Educomunicação - Rádio - Escola

Description

O uso do rádio como ferramenta pedagógica
sandra marques
Slide Set by sandra marques, updated more than 1 year ago
sandra marques
Created by sandra marques about 7 years ago
12
0

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    O que é rádio escola?
    Uma das mídias que potencializa as oportunidades de buscar o conhecimento e transforma-lo em aprendizagem.   ‘’Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.’’ Paulo Freire “Os novos recursos serviram apenas para animar uma educação cansada. Hoje as mudanças que estão ocorrendo exigem uma nova postura da escola, preocupada em formar um profissional, capaz de viver plenamente essa civilização da imagem e da informação”. (PRETTO, 1996).  

Slide 3

    Para que serve? Como o rádio pode contribuir ?
    O uso da rádio pode ser um diferencial no modelo formal da educação, possibilitando promoção da cidadania, envolvimento na organização das atividades, desenvolvimento da escrita e da oralidade de maneira lúdica, com a participação do aluno em um processo de construção do conhecimento, significados e superação das dificuldades. O rádio pode ser um ‘’grande aliado’’  ao processo de construção e consolidação da cidadania por meio do  desenvolvimento dos estudantes /atores/ouvintes na busca por um mundo melhor e mais justo.

Slide 4

      É a possibilidade de utilizar do meio de comunicação de massa Rádio como ferramenta facilitadora na produção de conteúdo pedagógico. Sendo nesta perspectiva, professores e estudantes, produtores e não somente consumidores de mídia. Assim, passam a ter um olhar crítico nos conteúdos veiculados nos diferentes meios. De que maneira ela pode ajudar a trabalhar os conteúdos ministrados pelo professor? Quem sairá beneficiado com a rádio escola? Como,onde e quando usar os recursos das novas tecnologias? Que metodologia aplicar? A produção de um programa radiofônico apresenta processos significativos de aprendizagens que envolvem definição de pauta e seleção de conteúdos, pesquisa, edição e escolha da linguagem adequada ao público-alvo, além de estimular a fluência leitora oral. Trabalhamos a oralidade, escrita, desinibição, descobertas de aptidões, trabalho em equipe, habilidades da comunicação oral. CONTRIBUIÇÕES Melhorar e facilitar a aprendizagem porque em volta dela uma grande quantidade de atividades precisa ser desenvolvida, como a criação de textos, a edição de áudio, a elaboração de enquetes e entrevistas, a criação de spot e jingles, o trabalho em grupo, o gerenciamento do tempo, etc.  

Slide 5

          DIALOGAR COM OS ALUNOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE GÊNEROS ORAIS. CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO OS TRABALHOS SERÃO REALIZADOS EM EQUIPE. CADA UMA ESCOLHERÁ O TEOR DA PESQUISA BASEADO NO TEMA DADO PELA PROFESSORA E FARÃO UMA PRODUÇÃO ESCRITA ELES DEVERÃO DIVULGAR NA RÁDIO DA ESCOLA PROPAGANDAS SOBRE O DIA DA APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS. ELES DEVERÃO APRESENTAR O RESULTADO DAS PESQUISAS NA RÁDIO DA ESCOLA  
    METODOLOGIA:

Slide 6

    No próximo bloco, teremos noções sobre o uso da linguagem do rádio na escola. Por Sandra Marques
Show full summary Hide full summary

Similar

13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
10 DICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCATIVA
Cristinamba
Softwares Educacionais
valdeiresmendes
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
Novas Tecnologias e mediação pedagógicas
tatiana_ana2012
JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS
Beth Schneider
4 Maneiras de Usar as Redes Sociais em Sala de Aula
GoConqr suporte .
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305
Tecnologia móvel em sala de aula: problema ou desafio?
rosana-jatoba