conjuntos numéricos

Description

Slide Set on conjuntos numéricos, created by Lenilson Lima on 22/08/2017.
Lenilson Lima
Slide Set by Lenilson Lima, updated more than 1 year ago
Lenilson Lima
Created by Lenilson Lima over 6 years ago
107
0

Resource summary

Slide 1

                                                                                                Conjuntos numéricos

Slide 2

    Divide-se em:
    conjuntos Naturais (N) conjuntos Inteiros (Z) conjuntos Racionais (Q) conjuntos Irracionais (IR) conjuntos Reais (R) conjuntos Complexos (C)

Slide 3

    Conjuntos Naturais (N):
      N={0,1,2,3,4,5,6,...} O número zero é o primeiro elemento desse conjunto. O sucessor de cada número nesse conjunto é igual à soma dele mesmo com uma unidade, ou seja, o sucessor de 3 será 4 pois 3+1=4. Para representar o conjunto dos números naturais não-nulos (ou seja, diferentes de zero), deve-se colocar um * ao lado do símbolo: N∗={1,2,3,4,5,6,...}

Slide 4

    Conjuntos Inteiros (Z):
    Em determinada época da história, se fez necessário a criação de números que representassem “perdas”, ou “dívidas”. Surgiram, assim, os números negativos. Esses números negativos, junto com os números naturais, formam o conjunto dos números inteiros: Z={...,−3,−2,−1,0,1,2,3,...} Nesse conjunto, para cada número há o seu oposto, ou seu simétrico, por exemplo, 3 e -3 são opostos ou simétricos. Veja que todo número natural é inteiro, mas nem todo número inteiro é natural. Dizemos que o conjunto dos números naturais está contido no conjunto dos números inteiros.

Slide 5

    Conjuntos Racionais (Q):
    Com a necessidade de descrever partes de algo inteiro, surgiram as frações. Quando adicionamos as frações aos números inteiros, obtemos os números racionais. São exemplos números racionais: Q={−1,−25,43,5,...} Formalmente, um número racional é todo aquele que pode ser escrito na forma de uma fração. Assim, Q={x/x=ab,a∈Z,b∈Z,b≠0} Observe que todo número inteiro é racional, mas nem todo número racional é inteiro. Por exemplo, -1 é inteiro e é racional, mas 4/3 é racional e não é inteiro. Assim, o conjunto dos números inteiros está contido no conjunto dos números racionais:
    Caption: :

Slide 6

    Conjuntos Irracionais (IR) ou (I):
    O conjunto dos números irracionais é composto por todos os números que não são possíveis de se descrever como uma fração. É o caso das raízes não exatas, como √–2, √-3,  √–5, e do número π, do logaritmo neperiano, o número de ouro ϕ (fi), por exemplo. Este conjunto não está contido em nenhum dos outros três, ou seja, nenhum número irracional é racional, inteiro ou natural e nenhum número natural, inteiro ou racional é irracional.

Slide 7

    Conjuntos Reais (R):
    Da reunião do conjunto dos números racionais com os números irracionais obtemos o conjunto dos números reais. Podemos dizer que o conjunto dos números reais é formado por todos os números que podem ser localizados em uma reta numérica. Assim, todo número que é irracional é real, assim como os naturais, inteiros e racionais.

Slide 8

    Conjuntos Complexos (C):
    Os números complexos formam um conjunto numérico que é mais abrangente que os números reais. Eles surgiram após inúmeros estudos, sobretudo após tentativas de se resolver equações do segundo e do terceiro grau. Nessa época, os matemáticos se depararam raízes quadradas de números negativos, que não podem ser expressas no conjunto dos números reais. Assim, os matemáticos passaram a denotar essas raízes usando a letra “i”. A base principal foi adotar i=√−1.
Show full summary Hide full summary

Similar

Conjuntos Numéricos
carllosrochab
Matemática Básica
Hugo Fonseca
Conjuntos Numéricos
Bárbara Rebecka
Teoria dos Conjuntos
Priscila Nascimento de Medeiros
Conjuntos Numéricos
Heddy Vidal
Matemática Básica
NAIARA Silva
Conjuntos Numéricos
Marina Blumer Grigull
Conjuntos Numéricos
Ana Paula Ana
Conjuntos Numéricos
PETRÔNIO MARTINS
Matemática - Conjuntos Numéricos
Ana Paula Mendes
Conjuntos Numéricos
Priscila Nascimento de Medeiros