Introdução a Administração Geral

Description

Concursos Públicos Administração Geral Flashcards on Introdução a Administração Geral, created by Francimário Venâncio de Oliveira on 08/02/2017.
Francimário Venâncio de Oliveira
Flashcards by Francimário Venâncio de Oliveira, updated more than 1 year ago
Francimário Venâncio de Oliveira
Created by Francimário Venâncio de Oliveira about 7 years ago
12
2

Resource summary

Question Answer
O que as organizações fornecem? Os meios para o atendimento das necessidades humanas.
Porque as organizações precisam ser administradas? Para alcançarem seus objetivos, as organizações devem ser capazes de utilizar corretamente seus recursos.
Qual a importância dos administradores para as organizações? São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcança-los, preparam para as mudanças e a adaptam a um ambiente cada mais dinâmico e imprevisível.
O que é uma organização? É um grupo estruturado de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
Quais são as principais características das organizações? - Propósito ou finalidade; - Compostas por pessoas; - Estrutura Organizacional;
Qual o conceito de Administração? É um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros das organização e na alocação dos recursos para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
Quais elementos podem ser destacados na definição de Administração? - Processo: o modo sistemático de fazer algo; - Coordenação: para que as pessoas e recursos funcionem como um todo; - Eficiência: capacidade de realização minimizando a utilização dos seus recursos; - Eficácia: capacidade de realização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos;
Quais são as características da Eficiência? - Fazer bem as coisas; - Preocupação com os meios; - Minimização dos recursos utilizados; - Ênfase nos processos; - Ausência de desperdícios.
Quais são as características da Eficácia? - Fazer as coisas certas; - Preocupação com os fins; - Maximização dos objetivos alcançados; - Ênfase nos resultados; - Escolha dos objetivos mais apropriados.
O que é um administrador? É o membro que tem a função de guiar as organizações de forma a alcançar seus propósitos. Ele decide onde aplicar os recursos para alcançar os objetivos.
Explique os níveis organizacionais? - Nível Estratégico (Diretores): Abrange toda a organização; - Nível Tático (Gerentes): Foco em uma unidade, departamento ou área funcional; - Nível Operacional (Supervisores): Foco em uma operação ou tarefa.
Como Henri Fayol definiu a administração? Como um processo dinâmico relacionado e interdependente que compreendia cinco funções: Planejar, Organizar, Dirigir (Comandar e coordenar) e Controlar.
Explique a função Planejamento: Consiste em especificar os objetivos, definir as estratégias e ações que permitam alcança-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização.
Explique a função Organização: Faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. O resultado é a Estrutura organizacional.
Explique a função Direção: Significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento das suas atividades. Está relacionado com a Gestão de Pessoas.
Explique a função Controle: Monitora o desempenho para garantir que os objetivos sejam alcançados.
Quais fatores influenciam na execução das funções da Administração? - Nível organizacional; - Tipo de organização; - Dimensão da organização. As diferenças estão na importância e na intensidade, variando o tempo que dedicam a cada uma e seu conteúdo. Ex: Planejamento Estratégico ME.
O que é uma área funcional de uma organização? É a organização dividida em atividades e tarefas especializadas que são desempenhadas por unidades ou departamentos.
Quais são as principais áreas funcionais das organizações? - Produção e operações: É a produção de bens e serviços. É o coração. - Comercial e Marketing: Captar e manter os clientes. Satisfazer os clientes. - Finanças: Lida com todos os aspectos que envolvem recursos financeiros. É o sangue. - Recursos humanos: Administra os comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos.
Quais são os papeis do administrador segundo Mintzberg? - Interpessoais; - Informacionais; - Decisórios.
Explique os papeis interpessoais do Administrador? Envolvem as relações dos administradores com outras pessoas internas e externas a organização. Ex: Símbolo, Líder e Elemento de ligação
Explique os papeis informacionais do Administrador? Envolvem a coleta, o processamento e a comunicação. Ex: Monitor, Disseminador e Porta-voz.
Explique os papeis decisórios do Administrador? Envolvem todos os eventos que implicam a tomada de decisão. Ex: Empreendedor, Solucionador de conflitos, Administrador de recursos e Negociador.
O que é uma habilidade para o administrador segundo Robert Katz? A existência de uma relativa facilidade em lidar com determinada tarefa.
Quais são os três tipos básicos de habilidade necessárias ao administrador segundo Robert Katz? - Conceituais: Capacidade para coordenar e integrar todos os interesses e atividades da organização ou grupo; - Humanas: Capacidade para se relacionar com outras pessoas; Técnicas: Capacidade para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados a sua área de atuação específica.
Para que serve as competências do administrador elencadas pela MSC? Para padronizar a definição das qualificações necessárias de um administrador, assim como para avaliar corretamente seu desempenho.
Show full summary Hide full summary

Similar

Balance Scorecard
Flavia Nobre
1.1 Planejamento Estratégico
Maury Carvalho
Teoria Geral da Administração (TGA) - As 7 Abordagens
Leonardo Machado de Matos
Teoria Neoclássica da Adm
Elias Ferreira
Teorias de conteúdo da motivação
Wermeson Pereira
Técnicas para Avaliação de Desempenho
Jairo Pinheiro
Noções de Administração Geral teorias
Fernando Pires
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Marisete de Araujo Cozer
ABORDAGEM CONTINGENCIAL
Paula Soares
CONTROLE(Administração Geral)
Francisco Evaldo
Liderança
Wermeson Pereira