Artigos científicos

Description

Orientações para elaboração de artigos científicos para alunos de curso técnico
Edilson Albuquerque
Slide Set by Edilson Albuquerque, updated more than 1 year ago More Less
Gisele Lopes Heckler
Created by Gisele Lopes Heckler over 8 years ago
Edilson Albuquerque
Copied by Edilson Albuquerque almost 8 years ago
14
1

Resource summary

Slide 1

    ARTIGOS CIENTÍFICOS
     “Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (NBR 6022, 2003, p.2) Os artigos científicos são um importante meio de disseminação de conhecimentos e descobertas científicas. Podemos falar inicialmente em dois tipos de artigos científicos: os resultantes de pesquisa de campo e os resultantes de revisão de literatura.

Slide 2

    1. Artigos resultantes de pesquisa de campo São trabalhos resultantes de pesquisa científica que apresentam informações originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou de observação, incluem análise descritiva e/ou conclusões a partir de dados próprios. 2. Artigos resultantes de revisão da literatura São trabalhos elaborados mediante a análise e interpretação de bibliografia pertinente que discute os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa, ou seja, são trabalhos que têm por objeto resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados, revisões bibliográficas etc.
    dois exemplos de artigos

Slide 3

    Orientações quanto à linguagem do artigo
    Um artigo se carateriza por ser um trabalho extremamente sucinto, para tanto, deve possuir algumas qualidades: linguagem correta e precisa, coerência na argumentação, clareza na exposição das ideias, objetividade, concisão e fidelidade às fontes citadas. Para garantir essas qualidades é importante que o autor tenha certo conhecimento a respeito do que está escrevendo. Quanto à linguagem científica é importante que sejam analisados os seguintes procedimentos no artigo científico:a) impessoalidade: redigir o trabalho com os verbos na 3ª pessoa do singular, voz ativa; b) objetividade: a linguagem objetiva deve afastar as expressões: “eu penso”, “eu acho”, “parece-me” que dão margem a interpretações simplórias e sem valor científico; 

Slide 4

    c) estilo científico: a linguagem científica é informativa, de ordem racional, firmada em dados concretos, onde se podem apresentar argumentos de ordem subjetiva, porém dentro de um ponto de vista científico; d) vocabulário técnico: a linguagem científica utiliza sempre o vocabulário comum, utilizado com clareza e precisão, mas cada ramo da ciência possui uma terminologia técnica própria que deve ser observada; e) correção gramatical: é indispensável, onde se deve procurar relatar a pesquisa com frases curtas, evitando muitas orações subordinadas, intercaladas com parênteses, num único período. f) recursos ilustrativos como gráficos estatísticos, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, quadros, tabelas devem ser criteriosamente distribuídos no texto.

Slide 5

    Partes do artigo
    TÍTULO Deve ser redigido com um número pequeno de palavras e esclarecer adequadamente o conteúdo do trabalho.

Slide 6

    Autor(es) - Indicação do autor ou autores do texto, seguido de asterisco e formação do autor no rodapé da página.

Slide 7

    Resumo
    Texto, em um único parágrafo, sem recuo, justificado, em espaço simples, onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema, os resultados alcançados e as considerações finais do trabalho de forma concisa. Deve ser constituído de uma seqüência de frases e não de uma simples enumeração de tópicos. O verbo deve ser impessoal, estar na voz ativa e na 3ª pessoa do singular. (NBR 6028, 2003, p. 2) São comuns duas formas de resumo: a) indicativo: aponta para o que trata o artigo, incluindo a finalidade, o alcance ou a metodologia, mas não o resultados e as considerações finais; b) informativo: contém a essência do artigo, abrangendo a finalidade, o método, os resultados e as considerações finais; expõe detalhes suficientes para que o pesquisador possa decidir sobre a conveniência da leitura de todo o texto. O resumo não deve exceder 250 palavras para monografias e artigos científicos e até 500 palavras para dissertações e teses (Mas algumas revistas podem trazem orientações diferentes)

Slide 8

    Palavras-chave:
    Utilizam-se no máximo três palavras que melhor expressam a essência do artigo, ou melhor dizendo, oferecem ao leitor quais são os principais temas encontrados no texto para que o mesmo possa escolher fazer a leitura do artigo na íntegra.

Slide 9

    Introdução
    A introdução expõe o tema do artigo, relaciona-o com a literatura consultada, apresenta os objetivos e a finalidade do trabalho, definições, conceituações, hipóteses, pontos de vista e abordagens, a justificativa da escolha do tema e a metodologia. É importante ressaltar o aspecto social, a relevância, pertinência, viabilidade e a contribuição do trabalho. Na introdução, os leitores terão o primeiro contato com o objeto investigado, pense que a introdução será um convite para a continuidade da leitura da obra. Neste momento, não deve haver mais do que duas ou três citações (diretas ou indiretas), nem tampouco que se adentre, de forma detalhada, no tema sob análise. Afinal, o assunto/temática será desdobrado no desenvolvimento do trabalho, ou seja, nos capítulos ou seções.

Slide 10

    Revisão de literatura
    A revisão de literatura não deve ser uma cópia de outros trabalhos e como parte principal e mais extensa do artigo, visa a expor as principais ideias. É, em essência, a fundamentação lógica do trabalho. O autor deve subdividir o tema a ser discutido em um ou mais títulos e, se necessário, subtítulos para o desenvolvimento do seu artigo. Não se utiliza a palavra “revisão de literatura” como título. Neste item o autor deve relacionar todos os estudos sobre o tema de forma concisa e coerente, fazendo as ligações dos autores estudados com o assunto.

Slide 11

    Métodos
    É a descrição precisa dos métodos, materiais, técnicas e equipamentos ou intrumentos utilizados na investigação. Devem ser expostos com a maior clareza possível de forma que outros autores possam contextualizar e aplicar em suas pesquisas.

Slide 12

    Resultados
    É a apresentação dos dados encontrados. Tem a proposta de discutir, confirmar ou negar hipóteses indicadas anteriormente. Podem ser ilustradas com quadros, tabelas, fotografias, entre outros recursos. A discussão restringe-se aos resultados do trabalho e ao confronto com dados encontrados na literatura.

Slide 13

    Considerações finais
    Aqui se destacam os resultados obtidos na pesquisa ou estudo. Deve conter uma resposta para a problemática do tema apresentado na introdução. Deve ser breve, concisa e referir-se as hipóteses levantadas e discutidas anteriormente. O autor pode expor seu ponto de vista pessoal com base nos resultados que avaliou e interpretou e, poderá também incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área.

Slide 14

    Elementos pós-textuais
    Referências É um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes tipos de materiais. As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer as Normas da ABNT 6023/2002. Trata-se de uma listagem de livros, artigos e outros elementos de autores efetivamente utilizados e referenciados ao longo do artigo. Apêndice (opcional) Documento complementar e/ou comprobatório, elaborado pelo autor. Anexos (opcional) Documento não elaborado pelo autor, serve de comprovação, ilustração.

Slide 15

    Podem ser exigidos também a apresentação do título do artigo em inglês, abstract (resumo do trabalho na língua inglesa), e de keywords (palavras-chave na língua inglesa), ou ainda em outra língua, de acordo com a origem da publicação.
    Observações

Slide 16

    Referências
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação: Artigo em publicação periódica científica impressa. Rio de Janeiro, 2002 OLIVEIRA, Rosy Mara (org.). Roteiro para elaboração de artigo científico: de acordo com a NBR 6022/2003. Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC Rede de Bibliotecas. Disponível em http://www.fupac.edu.br/site/bb/guias/roteiro_elaboracao_artigo2013-1.pdf. Acesso em 17 set 2015.
Show full summary Hide full summary

Similar

Engenharia de Produção
ismael-airoso
MAPA MENTAL - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ilda_silverio
Metodologia Entre Jovens - Matemática_1
ninabbassini
Constituição Federal - Artigos 1 à 5
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
PROJETO DE PESQUISA
Edson Baal
Engenharia Econômica
Lucas Danilo
Metodologia Científica
Maicon
Módulo I - Pesquisa científica
Amanda Ricelly
O positivismo
felipehowards
ARTIGOS DEFINIDOS EM FRANCES
Marco Fernandes