Aula 3- Em Busca de Qualidade

Description

As Políticas de Avaliação da educação Básica
Fernanda Bichuette
Slide Set by Fernanda Bichuette, updated more than 1 year ago
Fernanda Bichuette
Created by Fernanda Bichuette over 7 years ago
12
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

Slide 3

                              Não há avaliação perfeita!!          Quanto mais instrumentos de avaliação, mais próximos de evitar juízos de valor.     Infelizmente, a exigência das instituições e a grande carga de trabalho dos professores acabam por fazê-los utilizar o mínimo de avaliações possível. 

Slide 4

    Conforme Mésaros (1981), duas são as funções da avaliação escolar em sociedade capitalista:* Produção das qualificações necessárias ao funcionamento da economia;* Formação de quadros e elaboração dos métodos para um controle político. 

Slide 5

    Formas de Avaliação
    * Avaliação Pedagógica - relação direta professor-aluno. Permite o uso de mais de um instrumento de avaliação. Deve-se observar os momentos de crescimento intelectual do aluno. * Avaliação Institucional- a escola se avalia. Avaliação dos objetivos, do PPP, da gestão, etc. É feito através de reuniões, assembléias, questionários, entrevistas. * Avaliação em larga escala - visão macro do sistema educacional. Não pode ser restrita a um único instrumento. Permite verificar tendências ao longo do tempo com a finalidade de reorientar políticas públicas. 

Slide 6

Slide 7

    PISA
    O Programme for International Student Assessment (Pisa) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

Slide 8

Slide 9

Slide 10

    Referências BibliográficasSite: servicos.catolicavirtual.br/conteudos/bt_cursos/disciplinas/nucleo_formacao_basica_licenciaturas/politicas_gestao_edu_basica/html/index.php?_s=1107405fb521013d2eeb2cf2ef3e3469. Acesso: 01 de novembro de 2016. Figuras:https://www.google.com.br/search
Show full summary Hide full summary

Similar

Avaliação de Alunos
Alessandra S.
Simulado Inglês
Marina Faria
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Alice Sousa
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
10 Dicas para a Redação do ENEM
Alessandra S.
Revisão Para o ENEM em 20 dias
GoConqr suporte .
Simulado Matemática
Marina Faria
Provas anteriores de Vestibular - Fuvest 1
GoConqr suporte .
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .