Organização espacial estadunidense

Description

Organização espacial estadunidense
Antonio Augusto
Slide Set by Antonio Augusto, updated more than 1 year ago
Antonio Augusto
Created by Antonio Augusto over 7 years ago
252
0

Resource summary

Slide 1

    #1. Manufacturing Belt ou atualmente RUST BELT (cinturão da ferrugem) #1a. Nordeste - Megalópole - maior concentração urbana do país - centro financeiro, indústria leve, poder político e administrativo.#1b. Sul dos Grandes Lagos - maior e mais diversificada concentração industrial do país e do mundo ( em processo de esvaziamento e declínio) "hoje vários estão passando por um processo de conversão para o novo modelo (revolução tecnocientífica ou pós-fordismo).Apresenta: tecnologia intermediária, mão-de-obra sindicalizada, indústria de base, recursos naturais, transporte lacustre e saturação urbana.#1c. Cinturão verde (Green Belt) - frutas, legumes, verduras e leite próximo às tradicionais concentrações urbanas#.2. Velho Sul (Cotton Belt) - fruticultura, tabaco, cana, laranja e indústria têxtil moderna.3. Planícies Centrais - coração agrícola - solos férteis, intensa mecanização e especialização agrícola dando origem aos "BELTS" - cinturões. Pousio econômico, quando necessário, de grandes áreas agrícolas.#4. Oeste ou Meio-Oeste - #aA mais vazia - Pecuária extensiva- mineração - destaque apenas para a concentração industrial no estado de UTAH (Salt Lake City) , indústria metalúrgica, siderúrgica e química.
    Caption: :
    Organização espacial estadunidense

Slide 2

    #5. Sun Belt (Cinturão do Sol) - Dinamismo econômico e crescimento demográfico (indústria petroquímica, microeletrônica, tecnopólos de engenharia genética, informática, aeroespacial...)OBS: Na fronteira com o México destaque para as INDÚSTRIAS MAQUILADORAS.#6. Litoral do Pacífico - Área de maior dinamismo econômico e demográfico do país. Indústria variada (petroquímica, aviação, aeroespacial, cinematográfica, alimentícia, bélica) presença de centros tecnológicos, agricultura irrigada e fruticultura usando mão-de-obra dos BRACEROS.  Alguns fatores que explicam o seu dinamismo:  A - Geoestratégia do governo pós II GM (Guerra Fria) cria um complexo indústrial militar.  #B - Política de desconcentração industrial - incentivos fiscais  #C - Envelhecimento do NE e problema com degradação ambiental.  #D - Recursos naturais.  #E - Mercado do Pacífico  #F - Fuga das fortes organizações sindicais do Nordeste.
    Organização espacial estadunidense.2

Slide 3

    A população dos Estados Unidos é formada por imigrantes na qual estão representadas etnias e pessoas de todos os países do mundo. A raça dominante é a anglo-saxã. Há também negros, chineses e asiáticos. Os índios depois de serem quase totalmente exterminados pela presença do homem branco, hoje, são uma raridade.Esta diversidade é geralmente fonte de criatividade, mas também de conflitos sociais e raciais por parte da maioria dominante. O patente racismo de diversos grupos de poder é demonstrado na teimosia estadunidense em tratar deste assunto, tema que no velho continente é totalmente irrelevante.Segundo dados de maio 2008, os EUA possuíam 303.824.646 habitantes. A distribuição de acordo com a idade se dá da seguinte maneira: 0 – 14 anos: 20,1% (31.257.108 homens e 29.889.645 mulheres); 15 – 64 anos: 67,1% (101.825.901 homens e 102.161.823 mulheres); 65 anos ou mais: 12,7% (16.263.255 homens e 22.426.914 mulheres). Já a distribuição de sexo ocorre assim: no nascimento 1,05 homem/mulher; menores de 15 anos, 1,05 homem/mulher; 15 – 64 anos, 1 homem/mulher e acima de 65 anos, 0,97 homem/mulher.
    População dos Estados Unidos
    A taxa de crescimento que a população americana apresentou, no mesmo período, foi de 0,883%, a de nascimentos foi de 14,18/1000 habitantes e a de mortalidade foi de 8,27/1000 habitantes. A taxa de mortalidade infantil total foi de 6,3 mortes para cada 1000 nascimentos, sendo que 6,95/1000 habitantes para os homens e 5,62/1000 habitantes para as mulheres.A expectativa de vida ao nascer para a população total foi de 78,14 anos, sendo que 75,29 anos para os homens e 81,13 para as mulheres. A taxa de fertilidade da população estadunidense é de 2,1 crianças/mulher.A população está muito mal distribuída, a metade este está notavelmente mais povoada do que a metade oeste, uma vez que esta é muito mais montanhosa. Em grande parte da metade este e na costa do Pacífico, a densidade é de 100hab/km², no restante do território há vários vazios geográficos, que podem chegar a uma densidade demográfica inferior a 1hab/km². A região compreendida entre Washington e os Grandes Lagos é uma das regiões mais densamente povoadas do mundo, além da Califórnia, a região em volta de Portland, Seattle e Flórida têm regiões extensas onde há mais de 5000 hab/km².
Show full summary Hide full summary

Similar

English Vocabulary
Niat Habtemariam
Cell Structure
daniel.praecox
01 Long Term causes of the French Revolution
Holly Lovering
B3- Science. Cells, Genes and Enzymes.
MissChurro
GCSE REVISION TIMETABLE
megangeorgia03
Introduction to the Atom
Sarah Egan
Derecho Aéreo
Adriana Forero
English spelling rules
Sarah Holmes
2PR101 1. test - 2. část
Nikola Truong
1. Craniul – particularități structurale și compartimente. Oasele occipital, frontal, parietal şi sfenoidul.
Hard Well