NORMALIZADA PESSOAS = { ID + NOME + ENDERECO }TELEFONES = { PESSOA_ID + TELEFONE }

Slide 3

    2ª FORMA NORMAL 
    PARA UMA TABELA ESTAR NA SEGUNDA FORMA NORMAL ,ELA DEVE ESTAR NA 1 FORMA NORMAL  E NÃO DEVE CONTER DEPENDÊNCIAS PARCIAIS.UM JEITO DE VERIFICAR ESTA NORMA É REFAZER  UMA LEITURA NOS CAMPOS FAZENDO UMA SIMPLES PERGUNTA:ESTE CAMPO DEPENDE DE TODA  A CHAVE , SE NÃO TEMOS UMA DEPENDÊNCIA PARCIAL .LEMBRAR DO NOME DEPENDÊNCIA PARCIAL.

Slide 4

    2ª FORMA NORMAL 
    EXEMPLIFICANDO: A TABELA VENDA  (Codvenda, Codcliente, Codcidade, Codproduto, Quantidade, Valorfinal) A questão agora é verificar se cada campo não-chave depende destas 4 chaves. O raciocínio seria assim: O primeiro campo não-chave é Quantidade. Quantidade depende de Codvenda, pois para cada venda há uma quantidade específica de itens. Quantidade depende de Codvenda e Codcliente, pois para um cliente podem ser feitas várias vendas, com quantidades diferentes. Quantidade não depende de Cidade. Quem depende de Cidade é Cliente. Aqui está uma dependência parcial. Quantidade depende de Codproduto, pois para cada produto da Venda á uma quantidade certa.

Slide 5

    2º FORMA NORMAL 
    Quantidade depende de 3 campos, dos 4 que compõe a chave de Venda. Quem sobrou nessa história foi Codcidade. A tabela Cidade já está ligada com Cliente, que já está ligado com Venda. A chave Codcidade em Venda é redundante, portanto podemos eliminá-laVenda (Codvenda, Codcliente, Codproduto, Quantidade, Valorfinal).O próximo campo não-chave é Valorfinal. Verificando Valorfinal, da mesma forma que Quantidade, ele depende de toda a chave de Venda. Portanto vamos á próxima norma.

Slide 6

    3ª FORMA NORMAL  .
    PARA UM  TABELA ESTAR NA 3ª FORMA NORMAL ELA DEVE ESTAR NA 2º FORMA NORMAL .Um jeito de verificar esta norma é refazer a leitura dos campos fazendo a pergunta: Este campo depende de outro que não seja a chave? Se Sim, temos uma dependência transitiva.LEMBRAR DO NOME DEPENDÊNCIA TRANSITIVA .Na tabela Venda, temos Valorfinal. Este campo é o resultado do valor unitário do produto multiplicado pela quantidade, isto é, para um valor final existir ele DEPENDE de valor unitário e quantidade. O Valorunitário está na tabela Produto, relacionada à Venda e Quantidade está na própria Venda. Valorfinal depende destes 2 campos e eles não são campos-chave, o que nos leva a pensar: Se temos valor unitário e quantidade, porque teremos valor final? O valor final nada mais é que o resultado de um cálculo de dados que já está estão no banco, o que o torna um campo redundante.Venda (Codvenda, Codcliente, Codproduto, Quantidade, Valorfinal).LOGO TEREMOS NORMALIZADA 3FN Venda (Codvenda, Codcliente, Codproduto, Quantidade).

Slide 7

    TABELAS NORMALIZADAS NAS 3 FN 
    Cidade (Codcidade, Nome, Estado).Cliente (Codcliente, Codcidade, Nome, Endereco, Cep, Telefone).Produto (Codproduto, Nome, Valorunitario).Venda (Codvenda, Codcliente, Codproduto, Quantidade)
Show full summary Hide full summary

Similar

Banco de Dados
talyson.milan
Perguntas e Respostas - Banco de Dados
Janaina Freitas
Banco de dados e SGBD
bruno de assis
Normalização de Banco de Dados
Domingos Bernardo
Banco de dados III - Modelos de Dados II
Bianca Kaiser
Introdução a Banco de dados
Ícaro Matheus
Tipos de relacionamento
Philip Rodrigues
Apresentação sobre Banco de Dados
Suéllen Martinelli
Modelo Relacional
Philip Rodrigues
Níveis de Abstração
Rodrigo Ferreira
Banco de dados II - Modelos de Dados
Bianca Kaiser