Apresentação Seminário SRI

Description

Seminário professora Lani Lucas - Udesc
Priscila Camargo
Slide Set by Priscila Camargo, updated more than 1 year ago
Priscila Camargo
Created by Priscila Camargo over 7 years ago
27
0

Resource summary

Slide 1

    UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINAFAED – CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃODISCIPLINA SERVIÇO DE REFERÊNCIA E INFORMAÇÃOPROFESSORA: LANI LUCASALUNA: Priscila Câmara de Camargo

Slide 2

    Seminário de Serviço de Rererência e Info
    Texto:Processo dialógico entre bibliotecários e usuários: reflexão em torno da utilização dos dispositivos de comunicação da web socialRaquel do Rosário SANTOSDoutoranda em CI UFPBHenriette Ferreira GOMESProfessora do Instituto de CI e PPGCI UFBAEmeida Nóbrega DUARTEProfessora do Depto. de CI UFPB Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n.45, p. 115-129, jan./abr., 2016 ISSN 1518-2924
    Caption: :

Slide 3

     Professora Assistente do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ciência da Informação (2015) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciência da Informação (2012) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação (2009) também pela UFBA. Atua na área de Ciência da Informação. No ano de 2008 realizou atividades de iniciação científica pelo PIBIC/UFBA sem bolsa, passando em 2009 a desenvolver essas atividades de pesquisa com bolsa mantida pela FAPESB . Atuou como tutora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica PIBIC/UFBA/CNPq, sob a orientação da Profa. Dra. Henriette Ferreira Gomes, através do projeto ?Mediação para leitura e escrita nas atividades das bibliotecas das universidades públicas brasileiras?. Atua principalmente nos seguintes temas: bibliotecas universitárias, mediação da informação, gestão da informação e do conhecimento, web social e comunicação em bibliotecas universitárias.
    Raquel do Rosário Santos

Slide 4

    Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-Diretora do ICI/UFBA. Chefe do Departamento de Documentação e Informação do ICI/UFBA e docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1980). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Mediação, Educação, Comunicação e Organização da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, informação, educação, mediação, tecnologias da informação, documentação científica, organização da informação e fundamentos históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
    Henriette Ferreira Gomes

Slide 5

    Tema: uso dos dispositivos de comunicação da web social pelas BUs públicas brasileiras para mediação da informação pela interação entre usuários e bibliotecáriosObjetivo: como as BUs federais/ estaduais tem explorado esses recursos para ampliar a mediação para o acesso e uso da informação.Método: usou-se a técnica da observação direta e intensiva dos websites para análise dos dispositivos de comunicação da web social e se tem ampliado a mediação entre BUs para acesso e uso da informação.
    Resultados: constatou-se que são poucas as BUs que utilizam esses dispositivos. Concluiu-se que, apesar disso, aumentaram o número de ações e planejamento para aproximar o relacionamento e comunicação entre usuários e bibliotecários de forma amigável, cordial e acolhedora na disponibilização de conteúdos.O trabalho é uma pesquisa realizada no curso de mestrado em CI cujo problema é verificar se as BUs federais e estaduais tem utilizado esses dispositivos de comunicação da web social.Objetivo geral: verificar o uso dos dispositivos para ampliar ações voltadas para mediação para acesso e uso da informação.
    Resumo: tema, objetivo, método, resultado

Slide 6

    O que é processo dialógico?
    O processo dialógico, como defende Mikhail Bakhtin, é um ato social de comunicação, através do dialogo, de ouvir o outro e sua opinião, ou seja, através da interação com o outro e com isso construir conhecimento coletivamente.Mikhail Bakhtin e Lev. S. Vygotsky trabalham com processos do discurso e da dialogia que se preocupa com a linguagem, forma e construção, texto e contexto, sujeito e objeto na mediação e interação com múltiplos atores.Sueli Ferreira, Mesa redonda do congresso de Àguas da Prata, em 2004 e publicano na íntegra no livro "Docência no Ensino Superior: Ser ou Estar Professor? Eis a questão!". Disponível em: www.nucleovida.psc.br. Acesso em: 25/08/16.Referências: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo : Martins Fontes, 1992.VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo : Martins Fontes, 1991.
    Dialógico:Relativo a diálogo ou em que há diálogo = DIALOGAL "dialógico", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/dial%C3%B3gico [consultado em 23-08-2016].

Slide 7

    O que são dispositivos de comunicação?
    Na revisão de literatura trabalha com a ideia de dispositivo técnico-semio-pragmático (TSP) de (PERAYA, 2002), ou seja, articula 3 níveis de interação: semiótica, social e técnica.A biblioteca é um dispositivo que abriga relações entre sujeitos de troca de informação, promovendo o crescimento social e cognitivo que pode ser potencializado pelas tecnologias.Debray (1995) coloca que a biblioteca é uma midiasfera, pois é um dispositivo de mediação que reúne informação e promove o encontro de sujeitos.

Slide 8

    O que é web social?
    Segundo Blattmann e Silva (2007) é a construção de espaços de colaboração, interação e participação comunitária da web 2.0 através dos dispositivos de comunicação criados na web, formando uma rede de contato pessoal, acadêmico e profissional para compartilhamento de informação.A biblioteca pode promover a participação dos usuários por meio de debates para a construção de novos conhecimentos, pois o mesmo autor coloca que a web 2.0 é um novo espaço para acessar, organizar, gerenciar, tratar e disseminar informação, conhecimento e saberes.Para Vygotsky a concepção da web social propicia o ambiente cultural e social para a comunicação e cooperação entre sujeitos na troca de informação através da ação de um mediador da informação, no caso, esse seria o bibliotecário.

Slide 9

    O que é web social?
    O dispositivo de comunicação da web social potencializa as atividades mediadoras das BUs, pois este meio já faz parte do cotidiano de grande parte das pessoas e de sua forma de interação social.Através de estudos internacionais e nacionais de autores como Aguiar e Silva (2010) verificou-se que os dispositivos mais comuns utilizados pelas bibliotecas são: Facebook, Twitter, Myspace e Ning.Contudo, o ponto negativo citado pelo autor na BUs é o uso estático desses dispositivos, ou seja, são meros murais de recados e notícias das BUs de forma unilateral e isso é muito comum de se encontrar.

Slide 10

    Vantagens dos dispositivos da web social:
    Potencializar o uso dos produtos e serviços das BUs Promover a visitação e exploração do ambiente físico das BUs Possibilitar uma compreensão mais profunda dos usuários sobre o ambiente e funcionamento das BUs, do papel do bibliotecário, dos elementos materiais e imateriais disponíveis, gerando assim benefícios sociais, culturais e cognitivos.

Slide 11

    Ideias principais do artigo
    Importância da mediação do bibliotecário na construção da interação e orientação nas relações sociais entre usuário ao acesso e uso da informação com qualidade. O espaço virtual vem ajudar a construção de redes de conhecimento, informação e de novos conhecimentos. A mediação do bibliotecário pode ser implícita nas atividades de seleção,registro, catalogação, classificação e indexação, sem a presença do usuário. Mediação explícita através do DSI e SR com o contato direto entre usuário e bibliotecário. Gerir essa comunicação para transmissão de informação científica de credibilidade para desenvolver o crescimento acadêmico dos usuários. Incentivar e divulgar a participação de eventos científicos nas áreas do conhecimento, além de informação sobre o acervo auxiliando na recuperação da informação pelos usuários como Ranganathan já dizia: Poupar o tempo do leitor.

Slide 12

    Ideias principais do artigo
    SRV objetiva ser semelhante ao SR presencial Bibliotecário como mediador cultural, pois segundo Cunha e Cavalcanti (2008) o bibliotecário e a BU devem mediar a informação e ensinar o usuário a compreender a função da comunicação científica e dos suportes de registro e a importância desse registro para compartilhamento para as gerações futuras. Compreender a lógica da transferência de informação, que vai além do tempo e do espaço com outros sujeitos para a construção de novos conhecimentos, esse é o modo que a ciência trabalha. Reflexão sobre a materialidade da informação necessária à memória e desenvolvimento da ciência e na educação de sujeitos mais autônomos na busca da informação. É preciso mudar o comportamento estáticos desses dispositivos pelas BUs, torná-los mais atrativos e o bibliotecário precisa conhecer os fundamentos que norteiam as redes sociais e seus recursos. (Aguiar e Silva, 2010) Construir um plano estratégico para o uso desses dispositivos.

Slide 13

    Apresentação e discussão dos resultados
    129 bibliotecas --- 91 delas possuem algum tipo de dispositivo que permite interação direta com os usuários39 delas são IFES52 delas são IES EstaduaisHouve um avanço em relação às pesquisas anteriores com um total de 103 ofertas de dispositivos de comunicação da web social45 ofertas --- IFES --- (18) Twitter                                     (10) Facebook                                     (8) BlogIES Estaduais----------(22) Twitter                                    (16) Blog                                    (7) FacebookEm resumo, constata-se que depois do Twitter se destacam o Facebook e o Blog. Tendência semelhante seguem as BUs da Nigéria segundo Baro, Idiodi e Godfrey (2013).

Slide 14

    Considerações finais
    Evolução no uso dos espaços virtuais pelas BUs Aumento da iniciativa do uso desses dispositivos de comunicação para divulgação e comunicação, mas ainda é necessário um repensar dessa mediação Verificou-se uma preocupação dos bibliotecários com a informação aos usuários Ainda há a necessidade de se ampliar o uso desses dispositivos As BUs precisam de um plano estratégico de ação e de análise sistemática no processo de comunicação para o enriquecimento de suas atividades

Slide 15

    Fim
    Obrigada!
Show full summary Hide full summary

Similar

13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
tatiana_ana2012
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
Beth Schneider
4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
GoConqr suporte .
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305
Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
rosana-jatoba