Atividade I - FlashCard - História do Folclore

Beschreibung

Atividade com flashcard sobre folclore brasileiro.
Camila Gomes
Karteikarten von Camila Gomes, aktualisiert more than 1 year ago
Camila Gomes
Erstellt von Camila Gomes vor mehr als 3 Jahre
18
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
História do Folclore Brasileiro Vamos conhecer a história do Folclore Brasileiro?
Por folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.
A palavra folclore tem origem no inglês e é oriunda do termo folklore. Esse termo, por sua vez, foi originário da expressão folk-lore, criada por um escritor chamado William John Thoms, em 1846. Em 22 de agosto de 1846, uma carta de Thoms enviada à revista The Atheneum foi publicada.
O termo de Thoms baseava-se em duas palavras: Folk, que significa povo; Lore, que significa conhecimento, saber. As características do que pode ser definido ou não como folclore foram arduamente debatidas por intelectuais europeus e americanos. Esse debate, no entanto, não se encerrou, e aqui no Brasil diversos elementos do que se caracteriza como folclore ou são rebatidos ou são relativizados.
O Brasil, naturalmente, possui o seu conjunto de elementos que formam o folclore brasileiro. É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas. Alguns personagens do folclore brasileiro são o saci-pererê, a iara, o boto, o curupira, entre outros. Alguns personagens do folclore brasileiro são o saci-pererê, a iara, o boto, o curupira, entre outros.
E aí? Gostaram?
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Softwares Educacionais
valdeiresmendes
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
2º Guerra Mundial
João Gabriel
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
História do Brasil - Período Colonial
alessandra