FORMAS DE GOVERNO

Description

Graduação CIÊNCIA POLÍTICA Flashcards on FORMAS DE GOVERNO, created by TEIA Espaço de Inovação on 21/11/2021.
TEIA Espaço de Inovação
Flashcards by TEIA Espaço de Inovação , updated more than 1 year ago
TEIA Espaço de Inovação
Created by TEIA Espaço de Inovação over 2 years ago
139
0

Resource summary

Question Answer
Formas de Governo? São os modelos pelos quais o exercício do poder é organizado. Formas de Governo seriam, portanto, os modelos que definem como os mandatários ascendem e exercem o poder político no Estado.
Monarquia. Forma de governo em que um só indivíduo, ocupando o cargo em caráter vitalício e sujeito à sucessão hereditária, governa em prol do bem geral.
Vitaliciedade O monarca pode governar enquanto viver ou enquanto tiver condições para tanto;
Hereditariedade A escolha do monarca se dá pela simples verificação da linha de sucessão. Quando morre o monarca ou este deixa o governo por outra razão, é imediatamente substituído pelo herdeiro da coroa;
República Forma de governo típica da coletividade, em que o poder e o exercício da soberania são atribuídos ao povo, que elege os representantes para um mandato pré-fixado.
Temporariedade O Chefe do Governo recebe um mandato, como o prazo de duração predeterminado;
Eletividade O Chefe do Governo é eleito pelo povo, não se admitindo a sucessão hereditária ou por qualquer forma que impeça o povo de participar da escolha;
Estados Nacionais O resultado da dinâmica política e econômica que levaria a uma nova formulação de Estado nos reinos europeus, possibilitando o fortalecimento e subsequente centralização do poder real
Burguesia Trata-se daquele grupo de pessoas que detém os bens de produção ou o capital. A burguesia é composta pelos proprietários dos meios de produção e comunicação como os donos de fábricas e mídias, por exemplo.
Monarquia Feudal Sistema de governo vigente na Europa no período conhecido como Idade Média. Seu nome é uma referência aos senhores de terras, ou feudos, que, na prática tinham tanto ou talvez maior poder que o monarca, muitas vezes relegado a um papel meramente nominal.
Show full summary Hide full summary

Similar

ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Direito Civil
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem