Metodologia Científica - Tipos de Conhecimento

Description

Conhecimento popular, mítico, filosófico e científico.
Natanael Lima
Slide Set by Natanael Lima, updated more than 1 year ago
Natanael Lima
Created by Natanael Lima about 7 years ago
571
1

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    O que é conhecimento?
    O conhecimento é um conjunto de informação armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem;Relação que um sujeito estabelece com um objeto e que esse objeto é uma certa proposição;É a apropriação do mundo e seus fenômenos.

Slide 3

    Tipos de Conhecimento
    A apropriação do conhecimento se reflete em quatro tipos básicos:Conhecimento popular ou senso comum; Conhecimento religioso ou mítico; Conhecimento filosófico;Conhecimento científico.

Slide 4

    Conhecimento Popular ou Senso Comum
    É um conhecimento passado de geração em geração, e que, de certa forma, deu origem aos outros tipos de conhecimento. A maioria dos fatos do nosso cotidiano atual tiveram origem no senso comum, muitas vezes, por mero acaso.Exemplos:A época certa de semear e colher alguns cereais;Os ditos populares ;A cocção de alimentos, que foi uma provável consequência da descoberta do fogo.

Slide 5

    Conhecimento Religioso ou Mítico
    É um conjunto de verdades formadas pela necessidade de explicações de fenômenos complexos, e aceito por fé. Talvez seja tão antigo quanto o conhecimento popular. Faz parte da característica humana buscar explicações para suas dúvidas. Lembrando que mito e religião não são a mesma coisa. Ambo se diferenciam por vários fatores, exemplos: o homem não tem um papel assertivo diante do sobrenatural, e as manifestações do inexplicável (mitos) são apenas representações simbólicas, ou metáforas.Exemplos:A explicação do eclipse lunar pela mitologia indiana;O ciclo de estações como dizem as lendas de antigos gregos;A existência do paraíso.

Slide 6

    Conhecimento Filosófico
    Procura conhecer as causas reais dos fenômenos. Causas profundas e remotas de todas as coisas, formulando respostas gerais. Na visão de Matallo Júnior (1989), os gregos foram os primeiros a criar condições para uma sistematização do conhecimento. A busca pela verdade levou ao questionamento dos mitos e ao nascimento da filosofia. O Positivismo surgi fazendo um separação mais definitiva entre a ciência (baseada em fatos) e a filosofia (baseada em especulação).Exemplos:Existe alma?O que é ético?O que é justiça?

Slide 7

    Conhecimento Científico
    Pode ser definido como um conjunto de proposições coerentes, objetivas e desprovidas (até certo ponto) de valorações. Começa a partir do momento em que as explicações saem do campo da opinião e entram no mundo do método da ciência. Tem início em problemas que visam solucionar questões práticas ou explicar irregularidades em padrões da natureza. O conhecimento científico se divide em: formal e factual, esse último se subdivide em fatos naturais e em fatos sociais. Exemplos:A chuva é causada pela condensação das nuvens;Todo corpo em queda livre cai com a aceleração da gravidade;O átomo é a menor partícula da matéria.

Slide 8

    Conhecimento popular ou senso comum:Superficial;Sensitivo;Subjetivo ou Valorativo;Assistemático;Acrítico;Ametódico;Verificável;Falível;Inexato.
    Características
    Conhecimento relifioso ou mítico:Valorativo;Inspiracional;Sistemático;Não verificável;Infalível;Exato.

Slide 9

    Características
    Conhecimento filosófico:Valorativo;Racional;Sistemático;Não verificável;Infalível;Exato.
    Conhecimento científico:Real (factual);Contingencial;Sistemático;Verificável;Falível;Aproximadamente exato;
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
Thiago Amério
ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
Nathalino Pachêco
Abordagens de Gestão
sa.sousa
T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
Dayene Campos
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Tecnologia e Administração
Erika Lots
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Fernando Luiz
Conceito de Gestão Produtiva
Ana Cristina Ush
Funções administrativas
brunocmt
Teoria Geral da Administração(TGA)
Flávio Machado Lobo
Administração Financeira e Orçamentária
Raphael Luiz Fonseca