GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Mindmap

LIDERANÇA 2

Daniel Pereira Administração Geral Concursos Públicos Portugiesisch

Inhalt der Mindmap

LIDERANÇA 2

  1. Para LIKERT

    • Sistema Autoritário-Coercitivo: autocrático, fortemente arbitrário e que controla rigidamente tudo na organização. São usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente. Verifica-se em organizações de mão de obra intensiva e não especializada, com pouca tecnologia.
      • Sistema Autoritário-Benevolente: autoritário e impositivo, mas mais condescendente que o anterior. Decisão centralizada, permite pequena delegação de caráter rotineira, sujeita à aprovação posterior. Comunicação relativamente precária, oferece recompensas materiais e raras recompensas simbólicas ou sociais. Consequências semelhantes às do Autoritário Coercitivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada.
        • Sistema Consultivo: mais participativo, menor arbitrariedade; objetivos e tarefas são discutidas previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite alguma segurança coletiva e motivação dos trabalhadores, tornando-se mais moroso que os anteriores. Comum em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas.
          • Sistema Participativo: todos participam democraticamente nas decisões; boa comunicação. Ênfase nas recompensas salariais, sociais e simbólicas. Destacam-se o sentimento de segurança coletiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, com atividades complexas.
  2. Para CHIAVENATO

    • Teorias de Traços de Personalidade – quais as características de personalidade possuídas pelo líder. A ideia principal é a de que o líder já nasce feito. E o pressuposto era que se poderia encontrar um número finito de características pessoais, intelectuais, emocionais e físicas para identificar líderes de sucesso (habilidade de interpretar objetivos e missões, estabelecer prioridades, solucionar conflitos);
      • Teorias Comportamentais /sobre Estilos de Liderança – quais as maneiras e estilos de se comportar adotados pelo líder. Os mais divulgados estilos são aquela orientada para tarefas ou para pessoas e a grade gerencial;
        • Teorias Situacionais de Liderança – como adequar o comportamento do líder às circunstâncias da situação.
  3. Para TANNENBAUM E SCHMIDT

    • O líder – a forma como se comporta é influenciada por sua formação, conhecimento, valores e experiência. Uma pessoa que valorize a iniciativa e a liberdade, por exemplo, tende a dar prioridade aos comportamentos democráticos.
      • Os funcionários – as características dos funcionários influenciam a escolha e a eficácia do estilo de liderança. O dirigente deveria proporcionar maior liberdade para funcionários que apresentam características como: desejo de assumir responsabilidades e tomar decisões, experiência para desenvolver o problema eficientemente.
        • A organização – clima da organização, grupo de trabalho, natureza da tarefa e pressão do tempo caracterizam a situação dentro da qual os estilos funcionam com maior ou menor eficácia. Em uma organização hierarquizada, gerentes irão preferir estilos orientados para a tarefa.
  4. Para FIEDLER

    • Propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona.
      • As relações entre líder e seguidores – se os sentimentos dos seguidores forem positivos em relação ao líder, a situação é positiva. Se hostis, a situação é desfavorável. Representa o grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros do grupo têm por seu líder
        • O grau de estruturação da tarefa – tarefas muito bem definidas com grau de organização e certeza são favoráveis ao líder. Já as tarefas desorganizadas são desfavoráveis.
          • O poder da posição – o grau de influência que um líder tem sobre variáveis como tomar ações disciplinares, conceder promoções e aumentos de salários. Quanto maior o poder de posição do líder, mais favorável. Se o líder não tiver poder, a situação é desfavorável.
  5. Para HERSEY-BLANCHARD

    • a maturidade do subordinado (grau de capacidade e interesse de fazer um bom trabalho) é a principal característica da situação que qualquer líder enfrenta. Quanto mais maduro o seguidor, menos intenso o uso da autoridade e mais intensa a orientação para o relacionamento.
      • Esta ideia é dividida em quatro estilos de liderança:
        • E1 – DETERMINAR/ COMANDO – adequado para pessoas com pouco grau de maturidade, prevê alto nível de comportamento orientado para a tarefa, com pouca ênfase no relacionamento. Um comportamento nesse caso é dar ordem e reduzir o apoio emocional.
          • E2 – PERSUADIR/ VENDA – Alto nível de comportamento orientado para a tarefa e o relacionamento e ajusta-se a pessoas com elevada vontade de assumir responsabilidades, mas pouca experiência ou conhecimento. Líder precisa ser diretivo e oferecer apoio emocional que reforça o entusiasmo.
            • E3 – COMPARTILHAR/PARTICIPAÇÃO – orientado para relacionamento, pouca ênfase na tarefa e ajusta-se com grande competência, mas pouco interesse em assumir responsabilidades, devido a sentimentos de insegurança ou motivação.
              • E4 – DELEGAÇÃO – pouca atenção à tarefa e ao relacionamento, ajustando-se a pessoas com condições para assumir responsabilidade.

Informationen

Beschreibung
Concursos Públicos Administração Geral Mindmap am LIDERANÇA 2, erstellt von Daniel Pereira am 23/01/2018.
Erstellt von
Daniel Pereira
Aufrufe
0
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck