Presidencialismo de Coalizão

Description

Slide Set on Presidencialismo de Coalizão, created by Bruno Vieira on 02/06/2017.
Bruno Vieira
Slide Set by Bruno Vieira, updated more than 1 year ago
Bruno Vieira
Created by Bruno Vieira almost 7 years ago
77
0

Resource summary

Slide 1

    Presidencialismo de Coalizão
    + Conceito: O termo presidencialismo de coalizão foi criado pelo cientista político Sérgio Abranches, em 1988, e significa o ato de fechar acordos e fazer alianças entre partidos políticos forças políticas em busca de um objetivo específico. Para o professor Adriano Codato, esses acordos entre partidos são, normalmente, com a finalidade de ocupar cargos em um governo.

Slide 2

    Crise
    + O QUE O PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO TEM A VER COM A CRISE POLÍTICA HOJE?Perda de apoio pode ser facilmente interpretada como um dos principais pilares da atual crise política. Uma vez que o governo não conta mais com a sustentação de uma base no Legislativo, sua capacidade de governar cai significativamente, fazendo com que a aprovação de leis de interesse do governo, bem como a execução de políticas públicas fiquem severamente prejudicadas.

Slide 3

    Pontos positivos e negativos
    + Positivos O presidencialismo de coalizão decorre do sistema de freios e contrapesos existentes entre os três poderes, considerado fundamental para o equilíbrio do poder político em uma república. O Poder Legislativo tem formas efetivas de fiscalizar e submeter o trabalho do Poder Executivo, o que em teoria é muito positivo, já que evita posturas ditatoriais por parte do chefe de governo, por exemplo.+ Negativos Há constante iminência de crises. Caso o Executivo conte com um presidente pouco hábil na arte de negociar, poderá ter sua governabilidade reduzida.

Slide 4

    Soluções
    + Reduzir o tamanho da máquina pública+ Criar mecanismos para reduzir a fragmentação partidária+ Reforma Política (Alterar o sistema representativo)
Show full summary Hide full summary

Similar

REVISION TIMETABLE
v.r.123
B7: Further Biology
Matthew Law
Human Reproduction (IGCSE Biology)
Emily Woods
Cells - Biology AQA B2.1.1
benadyl10
2.1.4 Data Representation
Lavington ICT
Project Scope Management Process
neeshar
Biology B2.1 Cells, tissues and organs
Corey Meehan
B1 Conditionals recap
Esther Alabart
Část 3.
Gábi Krsková
Family in the park
Eleuterio Caicedo Valencia
Boston Tea Party
Shelby Smith