GoConqr hat ein neues Design! Sag uns, wie es dir gefällt.

Mindmap

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

Julio Nadaleti Química 2º ano Portugiesisch

Inhalt der Mindmap

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

  1. COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE

    • O coeficiente de solubilidade (CS) é uma medida da capacidade que um material (denominado soluto) possui de dissolver em uma quantidade padrão de outro material (denominado soluto), em condições determinadas de temperatura e pressão.
    • Existem também materiais que praticamente não se misturam, nesse caso, dizemos que são IMISCÍVEIS.
    • O aumento de temperatura pode provocar tanto um AUMENTO quanto uma DIMINUIÇÃO do coeficiente de solubilidade.
    • No caso de soluções de soluto sólido ou líquido em solvente líquido, utilizamos uma relação de massas de soluto e solvente, pois a massa é uma grandeza que não varia com a temperatura, enquanto o volume varia.
    • A variação de PRESSÃO não tem influência significativa na dissolução de SOLUTO SÓLIDO ou LÍQUIDO em SOLVENTE LÍQUIDO, mas é muito importante na solubilidade de SOLUTOS GASOSOS em SOLVENTES LÍQUIDOS.
    • A ÁGUA é conhecida como SOLVENTE UNIVERSAL.
  2. PROPRIEDADES QUÍMICAS

    • A matéria possui propriedades químicas que determinam o seu comportamento e o tipo de transformação que é capaz de sofrer.
    • Alguns materiais possuem determinadas propriedades, por exemplo, podem ser ácidos, básicos ou neutros. Para identificar essas propriedades, os químicos utilizam indicadores, como soluções ou papéis que mudam de cor conforme entram em contato com um meioácido, básico ou neutro.
    • Os materiais do grupo ácido possuem características em comum, como o sabor azedo. Os materiais do grupo básico (alcalino), por sua vez, possuem em comum o sabor adstringente e cáustico. Quanto ao sabor das substâncias neutras, o melhor exemplo que temos é o da água potável.
  3. IODETO DE PRATA

    • O IODETO DE PRATA é um composto amarelo e fotossensível, que se decompõe na presença de luz. Foi muito utilizado nos primeiros processos para obtenção de fotografias.
    • O iodeto de prata também é utilizado como antisséptico* em certos procedimentos médicos e é altamente insolúvel em água.
      • *Antisséptico é toda substância que evita a infecção de tecidos, matando os microrganismos ou inibindo sua reprodução.
    • Sua estrutura cristalina é muito similar à do gelo, por isso os vapores de iodeto de prata são semeados em nuvens supergeladas, que aglutinam o vapor de água com os cristais de gelo, produzindo a chuva.
  4. ÓXIDO DE CÁLCIO

    • A cal virgem, ou óxido de cálcio, é retirada do calcário, um mineral de carbonato de cálcio.
    • A cal pode ser considerada o produto manufaturada mais antigo da humanidade.
    • É usada como bactericida em estábulos e canis; como removedor de impurezas nas indústrias siderúrgicas; no tratamento de resíduos industriais; nas indústrias de papel e celulose; e no setor de construção civil.
    • A cal está entre os dez produtos de origem mineral de maior consumo no planeta.

Informationen

Beschreibung
Resumo sobre PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Erstellt von
Julio Nadaleti
Aufrufe
10
Bewertung

Feedback

Worum geht es?

Wie gefällt dir das neue Design?

Dein Eindruck